Pagamento do IMI

O IMI é um imposto municipal que incide sobre qualquer imóvel. Se é proprietário de algum, seja casa, loja ou apartamento, convém informar-se sobre os pagamentos e respectivos prazos.

Pagamento do IMI
O que precisa de saber sobre prazos e pagamentos do IMI

O Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) veio substituir a antiga Contribuição Autárquica e representa um imposto que incide sobre o valor patrimonial tributário, abrangendo tanto os prédios rústicos, urbanos ou mesmo mistos que estejam em Portugal.
No fundo, o IMI é um imposto municipal cuja receita reverte para os respectivos municípios.


Quando devo pagar o IMI?

Se é dono de um proprietário de algum imóvel, seja ele um apartamento, uma casa ou um prédio, é obrigado a pagar o IMI todos os anos sobre esse mesmo imóvel. 
No entanto, as datas de pagamento do IMI podem variar consoante o valor a pagar. O IMI é um imposto único, ou seja, terá sempre de pagar o IMI por cada imóvel, mesmo que tenha mais do que um.


Prazos de Pagamento do IMI

O IMI pode ser pago através de um documento único de cobrança, o DUC. Todos os documentos emitidos fora do prazo normal de liquidação devem ser pagos pelo proprietário até ao final do mês seguinte ao mês da notificação.
Saiba ainda que os pagamentos do IMI podem ser feitos de várias formas e que, desde 2003, o IMI passou a poder ser pago também em prestações.


O que acontece se pagar o IMI fora do prazo?

Se não cumprir o pagamento do IMI dentro do prazo referido em cima (até ao final do mês seguinte ao mês da notificação), será penalizado com juros de mora nos termos do artigo 44º da Lei Geral Tributária. Se optar pelo pagamento a prestações e deixar uma delas por pagar, tal implicará o imediato vencimento das restantes.

Saiba que:
O valor patrimonial tributário dos prédios é valor que é determinado por avaliação, que é feita de acordo com as regras do Código estipulado para o IMI. Pode encontrar o valor deste registo na matriz predial.


Veja também: