Publicidade:

Olifaque – Uma Farsa em Emigrês: o novo livro de João Magueijo

O livro Olifaque – Uma Farsa em Emigrês é o mais recente livro do autor João Magueijo. Conheça um pouco mais sobre o autor e esta obra.

Olifaque – Uma Farsa em Emigrês: o novo livro de João Magueijo
Conheça o novo livro de João Magueijo

Olifaque – Uma Farsa em Emigrês é o mais recente livro de João Magueijo, do Clube do Autor, que chegou às livrarias no dia 11 de outubro de 2017.

Após ter alcançado um grande sucesso com o seu primeiro livro da área da ficção, este ilustre cientista de nacionalidade portuguesa regressa com esta contagiante obra, que revela uma visão muito própria sobre a vida dos emigrantes portugueses e a sempre presente saudade do seu país, Portugal.

Conheça Olifaque – Uma Farsa em Emigrês


Quem é João Magueijo?

João Magueijo nasceu na cidade de Évora, em 1967. É um cientista português, fazendo parte do Grupo de Física Teórica pertencente ao Imperial College, em Londres.

Licenciado em Física, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, foi depois viver para Cambridge, em Inglaterra, tendo conseguido uma bolsa de mestrado e de doutoramento do Trinity College, acabando por ter lugar como investigador no conceituado St. John’s College.

Quando tinha onze anos, o pai ofereceu-lhe um livro escrito por Einstein e Infeld, que terá tido um grande impacto junto do autor. Na verdade, João Magueijo é o nome por trás da Teoria da Velocidade da Luz Variável, a qual questionaria a premissa essencial que está na base da Teoria da Relatividade, de Einstein. Atualmente, é Professor de Física Teórica, no Imperial College, em Londres.

De que trata Olifaque – Uma Farsa em Emigrês?

olifaque

Olifaque – Uma Farsa em Emigrês é uma caricatura em jeito de humor do estereótipo do emigrante português. Narra histórias fantásticas e cativantes, umas trágicas, outras muito divertidas, as quais ilustram de forma surpreendente o choque cultural enfrentado pelos emigrantes portugueses.

O autor escolheu o universo de personagens da comunidade portuguesa em Toronto, uma vez que lá viveu durante dois anos, conhecendo a realidade que apresenta.

Neste livro, João Magueijo fala da ingenuidade dos emigrantes, dos regionalismos portugueses que continuam a usar na nova terra que os acolhe, mesmo tantos anos após terem saído de Portugal. A ação passa-se, efetivamente, numa comunidade constituída por emigrantes portugueses no Canadá.

A partir desse grupo de indivíduos, o autor desenvolve um conjunto de personagens marcantes e autênticas, escrevendo sobre o que conduz a maior parte dos emigrantes a sair do seu país, rumando a novos locais, para recomeçarem as suas vidas.

Apesar de Olifaque – Uma Farsa em Emigrês constituir um retrato humorístico dos estereótipos associados ao emigrante português, não se esquiva de deixar ao leitor questões importantes, para as quais oferece uma reflexão. Na verdade, questiona o que irá acontecer com a segunda geração de emigrantes, e como Portugal irá lidar com a questão da partida de tantos jovens com imensa qualificação rumo a uma vida como emigrantes, entre outras questões.

É uma leitura imperdível! Não deixe, pois, de adquirir o seu exemplar.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.