Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

8 benefícios do óleo de eucalipto

Dores musculares, infeções respiratórias, cabelos mais saudáveis... Conheça os benefícios do óleo de eucalipto.

8 benefícios do óleo de eucalipto
Um remédio caseiro quase milagroso!

O óleo de eucalipto é utilizado um pouco por todo o mundo, mas a sua génese talvez resida na utilização pelos aborígenes australianos, que aplicam este óleo essencial para tratar problemas como congestão nasal, problemas respiratórios, tosse, febres ou até músculos doridos.

Seja para utilização oral ou aplicação local, o óleo de eucalipto contém uma série de propriedades muito benéficas para a nossa saúde. Conheça algumas das suas utilizações e alguns dos seus benefícios!


8 benefícios do óleo de eucalipto (que não vai querer perder)


1. Problemas respiratórios

O óleo de eucalipto é conhecido por aliviar quem sofre de sinusite, gripe, bronquite, constipação, nariz entupido e outras doenças respiratórias.

A aplicação recomendada passa por colocar umas gotas num lenço e ir inalando ao longo do dia. Outra das formas de utilização é através da colocação de umas gotas na água de imersão.  Além disso, quando usado com um vaporizador, o óleo de nebulização tem demonstrado ser um excelente descongestionante.

 

2. Antisético e antibacteriano

As bactérias e micróbios parecem não querer nada com o óleo de eucalipto. É muito comum encontrar pequenas quantidades deste óleo em sabonetes, desodorizantes, loções, perfumes, produtos de cuidados dentários e outros produtos de higiene pessoal.

Pelas suas propriedades germicidas, o óleo de eucalipto é também utilizado para tratar problemas de pele. O cineol, o composto mais forte presente no óleo de eucalipto, é um dos mais responsáveis por este efeito.

 

3. Proteja o seu animal de estimação!

A mistura  de algumas gotas de óleo de eucalipto na água de banho do seu cão ou gato de estimação prometem fazer milagres e protegê-los das indesejadas pulgas, carraças e outros insetos!

 

4. Tempo de relaxar….

O óleo de eucalipto é um excelente óleo de massagem e tem efeitos calmantes e rejuvenescedores, ajudandio a combater a fadiga, cansaço e dor muscular. Além disso, melhora a circulação sanguínea e aumenta a atividade cardíaca.

Este óleo promete ainda ajudar à sua concentração! Precisa de estudar? Utilize um pouco de óleo de eucalipto, ele vai ajudá-lo a ficar alerta.

 

5. Vamos afastar os mosquitos?

Se for fazer uma caminhada, é sempre útil ter à mão uma garrafinha com este óleo, que garante afastar os mosquitos e apaziguar as erupções cutâneas. O óleo pode ser misturado com algum tipo de creme e aplicado sobre a pele como repelente, ou ser utilizado num vaporizador para manter as pragas distantes.

 

6. Com tosse ou dores de garganta?

O óleo de eucalipto é a resposta para si. Misture algumas gotas num copo de água morna e gargareje; os resultados vão saltar à vista.

 

7. Cabelos saudáveis? Use óleo de eucalipto

Um dos problemas mais comuns do couro cabeludo é a temível caspa. Para se livrar dela, coloque 9 a 10 gotas de óleo de eucalipto na embalagem do seu champô e massage suavemente o couro cabeludo por alguns minutos. Passe por água e comprove os resultados.

 

8. Truque culinário

O óleo de eucalipto pode ser utilizado como aromatizante em produtos alimentares, de confeitaria, bebidas e alimentos cozidos.

 

Onde comprar?

O óleo de eucalipto pode ser comprado em qualquer ervanária ou loja de produtos naturais. Um frasquinho de cerca de 10ml custa perto de 7€.

Veja também: