O que fazer no Porto

Se quer saber o que fazer no Porto durante um fim de semana, está no sítio certo: são 10 as sugestões que lhe apresentamos para que passe dois dias e duas noites inesquecíveis na Cidade Invicta.

O que fazer no Porto
Roteiro para 2 dias recheados de animação, cultura e sabores na capital do Norte.

Quando se considera o que fazer no Porto durante um fim de semana, são tantas as hipóteses que dificilmente conseguiríamos agrupá-las num só artigo. A cidade é de tal forma bela e rica em ofertas turísticas que, entre várias outras distinções, foi eleita em 2012 e 2014 “Melhor Destino Europeu”, pela European Consumers Choice, e em 2013 “Melhor destino de férias na Europa”, pela Lonely Planet.

Assim, ao invés de listar algumas opções de forma aleatória, optámos por lhe apresentar um roteiro simples e apelativo para cada um dos dias que compõem o seu fim de semana. Siga as nossas sugestões e fique absolutamente rendido à cidade que deu nome a Portugal!
 

Sábado

Tome o pequeno-almoço em  Serralves

Este é um espaço que não pode deixar de visitar: conjugando como poucos o apelo da cultura, a beleza da arte e a envolvência da natureza, Serralves consegue conquistar todos os que o visitam. Não hesite: deixe-se seduzir pela brilhante arquitetura do Museu de Arte Moderna, da autoria de Siza Vieira, e pela frescura tranquila dos inúmeros espaços verdes.

A nossa sugestão:
  • Casa de chá (abertura às 10h00). Neste recanto bucólico, imerso no Parque de Serralves, pode disfrutar de um encantador pequeno-almoço: sugerimos um bolo tradicional, acompanhado de um chá único no mundo, o Porto Wine Touch (chá preto com passas e vinho do Porto).
 

Almoce num restaurante à moda do Porto

O Porto foi eleito “Destino Gastronómico do Ano 2013” pela revista WINE, muito devido à riqueza da sua gastronomia e paladar dos vinhos do Douro, mas também pela oferta cosmopolita e diferenciadora dos seus espaços de restauração.
Neste ponto, apostamos na qualidade e distinção - vai ver que vale a pena o investimento!

As nossas sugestões:  

Passe uma tarde cultural

Quando se pensa no que fazer no Porto, temos de ter em conta que estamos numa cidade cujo centro histórico foi classificado pela UNESCO como Património Mundial. Assim, esta nossa sugestão passa obrigatoriamente por uma visita da sua excecional arquitetura contemporânea e antiga. Pode fazê-lo a pé, definindo o seu próprio percurso com base no mapa e interesses específicos; no entanto, se procura algo mais descontraído e menos cansativo, recomendamos as inúmeras tours que a cidade disponibiliza.

As nossas sugestões:
  • Yellow City Cruises: aposte nestes autocarros panorâmicos para conhecer o melhor da cidade, num regime Hop on Hop off (pode entrar e sair das paragens indicadas, ao longo da validade do bilhete).
  • TukTour: estes triciclos elétricos são a nova moda na indústria dos roteiros turísticos! Selecione uma das tours propostas para conhecer todos os recantos da cidade, de forma ecológica e bastante mais personalizada.
 

Jante uma francesinha

Quando decidir o que fazer no Porto, não pode mesmo deixar escapar esta experiência! Nomeada uma das 10 melhores sanduíches do mundo pelo Site AOL Travel, a francesinha é o prato de culto da cidade de Porto por excelência.
Constituída por 2 fatias de pão, tradicionalmente recheadas com um bife de vaca, linguiça, salsicha fresca, carnes frias e fiambre, a francesinha é depois coberta de queijo, posteriormente derretido no forno, e servida com um molho à base de cerveja, tomate e piri-piri; pode depois acompanhar com um ovo estrelado (no topo da sanduiche) e batatas fritas. As variações são imensas, mas o segredo está sempre no molho.
Prepare-se: é de chorar por mais!

As nossas sugestões:
  • Capa Negra: a clássica - servida há mais de 30 anos.
  • Bufete Fase: a premiada - ganhou inúmeras vezes o prémio de Melhor do Porto.
  • Locanda: a rústica - confecionada em forno a lenha.
  • Pombeiro: a novidade - envolvida em massa folhada, para uma experiência diferente.
 

Passe uma noite na baixa portuense

De todas as áreas em que o novo fôlego turístico do Porto se evidenciou, foi talvez na vida noturna que a mudança foi mais intensa e fervilhante: surgiram inúmeros espaços novos e vários outros se renovaram, adaptando-se aos diferentes públicos e oferecendo uma mistura de música e diversão perfeitamente explosiva.
Em ambientes requintados, boémios ou rústicos, com ofertas mais descontraídas ou sofisticadas, a noite portuense tem uma nova alma e esta vive na baixa da cidade. Assim, quer deseje apenas tomar um copo ou dançar até de madrugada, este é o seu destino!

As nossas sugestões:  

Domingo


Tome o pequeno-almoço no Majestic

Ao criar esta lista sobre o que fazer no Porto, não podíamos deixar de incluir o Majestic. Situado no coração da baixa e inaugurado há mais de 90 anos, este café é a verdadeira instituição portuense. Com reconhecimento internacional e inúmeros prémios, o espaço conta ainda no seu portfólio com clientes tão famosos como Gago Coutinho ou J.K. Rowlings.
Junte-se à lista, enquanto disfruta do seu pequeno-almoço com um sofisticado flute de champanhe.

A nossa sugestão:  

Almoce numa Cave do Vinho do Porto

Com séculos de história, estes espaços mundialmente famosos não são só grandes atrações turísticas, como traduzem ainda o espírito e charme de uma região e do próprio país.
Selecione um programa de prova de vinhos seguido de almoço, e disfrute de uma experiência gustativa caracterizada por contrastes e harmonias de aromas e paladares: inesquecível!

As nossas sugestões:


Passe a tarde no rio Douro

O Rio Douro é um dos elementos que definem a paisagem e o próprio Porto enquanto cidade. Consegue lembrar-se de melhor forma de passar a tarde do que no convés de um barco, rio acima, com a brisa no cabelo e uma paisagem de tirar o fôlego até à linha do horizonte? Nós também não.

As nossas sugestões:
  • Douro Azul: selecione o Cruzeiro das Pontes para uma experiência turística de 1 hora, relativamente acessível, na qual vai conhecer a cidade e as suas famosas pontes.
  • FeelDouro: sugerimos o Programa Funny: é um pouco mais dispendioso, mas pode convidar 11 pessoas para partilhar custos! Por outro lado, irá usufruir de uma verdadeira experiência de charme, bastante mais intimista e apelativa.


Jante na Ribeira

A Praça da Ribeira, situada no centro histórico do Porto, é uma das áreas mais antigas e típicas da cidade, sendo também  local de diversão privilegiado por turistas e locais. Esta zona, conhecida igualmente por Praça do Cubo, em virtude de uma escultura de José Rodrigues aí implementada,  é de visita obrigatória quando se está na Invicta.

As nossas sugestões:  

Assista a um concerto na Casa da Música

Um dos símbolos arquitetónicos da Cidade Invicta, este espaço foi projetado por Rem Koolhaas, no âmbito da Capital Europeia da Cultura, em 2001. Atualmente distingue-se pela modernidade e ampla programação cultural.

As nossas sugestões:
  • Guia de Programação: escolha um dos concertos previstos para o fim de semana em questão e disfrute um final de noite inesquecível.


E então, já sabe o que vai fazer na cidade do Porto?... Boa estadia!


Veja também: