PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

O que é o mio-inositol e quando é utilizado

O mio-inositol é um composto tomado por mulheres que queriam engravidar pois tem vários benefícios que ajudam, por exemplo, a regular o ciclo menstrual.

O que é o mio-inositol e quando é utilizado
Sabia que o inositol é utilizado por mulheres para aumentar a fertilidade?

O inositol ou mio-inositol é uma molécula que atua como fator de crescimento nos animais. Este composto é frequentemente utilizado como uma vitamina do complexo B.

O mio-inositol está presente numa grande variedade de alimentos como os cereais com alto conteúdo de fibras, nozes, ovo, mel, carnes, frutas e vegetais. Também pode ser encontrado em todos os tecidos animais e vegetais.


Qual a função do inositol 

Ainda não se chegou bem à conclusão de como o inositol é produzido pela flora intestinal do ser humano. Contudo sabe-se que é produzido a partir da glucose. No organismo, o inositol faz parte de componentes estruturais e participa em diversos processos fisiológicos, como os que se relacionam com a ação da insulina e o metabolismo da glucose.

No caso do sistema reprodutor feminino, o inositol é um componente importante para o desenvolvimento e maturação dos ovocitos. A presença do inositol em níveis consideravelmente elevados é um bom indicador de qualidade dos ovocitos. Baseado no estudo científico: ZOLEZZI, IC; MACE, C.; GODFREY, KM; BAKER, PN & Chong, YS (2016) "Myo-inositol and one more probiotic and use thereof".



Quais os benefícios do inositol?

  • Reduz os níveis de colesterol e de gordura - promove a produção de lecitina coporal, prevenindo a acumulação de gorduras no fígado e em outros órgãos, facilitando assim o metabolismo das gorduras e de redução de colesterol no sangue.
  • Fortalece a saúde dos cabelos - fortalece e deixa mais saudáveis os cabelos, além de acelerar seu crescimento; 
  • Ativa o sistema nervoso – ajudando na condução do impulso nervoso.



Onde podemos encontrar o inositol?

Podemos encontrar em farmácia no suplemento alimentar chamado Ovusitol®. Este suplemento contém, não só o inositol, mas também ácido fólico. Esta associação tem como objetivo manter o equilíbrio fisiológico da mulher em idade fértil nas situações em que são necessários aportes destes nutrientes para um melhor controlo do metabolismo das gorduras e açúcares e da ovulação. O Ovusitol® pode ser encontrado em qualquer farmácia e o seu preço ronda os 19€.

 

Novo estudo sobre o inositol

Em 2016, foi finalizado um artigo científico que serve como base para a patente lançada pela Nestlé®. A patente é a utilização de uma combinação de mio-inositol e estirpes probióticas, dirigidas a grávidas, lactentes e mulheres que pretendem engravidar.

Este estudo demonstra que a suplementação, com esta combinação, aumenta a saúde destas mulheres aumenta a saúde delas, porque vai modular a flora intestinal e a permeabilidade intestinal. Assim como, há um aumento da homeostasia metabólica e imunitária. Mas, na União Europeia, ainda não existem alegações de saúde aprovadas para estes efeitos.

Veja também:

Raquel Pacheco Neves Raquel Pacheco Neves

Farmacêutica, Raquel Pacheco Neves é especialista na prevenção e no tratamento das mais variadas patologias, no que à farmacologia diz respeito. Com uma paixão especial pela puericultura, a promoção da saúde tem sido, desde sempre, o seu principal objectivo profissional.
O seu mais recente projeto é o portal Bébéu.