Panela de cozedura lenta: tudo o que tem de saber

Já ouviu falar da panela de cozedura lenta? As slow cookers tomaram os Estados Unidos de assalto e já têm vários adeptos em Portugal.

Panela de cozedura lenta: tudo o que tem de saber
Para que serve, como funciona, dicas e receitas

Se já ouviu falar desta panela de cozedura lenta ou slow cooker deve ter pensado no quão bom seria acordar de manhã e ter o pequeno-almoço feito ou chegar a casa e ter o jantar preparado. Não, as slow cookers não são robots do género da Bimby, mas já lá vamos…

Panela de cozedura lenta: perguntas e respostas


O que é uma panela de cozedura lenta?

Esta panela elétrica cozinha todo o tipo de alimentos a baixa temperatura e de forma lenta. São conhecidas como slow cookers ou até crock-pots, a marca norte-americana que celebrizou o utensílio. A comida fica na panela durante 4 a 12 horas em temperaturas que vão dos 79 aos 82 graus.

Uma panela de cozedura lenta é composta por um compartimento de cerâmica (onde os alimentos são cozinhados), uma tampa e um mecanismo de aquecimento – que pode ser mais ou menos complexo de acordo com a marca e com o modelo.

Uma panela de cozedura lenta tem vantagens?

Uma cozedura a baixa temperatura realça os sabores dos alimentos e mantem a sua qualidade nutricional. Graças ao compartimento de cerâmica, é impossível queimar ou deixar comida agarrada ao fundo.

Como não é necessário adicionar qualquer tipo de gordura ou líquido à cozedura, as refeições cozinhadas nestas panelas de cozedura lenta são mais saudáveis. O alimento é cozinhado no seu próprio líquido.

Como funciona?

Os modelos mais antigos estão apenas equipados com duas temperaturas: a alta e a baixa. Em qualquer uma das hipóteses a temperatura máxima é a mesma, simplesmente a máquina demora mais tempo a atingi-la. Os modelos mais modernos têm uma funcionalidade a mais: temperatura morna, ideal para quando cozinha e sai de casa ou para manter a comida quente enquanto está à mesa.

Além das panelas de cozedura lenta digitais, há alguns modelos manuais, que não são necessariamente piores (tudo vai depender do objetivo para o qual quer a máquina). Com o modelo manual pode definir o tempo de cozedura e, assim que atingir esse tempo a máquina desligar-se-á sozinha.

Dicas para usar uma panela de cozedura lenta

  • Se quer comprar uma panela de cozedura lenta, aposte num modelo mais recente, com a funcionalidade “morna” para que possa manter a comida quente enquanto come.
  • Existem inúmeras receitas online especialmente pensadas para serem preparadas numa panela de cozedura lenta. Estas dizem-lhe a quantidade certa de ingredientes e os tempos de cozedura corretos.
  • Se quiser pôr a panela a funcionar enquanto trabalha, prepare os ingredientes no dia anterior. Assim, antes de sair de casa só tem de juntar os ingredientes na panela e deixá-la a cozinhar.
  • Se a receita indicar a cozedura por mais de 6 horas em temperatura baixa, corte os vegetais em pedaços grandes. Se quiser pedaços mais pequenos mas firmes, acrescente-os a meio do tempo.
  • Antes de acrescentar um molho à panela, aqueça-o para diminuir o tempo de cozedura e para que o molho se misture homogeneamente.
  • Prepare cortes de carne mais gordurosos na panela de cozedura lenta. O tempo prolongado de cozedura permite que a gordura se liberte da carne, tornando-a mais saborosa.
  • Reduza as ervas e os temperos pois a cozedura lenta realçará os seus sabores.
  • Não abra a panela durante a cozedura. Sim, é difícil resistir à tentação mas ao fazê-lo deixará o vapor e o calor escapar e isso vai atrasar a cozedura.
  • Limpe a panela com água morna e detergente – sempre com um pano e nunca com uma esponja para não danificar a cerâmica. Se os ingredientes cozinhados contiverem gordura, deixe a panela de molho 5 a 10 minutos.
  • Se ficar com algumas manchas de água, limpe-as com vinagre e depois passe um pano seco.
  • Não cozinhe carne congelada numa panela de cozedura lenta: primeiro porque não atingirá a temperatura necessária para descongelar e cozinhar e depois porque as carnes entre 4 a 60 graus podem conter bactéricas perigosas para a saúde.

Onde comprar?

Neste momento já existem várias marcas à venda em lojas como a Worten, a Fnac ou a Rádio Popular. Os preços variam de acordo com a marca e com a complexidade do modelo. Há também quem prefira comprar pela Internet, muito porque as marcas mais utilizadas nos Estados Unidos ainda não estão presentes em Portugal.

Receitas para a sua panela de cozedura lenta


Carne de Porco com Batata Doce

porco

Ingredientes
1 c. de sopa azeite
1 kg carne de porco sem osso
4 batatas doces (cortadas em quatro)
1 cebola (cortada em quatro)
6 dentes alho
400 ml caldo de galinha
Sal e Pimenta

Modo de preparação
1. Esta receita demora 20 minutos a preparar e 6 horas a cozinhar.
2. Comece por aquecer o azeite numa frigideira, tempere a carne com sal e pimenta e deixe-a dourar um pouco no azeite.
3. Na panela de cozedura lenta disponha uma camada de batatas-doces, cebola e alho e só depois coloque a carne de porco dourada.
4. Verta o caldo de galinha, feche a panela e deixe cozinhar a baixa temperatura durante 6 horas.


Frango Teriyaki

frango

Ingredientes
1 kg peito de frango (sem pele nem osso)
2 dentes alho (picados)
1/2 chávena cebola picada
1/2 chávena mel
1/2 chávena molho de soja
1/4 chávena vinagre
1 c. de sopa gengibre fresco (picado)
Pimenta do reino moída
1/4 chávena água fria
3 c. de sopa amido de milho

Modo de preparação
1. Faça uma camada de peito de frango no fundo da panela.
2. Numa tigela junte o alho, a cebola, o mel, o molho de soja, o vinagre, o gengibre e a pimenta e misture bem.
3. Quando a mistura estiver homogénea, regue o peito de frango com o preparado.
4. Tape a panela e cozinhe em baixa temperatura durante 5 horas.
5. Retire o frango e desfie-o.
6. Numa panela normal misture a água fria e o amido de milho. Quando tiver uma mistura homogénea junte o molho Teriyaki.
7. Deixe ferver em fogo médio-alto e vá mexendo até engrossar. Misture o molho com o frango e está pronto a servir.

Veja também: