ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Luís Neves
Luís Neves
26 Mar, 2021 - 15:59

Os 10 carros elétricos com maior autonomia

Luís Neves

É cada vez maior o interesse dos portugueses pela mobilidade elétrica. Se também está interessado, conheça, então, os carros elétricos com maior autonomia.

um dos carros elétricos com maior autonomia a carregar

É cada vez maior o interesse dos portugueses por elétricos. A oferta de modelos tem vindo a crescer, tal como a sua autonomia. Por isso, e para o ajudar na sua decisão, caso considere a mobilidade elétrica, reunimos uma lista de 10 dos carros elétricos com maior autonomia no mercado.

Quem não se lembra dos primeiros carros elétricos, com autonomias pouco superiores a uma centena de quilómetros? Felizmente, hoje em dia a realidade é diferente e já se fala em autonomias próximas a um milhar de quilómetros.

A reduzida capacidade das baterias sempre foi o “calcanhar de Aquiles” dos elétricos. A maioria oferecia pouco mais de 100 km de autonomia, limitando a sua utilização e interesse. Uma viagem de Lisboa ao Porto, por exemplo, era praticamente impossível.

Contudo, o investimento feito ao longo dos últimos anos está, agora, a mostrar resultados. De 100 km de autonomia rapidamente se chegou aos 200, sendo que os 300 acabam por ser, atualmente, a norma, especialmente nos modelos mais “acessíveis”. Mas há modelos, nomeadamente de gamas mais elevadas, capazes de mais: 400 km.

Para além disso, existem outras vantagens em adquirir veículos elétricos. Por exemplo, são também conhecidos os incentivos dados pelo Estado a quem compra um carro elétrico. Mais ainda, algumas marcas têm adicionado outros para tentar cativar mais clientes para o mercado dos automóveis elétricos.

Assim, o Ekonomista Motores percorreu os configuradores das marcas de automóveis para descobrir quais são os 10 carros elétricos com maior autonomia atualmente à venda em Portugal.

Conheça-os.

Carros elétricos com mais autonomia: o top 10

Porsche Taycan (484 quilómetros)

Porsche Taycan
Porsche Newsroom

Este é o primeiro Porsche totalmente “a pilhas”. A versão mais “barata” do Taycan é também aquela que oferece maior autonomia.

Falamos de 484 quilómetros, que não impedem de oferecer 474 cavalos de potência à berlina elétrica da Porsche. Os preços arrancam nos 85.997 euros.

Audi e-tron GT (488 quilómetros)

Audi e-tron GT

A berlina elétrica da Audi, “irmão” do Porsche Taycan, utiliza uma bateria de 93 kWh para oferecer 488 quilómetros de autonomia (mais 4 km que a versão base do Porsche Taycan).

Oferece 530cv (com overboost) e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos. Os preços arrancam nos 106.618 euros.

Volkswagen ID.4 (500 quilómetros)

Volkswagen ID.4

O segundo modelo da família Volkswagen ID. é um SUV compacto que, graças às baterias de 77 kWh, oferece até 500 quilómetros de autonomia.

Toda a energia é enviada para o eixo traseiro e a velocidade máxima é de 160 km/h, com um preço de 46.184 euros.

Skoda Enyaq (510 quilómetros)

Skoda Enyaq

O primeiro elétrico desenvolvido de raiz pela Skoda chama-se Enyaq e partilha todos os elementos mecânicos com o Volkswagen ID.4.

Apesar disso, consegue alguns quilómetros extra para que a autonomia chega a anunciados 510 km. Os preços arrancam nos 35.812 euros.

Volkswagen ID.3 (550 quilómetros)

Volkswagen ID.3

O primeiro elemento da família elétrica ID. da Volkswagen está disponível em diferentes versões, uma das quais de 150 kW, com bateria de 77 kWh, aquela que oferece a maior autonomia, com um máximo de 550 km de autonomia.

A mecânica é a mesma do ID.4 e do Enyaq, mas o peso mais baixo faz toda a diferença. Os preços arrancam nos 38.642 euros.

Tesla Model 3 (580 quilómetros)

Tesla Model 3

Incluímos, nesta lista de carros elétricos com maior autonomia, modelos da Tesla. O modelo de acesso à gama Tesla utiliza baterias de 75 kWh para uma autonomia de até 580 quilómetros.

O preço desta versão de grande autonomia, com tração nas quatro rodas e um tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,4 segundos é de 57.995 euros.

Tesla Model X (580 quilómetros)

Tesla Model X

A versão de Long Range anuncia uma autonomia de 580 quilómetros, graças a baterias de 100 kWh. Além disso, é capaz de atingir 100 km/h em apenas 3,9 segundos e velocidade máxima de 250 km/h.

Tudo isto tem um preço, e neste caso é de 99.995 euros.

BMW i4 (590 quilómetros)

BMW i4, um dos carros elétricos com maior autonomia

É a última novidade da BMW no campo dos veículos elétricos. O i4 chega no segundo semestre, com uma potência de 530cv e uma autonomia de até 590 km.

Os preços ainda não são conhecidos.

Ford Mustang Mach-E (610 quilómetros)

Ford Mustang Mach-E, um dos carros elétricos com maior autonomia

É estranho encontrar o icónico Mustang numa lista reservada exclusivamente a veículos elétricos, mas a Ford surpreendeu tudo e todos com um SUV elétrico dotado do logotipo Mustang.

Por baixo da musculada carroçaria encontra-se um conjunto composto por um único motor elétrico, com bateria de 99 kWh, 294 cv e autonomia de 610 quilómetros. Os preços começam nos 56.905 euros.

Tesla Model S Plaid+ (840 quilómetros)

Tesla Model S Plaid+, um dos carros elétricos com maior autonomia

Terminamos a lista de carros elétricos com maior autonomia com o modelo de referência entre os elétricos de produção em série. Na última atualização, o Model S ganhou uma versão de alto desempenho com números surpreendentes, com três motores, mais de 1.100cv, capaz de chegar aos 320 km/h e acelerar dos 0 aos 100 km / h em menos de 2,1 segundos.

Tudo com uma autonomia que ultrapassa os 840 quilómetros! As primeiras unidades chegam no segundo semestre do ano, por 139.990 euros.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].