Publicidade:

Volkswagen vai lançar Pão de Forma eléctrico em 2022

A marca alemã atendeu aos pedidos dos fãs e vai produzir um Pão de Forma elétrico. Europa, China e América do Norte são os principais mercados de destino deste novo modelo.

Volkswagen vai lançar Pão de Forma eléctrico em 2022
Renascimento da mítica carrinha, mas agora sem emissões

É oficial! A Volkswagen (VW) vai produzir um Pão de Forma elétrico. O protótipo, que foi apresentado no início de 2017, é também apontado pela fabricante alemã como o primeiro veículo do género equipado com um sistema elétrico de condução 100% autónomo.

A decisão da Volkswagen foi anunciada, este mês em comunicado, por HerbertDiess, presidente da administração da VW, que explica que a marca recebeu inúmeros e-mails e cartas para que o protótipo do Pão de Forma fosse produzido e colocado à venda. O novo Pão de forma chama-se I.D BUZZ e começa a ser comercializado em 2022, na versão de passageiros e variante de carga, tendo como principais mercados a Europa, China e América do Norte.

Pão de forma elétrico terá condução autónoma

O I.D BUZZ, uma berlina I.D. e um crossover inspirado no concept I.D. Crozz SUV são os três veículos elétricos que a VW vai lançar, e que vão ter capacidades de condução autónoma de Nível 3. Ou seja, estes modelos podem conduzir-se, acelerar e travar sozinhos, sem requerer à intervenção do condutor. Todos estes modelos vão partilhar a nova plataforma desenvolvida para veículos elétricos (MEB), que inclui as baterias no chão do carro, sendo que o tamanho da bateria pode variar.

Herbert Diess explicou, numa apresentação na Califórnia, nos Estados Unidos, que “o Microbus (Pão de Forma) sempre foi conhecido na América como fazendo parte do ‘lifestyle’ da Califórnia. Agora vamos trazê-lo de volta, reinventando-o como um automóvel eléctrico. É um veículo que une o passado ao futuro, como Pebble Beach e Silicon Valley”. A mítica carrinha chegou a ser considerada, e ainda é hoje, como um ícone do movimento hippie no estado californiano.

No entanto, o presidente da administração da VW não confirmou se os números que tinham sido anunciados com o protótipo, no Salão Automóvel de Genebra de 2017, se mantém: 370 cavalos para autonomia de 435 km. Como é um elétrico irá ter um habitáculo bem grande, já que as baterias são colocadas no chão e o espaço que ocupa a mecânica elétrica é mínimo. O protótipo I.D. Buzz tem 4.942 metros de comprimento, 1.976 metros de largura e 1.963 metros de altura

Veja também: