Não dê descanso ao lazer!

Inscreva-se e receba as melhores dicas e os artigos que realmente lhe interessam.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Enviar

O que fazer no Algarve

Bastante mais do que mar, areia e sol, o Algarve oferece muito para fazer durante os seus dias de descanso. Vai encontrar aqui uma lista de 8 sugestões que tem mesmo de aceitar.

O que fazer no Algarve
Esqueça as praias e conheça 8 alternativas que não pode perder a sul do país.

Se não aprecia a praia, pretende garantir uns dias mais animados ou, simplesmente, gosta de manter as suas opções em aberto, saiba que tem muito para fazer no Algarve durante as férias. Famoso pela sua inacreditável extensão de praias paradisíacas, o Sul do nosso país oferece, no entanto, um leque bem mais extenso e abrangente de atrações.

Com cidades modernas, relíquias históricas, riquíssima fauna e flora, interminável variedade de desportos aquáticos, parques temáticos e muitas outras atividades, difícil foi escolher apenas 8 alternativas para recomendar. Mas a lista cá está!
 

8 coisas que tem fazer no Algarve durante este verão

 

Mergulhe no Parque Ocean Revival

Localizado em Portimão, este parque oferece aos mergulhadores um destino excecional: aí, pela primeira vez na história, foram estratégica e propositadamente afundados 4 navios de guerra com uma história comum. O resultado? O maior recife artificial do mundo, com excelentes condições para assegurar aumento da biodiversidade.

O Parque é de livre acesso e qualquer pessoa pode mergulhar, desde que esteja habilitada para o fazer dentro dos termos da lei e que obedeça ao Regulamento interno.
Assim, se apreciar mergulho, pode explorar os ditos navios, seguindo os corredores e entradas criados para melhor observar os ecosistemas em desenvolvimento; se não gostar de se molhar, no Museu de Portimão pode acompanhar um videostream direto das câmaras subaquáticas que acompanham as visitas.

 
Quer saber mais?
Receba as nossas melhores dicas de lazer no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Levamos até si a informação sobre lazer mais relevante.

Deixe-se envolver pela natureza no Parque Natural da Ria Formosa

Este parque constitui uma das visitas que não pode deixar de fazer no Algarve. Com uma área de 60km, entre o Ancão (Loulé) e Manta Rota (Vila Real de Santo António), este é um dos mais belos paraísos naturais da região, quer pela sua localização, quer pela variedade dos seus ecossistemas – destaque para as espécies de aves raras e migratórias, que dele fazem o seu abrigo.

Sugerimos que visite os seguintes pontos de interesse: a estação romana de salga de peixe (séc. IV), o moinho da maré, o observatório de aves em liberdade, o aquário anexo ao Centro de Educação Ambiental e o Chalet do poeta João Lúcio, de cuja açoteia poderá disfrutar de uma vista panorâmica da Ria Formosa.

 

Regresse ao passado no Festival Medieval de Sines

Em meados de agosto, Sines realiza um festival medieval que dura vários dias e assegura um verdadeiro retorno a outras épocas.
Não só as ruelas, Catedral e Castelo dão um toque especial de realismo ao evento, como toda a cidade encarna a alma do mesmo: a iluminação elétrica é desligada durante esses dias, os habitantes e donos dos comércios envergam trajes medievais, cavaleiros patrulham as ruas, menestréis asseguram serenatas aos visitantes... até leprosos vagueiam pelas ruas à procura de redenção. Vale mesmo a pena conhecer!

 

Perca-se nas ruínas de Estoi Milreu

Completamente afastada do ideal algarvio de praias, turistas e golf, esta pequena aldeia histórica situa-se perto de Faro e é dona de uma atração que tem mesmo de visitar: as ruínas romanas de Milreu.
Aqui poderá ver vestígios de uma importante vila áulica romana habitada do séc. I até ao séc. X: uma habitação quinhentista, um peristilo com colunas, um pátio com jardim e tanque de água, mosaicos representando fauna marinha, um templo, etc.

Classificadas como Monumento Nacional em 1910, estas ruínas têm cerca de 12.000 visitantes por ano. Se procura algo diferente para fazer no Algarve, torne-se um deles!

 

Deslize a alta velocidade no Aqualand

Esta sugestão era inevitável: sozinho, com amigos ou família, se gosta de diversão e de aventura, tem mesmo de visitar o Aqualand.
Localizado perto de Albufeira e aberto de junho a setembro, este parque tem sido continuamente renovado e reestruturado, de forma a poder oferecer a maior e melhor variedade de escorregas aquáticos e atrações – experimente o Kamikaze ou o Banzai e garantimos que nunca mais se vai esquecer da adrenalina e emoção sentidas! Mas não se preocupe: também existem alternativas para crianças e para os menos aventureiros.

O parque disponibiliza ainda um restaurante, loja de recordações e um quiosque.

 

Conviva com os golfinhos no Parque Zoomarine

Considerado por muitos como a maior atração do Algarve, este parque é imperdível. Conjugando a vertente lúdica com um aspeto educativo, aqui vai poder usufruir de piscinas, cinema 4D, aquário, espetáculos de golfinhos, leões marinhos e aves de rapina, etc., enquanto aprende sobre os ecosistemas marítimos.

Apesar de toda a oferta obedecer a elevados padrões de qualidades, a nossa sugestão é o programa Dolphin Emotions, único na Europa: além de uma sessão educativa sobre estes fantásticos animais, vai poder conviver diretamente com os golfinhos durante 30m, numa lagoa; no final, como recordação, recebe um vídeo e uma foto. Inesquecível!

A ter em atenção: dada a popularidade deste programa, será necessário proceder a uma reserva ; esteja também atento a eventuais promoções online e no local.

 

Delicie o paladar no Festival da Sardinha, em Portimão

De entre as escolhas sobre o que fazer no Algarve, esta é uma das nossas preferidas: um festival inteirinho dedicado à fantástica sardinha algarvia.
Este evento realiza-se em agosto e costuma ter uma duração de 10 dias. 10 dias que, além das inevitáveis sardinhas, oferecem  vinhos regionais, queijos, carnes, doces, concertos ao vivo, artesanato, etc.

Ainda nesta linha, sugerimos que visite o Museu de Portimão, adequadamente conhecido como “Museu da Sardinha”.

 

Faça compras no Mercado de Loulé

Os mercados são comuns em toda a região, realizando-se com alguma frequência. No entanto, um dos que mais se destaca, pelo tamanho e qualidade, é o de Loulé.
O edifício, de inspiração mourisca e pintado num contraste de branco e vermelho, alberga inúmeras bancas que apresentam uma incrível variedade de produtos naturais da melhor qualidade: vegetais, fruta, carne, peixe, doçaria, flores, etc.

A nossa recomendação é que faça esta visita a um sábado de manhã, altura em que os produtores locais montam as suas bancas em redor do edifício do mercado, aumentando a intensidade, barulho e diversão da experiência.


Agora que já conhece as melhores alternativas à praia, aproveite o belo clima da região e decida o que prefere fazer no Algarve: a ideia é que se divirta, criando memórias inesquecíveis. Boas férias!


Veja também: