6 dicas para uma melhor organização da despensa

A organização da despensa é um quebra-cabeças na sua vida? Não há razão para isso. É muito simples e bastam seis passos para mudar tudo.

6 dicas para uma melhor organização da despensa
Uma despensa nova com poucas mudanças

A organização da despensa lá de casa é caótica? Nunca sabe onde está nada, os produtos passam da validade, compra artigos que ainda tem em stock e esquece-se de usar aquela especiaria que trouxe para experimentar porque não a encontra?

Talvez a cozinha seja a divisão da casa onde a sua família passa mais tempo, por isso, é importante que esteja otimizada e isso passa, primeiro, por uma organização da despensa.
 

6 truques para uma organização da despensa sem segredos 


1. Use frascos transparentes

frascos

Esta dica tem duas vantagens: a primeira, vê tudo o que lá tem dentro de forma imediata, a segunda, livra os ingredientes dos ataques de insectos e larvas (quem nunca teve pacotes de farinha repletos de traças que atire a primeira pedra!). Vale muito a pena investir em frascos herméticos que encontra baratos em lojas de utilidades.

 

2. Experimente caixas transparentes

etiquetas

Tem muitos enlatados, pacotes de chás diferentes, muito variedade de bolachas, açúcar, arroz, chocolates ou temperos? Quando chega o dia de fazer uma limpeza aos armários é uma trabalheira, certo? Arrume os seus ingredientes dentro de caixas transparentes (encontra em qualquer loja de utilidades) e não só tem os armários mais arrumados como a limpeza é muito mais fácil.
 


3. Etiquetas como melhores amigas

Bom, ao passar os ingredientes para frascos transparentes, há informação importante que se perde, nomeadamente, a data de validade. Etiquetar os frascos indicando o tipo de ingredientes (quando se trata de sementes e especiarias, por exemplo, pode ser confuso), não só sabe sempre o tem em cada frasco, como não corre o risco de consumir algo fora do prazo por ignorância.

 

4. Pense vertical

vertical

Sempre que possível, opte por frascos mais estreitos e altos que ocupam menos espaço mas armazenam exatamente a mesma quantidade de ingredientes que os restantes. Além disso, usar caixas e frascos do mesmo género, torna a sua despensa muito mais organizada do que o caos habitual, com objetos de vários tamanhos, feitios e cores.
 


5. Aproveite todos cantos

Quem diz cantos, diz todos os espaços livres. Aproveite as portas, coloque uns camarões e pendure as colheres medidoras e os sacos de especiarias, por exemplo. Ou, então, pendure um organizador de sapatos para guardar sacos, panos ou pacotes extra de bolachas. Se tiver mais espaço, pendure cestos organizar artigos maiores como enlatados e bebidas.



6. Arrume por tipo

despensa

Trate-se da organização da despensa ou de outra divisão ou armário, arrume as coisas por tipo, por tamanho e, se possível, por cor. Esta mancha gráfica ajuda a organizar tudo nos sítios certos, tornado o ato automático, assim como simplifica na hora de ir buscar qualquer coisa ao armário.

Como vê, bastam seis passos muito simples para mudar completamente a sua despensa, de modo a simplificar o seu dia-a-dia.

Veja também: