Publicidade:

Mesoterapia: o que é e para que serve

Conhece a mesoterapia? Uma técnica terapêutica utilizada em várias áreas da medicina e em tratamentos estéticos. Saiba mais sobre as suas aplicações.

Mesoterapia: o que é e para que serve
Os benefícios da mesoterapia

Provavelmente, já ouviu falar do termo mesoterapia, conhece alguém que já usufruiu deste tipo de tratamento, ou já viu publicidade à mesma em vários centros estéticos. Trata-se de uma técnica com vários benefícios, aplicada em tratamentos médicos e estéticos.

A mesoterapia foi desenvolvida nos anos 50 pelo médico francês Michel Pistor. Foi em várias especialidades da medicina que a mesoterapia foi primeiramente utilizada, como uma parte do tratamento. Agora é também um sucesso na sua componente estética.

Em que consiste a mesoterapia?


Uma sessão ou tratamento de mesoterapia consiste na aplicação de microinjeções na pele, ao nível intradérmico. Uma técnica muito pouco invasiva, que vai atuar na camada entre a derme e a epiderme. As substâncias injetadas diferem de acordo com o objetivo da terapia, mas são sobretudo de origem natural.

No âmbito mais medicinal, os medicamentos podem estar nos grupos dos anti-inflamatórios e relaxantes musculares, entre outros. As agulhas utilizadas são extremamente finas e o caráter pouco invasivo é destacado pela pouca profundidade em que elas atuam.

ALT mesoterapia dor muscular

Mesoterapia: aplicações médicas e estéticas


Na medicina, a terapia é aplicada em:

a) Medicina desportiva: para tratar lesões nos tecidos moles, ao tratar os atletas com medicamentos anti-inflamatórios;

b) Reumatologia: usada para tratar tendinites, lombalgia, mialgia, contracturas musculares etc;

c) Dermatologia: no tratamento da calvície, visto a mesoterapia ser usada para administrar a molécula que estimula o folículo capilar e que impede a decomposição da testosterona. Também na administração de injeções de substâncias que visam estimular a produção de colagénio e a capacidade de cicatrização, para a firmeza da pele, assim como substâncias como o ácido hialurónico para combater o envelhecimento e fadiga da mesma.

Além das aplicações dermatológicas já mencionadas, a mesoterapia também pode ser usada no combate à celulite e apoio à redução do volume corporal. As microinjeções, pela forma como são administradas, estimulam a microcirculação e a drenagem linfática, o que apoia na degradação de células gordas armazenadas.

Aliando esta questão a uma ação drenante, evita-se a retenção líquidos e podem-se alcançar resultados importantes no que toca a emagrecimento na área localizada e redução de celulite. Sempre aliado a uma alimentação saudável e prática de exercício físico.

A frequência do tratamento varia de caso para caso, mas normalmente, recomenda-se que seja feito semanalmente. Apesar de não ter efeitos secundários negativos associados, podem acontecer alergias às substâncias injetadas. A mesoterapia não é indicada para hipertensos, grávidas e mulheres que estejam a amamentar.

Pode retirar vários benefícios da mesoterapia, mas não deixe de se aconselhar com o seu médico para antever que medicamentos serão injetados e com que função.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.