ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
05 Ago, 2021 - 14:20

Organização da despensa: 10 dicas simples e acessíveis

Mónica Carvalho

A organização da despensa pode parecer mais difícil do que é na realidade. Siga as dicas para ter tudo no sítio e diga adeus ao quebra-cabeças.

organizar despensa

organização da despensa pode parecer um puzzle difícil de concluir, mas não tem de ser assim. É importante que a mantenha sempre arrumada e organizada, para um dia a dia também ele mais tranquilo. Por isso temos algumas dicas simples e muito acessíveis – nalgumas nem precisa sequer de gastar um cêntimo – para conseguir colocar em ordem este cantinho da casa.

Aprenda connosco como organizar a despensa da cozinha de forma rápida, simples e económica.

10 passos simples para a organização da despensa

Coordenar todas as tarefas dos mais novos, planear as refeições, manter a limpeza da casa e a organização em dia pode ser stressante e caótico. Sabemos que a rotina da casa não é tarefa fácil, por isso todas as dicas que possam tornar mais fácil este trabalho são bem vindas, certo?

Por agora vamos focar-nos na cozinha. Se, na altura de preparar o jantar, tem grandes dificuldades em encontrar os ingredientes ou o tacho certo, ou mal abre um armário já saltam embalagens fora de ordem, então este artigo é para si. Fique de olhos postos nas nossas dicas!

despensa organizada
1

Tirar tudo

Tire tudo para fora e veja as datas de validade e coloque os produtos que estão a terminar numa zona separada para lhe facilitar a vida nas próximas dicas.

Aproveite para deitar fora o que já não se encontra em condições e o que já não precisa. É uma excelente desculpa para destralhar e, quem sabe, poder fazer um saco generoso de bens para entregar nalguma instituição.

2

Limpar tudo

Agora que tem a despensa vazia é mais fácil conseguir limpar tudo. Até os cantinhos mais longínquos – use uma escada se necessário.

Para tal, limpe os interiores com um pano húmido, embebido na seguinte mistura: água + álcool + detergente neutro + vinagre. Isso vai desinfetar os armários de forma eficaz.

Dica extra: evite usar qualquer produto químico com cheiro mais forte, pois pode contaminar os alimentos que vai guardar.

3

Use frascos transparentes e etiquetas

Os frascos transparentes são uma verdadeira ajuda para manter a organização da despensa. Não queira ter embalagens abertas que chamam a atenção dos insetos menos desejáveis e que deixam os alimentos espalhados pelas prateleiras. Se tiver oportunidade, opte sempre por frascos de vidro. O passo seguinte é colocar uma etiqueta para identificá-los, sem esquecer de inserir a data de validade.

4

Usar cestos e caixas

Sabe aqueles alimentos ou itens de limpeza que compra nas promoções, em grandes quantidades? Sempre que se tratar de um produto que possa ser armazenado por mais tempo, use cestos de arrumação ou caixas de cartão para manter a organização. Assim, consegue otimizar os espaços e manter tudo no sítio.

Pode usar cestos também para organizar frascos de molhos ou embalagens de temperos e especiarias, por exemplo.

5

Prateleiras podem ser grandes aliadas

Uma forma simples de otimizar os espaços e manter a organização da despensa é fazer uso das prateleiras de uma forma mais organizada: por exemplo: nos locais menos acessíveis coloque aquilo que não usa regularmente, nas prateleiras mais baixas, o que usa mais vezes.

Organize as prateleiras com foco na utilização dos seus produtos, ou seja, aqueles que usa diariamente devem estar ao alcance dos olhos e das mãos.

Pode aproveitar a onda da organização para adotar um esquema mais criativo e somar detalhes simples à decoração. Cubra as prateleiras com capas artesanais feitas em tecido, por exemplo. Quem não adora ter cada cantinho da casa bem cuidado e bonito?

6

Embalagens com os rótulos para a frente

Pode parecer uma dica banal, mas há muitas embalagens de design semelhante e que são facilmente confundidas. Isto pode ser evitado se guardar as embalagens com o rótulo virado para si. Assim, fica sempre mais fácil diferenciar à primeira vista uma lata de ervilhas de uma lata de feijão.

7

Organizar por data de validade

Percebeu agora por que motivo lhe recomendamos que separasse os produtos no início deste artigo? Até por uma questão de evitar o desperdício alimentar, uma dica simples para conseguir organizar a despensa (e, claro, evitar desperdícios!) é guardar os alimentos e produtos seguindo as datas de validade.

Produtos mais novos vão para o fundo, enquanto produtos com validade mais curta ficam à frente. Com a pressa do dia a dia, esta dica vai ajudar a garantir um consumo inteligente. O seu bolso agradece e o planeta também.

8

Manter os frascos limpos

Se esvaziou um frasco de alimentos, não volte a encher enquanto não o lavar e secar devidamente. Sim, sabemos que dá mais trabalho, porém assim garante a limpeza regular dos acessórios e, consequentemente, a qualidade dos alimentos lá dentro.

9

Usar um bloco de notas na cozinha

Quem de nós, numa ida ao supermercado, não esqueceu de comprar algo que faltava na despensa? Para evitar que isso volte a acontecer, tome nota de tudo o que acaba e tem de ser novamente comprado. Esta tarefa fica facilitada se tiver sempre à mão um bloco de notas.

Coloque-o no frigorífico ou na porta da cozinha. Assim é garantido que o vai ver todos os dias!

10

Organizar a despesa de acordo com a temperatura e a disposição dos mantimentos

A última dica que deixamos é uma verdadeira aula sobre como organizar a despensa tendo em conta a disposição e a temperatura dos espaços.

Sabemos que a humidade pode ser um verdadeiro problema, por isso, deve evitar guardar embalagens e frascos de alimentos em locais que estejam em contacto constante com a água. Também o excesso de calor é verdadeiramente prejudicial. Evite instalar prateleiras e armários em locais que fiquem expostos ao sol ou próximos ao forno e ao fogão.

Garanta que tem tudo posicionado da forma adequada e faça com que os seus produtos durem mais tempo. A rotina na cozinha torna-se mais fácil e ainda poupa dinheiro.

Reparou como a organização da despensa não é motivo para grandes dores de cabeça? Basta que siga estas dicas para que consiga viver mais em paz com a sua cozinha.

Veja também