O guia essencial para morar sozinho

A decisão de morar sozinho é das mais importantes que tomamos na vida. Se está na altura de dar o passo, conheça 9 dicas que vão ajudá-lo a organizar a sua independência.

O guia essencial para morar sozinho
9 dicas simples para facilitar o seu dia-a-dia

Já escolheu o local, pesquisou as melhores soluções de crédito e até fez uma lista de tudo o que tem de comprar? Parabéns, está prestes a entrar numa nova fase da sua vida. As nossas 9 dicas para morar sozinho dão-lhe as boa vindas a casa.
 

9 coisas que tem de saber se vai morar sozinho

 

1. Segurança primeiro

Invista na sua segurança. Há inúmeras razões pelas quais deve ter um alarme em casa e o facto de morar sozinho é uma delas. Não se esqueça que o seguro morreu de velho e deve zelar ao máximo pelas suas coisas, pois agora não tem quem o faça por si. Verifique se portas e janelas ficam bem fechadas antes de sair de casa e deixe uma cópia das suas chaves com alguém de confiança.
 
 

2. Evite comprar a mais

Ou, por outras palavras, aprenda a fazer compras para uma só pessoa. Sabemos como pode ser tentador acumular stock dos seus artigos preferidos na despensa, especialmente se estes estiverem em promoção, mas acredite que vivendo sozinho muitos deles vão acabar por se estragar. Aproveite para conhecer os nossos erros mais comuns nas idas ao supermercado, de forma a evitá-los e gastar dinheiro desnecessário. E não subestime tudo o que pode poupar se souber tirar partido do seu congelador. 
 
 

3. Organize-se financeiramente

Da forma mais meticulosa que lhe for possível. Se não é particularmente organizado em matéria de dinheiro, este é um daqueles aspetos que terá mesmo de trabalhar se quer que a experiência de morar sozinho corra de feição. É necessário que seja disciplinado no controlo dos seus gastos diários e para isso pode contar com a ajuda das melhores apps de finanças pessoais. Mas convém não se esquecer do básico: não gaste mais do que aquilo que tem.
 
 

4. Estabeleça uma rotina de limpeza

Sim, esta é a parte chata de morar sozinho, mas viver num espaço limpo é essencial para o seu bem estar físico e mental. Morando sozinho é mais provável desleixar-se na lida da casa; a forma mais fácil de cumprir com esta obrigação é estabelecer um dia específico para efetuar aquela limpeza mais a fundo e praticar determinados gestos diários que contribuam para manter as coisas minimamente organizadas. Estas dicas de limpeza doméstica também lhe irão ser bastante úteis. Use-as e gaste o seu tempo em afazeres mais agradáveis. 
 
 

5. Tenha uma vida social saudável

Ou seja, não se isole. E não se esqueça de se divertir. Planos com amigos e família também fazem parte de morar sozinho. Crie novas rotinas com eles que envolvam a sua casa - jantares, o almoço de domingo ou a noite de cinema, por exemplo. 
 
 

6. Se puder, adote um animal de estimação

Ter um animal de estimação é a combinação perfeita entre companhia e responsabilidade. Um amigo de 4 patas é uma das melhores aquisições que podemos fazer quando moramos sozinhos. Tudo depende do espaço e das condições gerais da sua nova casa. 
 
 

7. Poupe 

A poupança deve fazer parte da sua rotina diária. Aprenda a elaborar ementas semanais e a aproveitar as sobras de refeições anteriores; economize tendo em vista objetivos de longo prazo: um carro novo, aquela viagem que há muito quer fazer, redecorar a casa… Conte com os imprevistos - uma infiltração, um reparo na instalação elétrica, um eletrodoméstico que se estraga - e com as suas poupanças para resolvê-los.
 
 

8. Mude o seu mindset

Assuma os seus problemas sozinho antes de pensar em quem os pode resolver por si. Não queremos com isto dizer que morar sozinho significa deixar de pedir ajuda, mas uma parte importante do processo passa por saber desenvencilhar-se das situações. 
 
 

9. Aproveite ao máximo

Morar sozinho não é nenhuma ciência. É uma questão de adquirir alguns bons hábitos e reajustar outros tantos. De ser cuidoso, organizado e prevenido mas também de desfrutar ao máximo do seu mundo, do seu novo espaço, das suas coisas. É uma excelente forma de se conhecer melhor e de aprender a lidar com novos desafios e responsabilidades. Divirta-se, é a SUA casa.

Poupe até 500€ por ano no seu seguro de vida! Saiba como aqui.

Veja também: