Novo Model 3 já está em produção

O mais revolucionário automóvel no mundo dos veículos elétricos - o novo Model 3 - já pode ser encomendado.

Novo Model 3 já está em produção
O modelo mais acessível da Tesla

O novo Model 3, o carro da fabricante norte-americana Tesla que terá o preço mais competitivo, já foi apresentado ao mundo. Elon Musk, CEO da Tesla, divulgou as primeiras imagens do novo modelo através da rede social Twitter.

O objetivo da Tesla ao criar o novo Model 3 é aumentar a concorrência entre os carros eléctricos, criando um modelo que, em termos de preço, é mais acessível do que os outros veículos da marca. O Model 3 terá um preço de base de 35 mil dólares (aproximadamente 31 mil euros).

Produção do novo Model 3 já arrancou

Elon Musk já avançou que os primeiros 30 clientes devem receber o Modelo 3 até ao final de julho, e que a produção “está a crescer exponencialmente”. No mês de agosto, a Testa prevê produzir 100 unidades e, em setembro, mais de 1.500 veículos. A previsão é que até dezembro, a Tesla tenha fabricado 20 mil unidades do novo Model 3.

Em Portugal, também já é possível comprar carros da Tesla. A gama de modelos Tesla disponibilizada em Portugal será idêntica à dos restantes países. Além do Model 3, a Tesla conta com os já conhecidos Model S e o Model X.

O Model 3 foi apresentado pela primeira vez em Março do ano passado e representa o culminar de um caminho que está a ser feito há 15 anos pela Tesla. A marca norte-americana desde sempre que definiu como objectivo de desenvolver um carro eléctrico mais barato, acessível a uma maior parte dos consumidores, mas com do tamanho de uma berlina.

Especificações do novo Model 3

  • Aceleração até aos 96km/h (0-60milhas por hora) em 5,6 segundos;
  • 396 litros de capacidade na bagageira;
  • Um único ecrã de 15 polegadas é disponibilizado no modelo;
  • 100 possibilidades de personalização (contra mais de 1500 do Model S);
  • 346 km de autonomia anunciada, o equivalente a 215 milhas.

No primeiros trimestre de 2017, a fabricante de automóveis entregou mais de 25 mil carros. E as metas estão definidas para os próximos anos: 500 mil unidades em 2018 e um milhão em 2020. Segundo a marca norte-americana, até ao momento já foram reservados mais de 400 mil Model 3.

Para carregar os carros elétricos da Tesla, a marca já avançou que irá ter postos de carregamento de baterias em Portugal. No total, vão ser três postos com supercarregadores. Estes postos da Tesla garantem uma autonomia de 270 km em apenas 30 minutos. Se efetuar o carregamento de um carro elétrico durante o mesmo tempo num posto público, a autonomia é de apenas 136 km. No entanto, a Tesla já avisou que em breve, os carregamentos nos superchargers vão passar a ser pagos.

Veja também: