Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
29 Dez, 2018 - 11:06
Envelhecimento da pele: causas, sinais e dicas

Envelhecimento da pele: causas, sinais e dicas

Catarina Milheiro

O envelhecimento da pele é algo que pode prevenir. Fique atento às nossas dicas e combata este problema de forma célere e eficaz.

O artigo continua após o anúncio

Com a exposição solar crónica e com a idade, é natural que comecem a aparecer os primeiros sinais de envelhecimento da pele. As rugas vão aparecendo, a pele torna-se mais fina e mais seca, perde a sua elasticidade e os vasos sanguíneos tornam-se mais visíveis.

Com o passar dos anos, o cabelo vai ficando branco, começa a reparar numa perda de volume na face e numa nova distribuição da gordura não só no rosto, como em todo o corpo.

O aspeto cansado é o resultado da concentração muscular que, por sua vez, pode causar algumas rugas profundas e permanentes em algumas zonas da face, especialmente entre as sobrancelhas e à volta dos olhos.

As marcas de expressão tornam-se cada vez mais visíveis na superfície da pele, fazendo com que apareçam as primeiras rídulas e só depois as rugas e a perda de volume e de densidade.

É um facto que, a pele envelhece devido a várias razões. Contudo, nem todas podem ser evitadas e alteradas. Existem sim, algumas razões que podem e devem ser prevenidas e controladas.

Causas do envelhecimento da pele

envelhecimento da pele

A pele, como qualquer outro órgão do nosso corpo, sofre também alterações na sua estrutura à medida que os anos passam.

As causas variam entre a ação dos raios ultravioleta emitidos pelo sol, até à ação hormonal que se dá com o passar do tempo. Ou seja, são uma combinação de fatores internos e externos.

As principais causas internas de envelhecimento da pele do rosto, não podem ser alteradas e são totalmente inevitáveis.

O artigo continua após o anúncio

A idade biológica influencia o nosso corpo porque determina a eficiência das funções das células, bem como algumas mudanças estruturais na pele. A cada ano que vai passando, elas vão abrandando.

Relativamente às causas externas, é importante compreender que são relativos a um processo específico, o stress oxidativo. O que acontece é que as moléculas (chamadas radicais livres), libertam-se no corpo e vão-se acumulando, provocando um envelhecimento da pele visível. Destacamos alguns desses fatores externos.

1. A exposição solar

Os danos criados pelos raios ultravioleta emitidos pelo sol, são os principais responsáveis pelo envelhecimento da pele. Podem manifestar-se através de manchas escuras ou até avermelhadas. É importante que utilize um protetor solar com um fator de proteção alto, diariamente.

2. O tabaco

O tabaco reduz significativamente a quantidade de oxigénio que é fornecido a todos os órgãos do nosso corpo, afetando diretamente a pele. Como sabemos, a pele dos fumadores tem tendência a tornar-se cada vez mais escura e com manchas à medida que os anos passam.

A nicotina que está presente no cigarros, é responsável pelo aumento da quantidade dos radicais livres (moléculas extremamente prejudiciais) na pele.

3. O stress

A ansiedade e o stress também contribuem para o envelhecimento da pele. Quando se sente ansioso e constantemente preocupado com alguma coisa, claramente que não vai conseguir descansar as horas que deve. Por sua vez, a falta de descanso pode provocar uma inchaço nos olhos e as pálpebras descaídas, acabando por tornar a pele mais fina e baça.

4. Alimentação desequilibrada

É essencial que faça uma alimentação cuidada e saudável para que a sua pele possa permanecer por muito mais tempo sem sinais de envelhecimento.

A pele reflete aquilo que cada um de nós ingere, por isso mesmo, é importante que siga uma dieta equilibrada com a inclusão de alimentos como o peixe, legumes, fruta e a ingestão de muita água. Para além disto, o exercício físico pode ajudar bastante a combater o envelhecimento.

O artigo continua após o anúncio

5. Falta de cuidados no rosto

A rotina completa de limpeza da pele é imprescindível para que consiga manter uma pele saudável. Tanto os homens como as mulheres devem aplicar um creme diário na pele, principalmente na zona envolvente dos olhos. Nesta zona, a pele é mais fina e por isso é onde aparecem normalmente as primeiras rugas.

Sinais visíveis do envelhecimento da pele

As rugas, a perda de volume e a perda de densidade, são os 3 principais sinais de envelhecimento da pele.

Após os 25 anos, as rídulas e as rugas são o primeiro sinal visível de envelhecimento. Sendo que as rídulas são mais fáceis de detetar e aparecem normalmente em diferentes áreas da face.

As rídulas, são pequenas rugas que começam a ser visíveis nos cantos externos dos olhos, contudo também se podem verificar (em alguns casos) nas maçãs do rosto.

Em relação às rugas, estas tornam-se visíveis na zona da testa derivadas às expressões faciais, e têm tendência a tornar-se cada vez mais profundas.

São visíveis como linhas horizontais, e ao franzir a testa surgem pequenas linhas verticais entre as sobrancelhas. Na zona entre o nariz e a boca, aparecem as rugas mais profundas. Estão frequentemente relacionadas com a flacidez da pele e muitas vezes associadas a uma perda de volume nessa zona.

Quanto à perda de volume, por vezes esta é difícil de detetar. Observa-se na perda de contornos e na presença de uma pele mais flácida (em zonas como o pescoço ou queixo).

Esta perda de volume, modifica as formas do rosto tornando os contornos da face mais flácidos, podendo muitas vezes, dar uma aparência um pouco diferente à pessoa (com um ar mais chateado ou até mesmo triste).

O artigo continua após o anúncio

No que diz respeito à perda de densidade, esta é mais comum em mulheres após a menopausa. Manifesta-se através de uma pele mais fina e muito mais fraca.

A perda de densidade afeta todo o rosto, e não só algumas zonas. Para além disto, torna a pele mais baça e mais apagada.

Dicas para combater o envelhecimento da pele

envelhecimento da pele

É essencial que consiga lidar com o envelhecimento da pele da melhor maneira possível, afinal é algo que é inevitável. No entanto, existem algumas dicas que podemos dar para ajudar no combate ao envelhecimento precoce da pele:

  • Uma boa rotina de cuidados e limpeza da pele;
  • Uma dieta saudável e equilibrada;
  • Deixar de fumar;
  • Praticar algum tipo de exercício físico;
  • Utilização de cremes de hidratação diários;
  • Limpeza da pele todos os dias à noite com os produtos próprios e indicados para o seu tipo de pele;
  • Evitar a exposição solar direta no rosto;
  • Utilizar diariamente um protetor solar (SPF 50+).
Veja também