ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
David Afonso
David Afonso
09 Abr, 2021 - 15:39

Pão de Forma Elétrico: a nova vida da Volkswagen para 2022

David Afonso

A marca alemã atendeu aos pedidos dos fãs e vai produzir um Pão de Forma elétrico. Dois novos modelos estão na calha para 2022. Conheça os detalhes.

pão de forma elétrico ID Buzz Concept

É oficial! A Volkswagen está a produzir um Pão de Forma elétrico (100%) para 2022. Para além disso, está a ser apontado pela fabricante alemã como o primeiro veículo do género equipado com um sistema elétrico de condução 100% autónomo.

Este novo Pão de Forma chama-se ID. BUZZ e começa a ser comercializado em 2022. Vai ter duas versões, passageiros e variante de carga. Os seus principais mercados serão a Europa, China e América do Norte.

Conheça agora todos os detalhes desta nova vida de um dos carros mais simbólicos do mundo automóvel.

Pão de forma elétrico: o reeditar de uma lenda

Ainda antes do ID. BUZZ, totalmente elétrico e autónomo, existe ainda um modelo Pão de Forma que tem de ser mencionado: o Volkswagen e-Bulli.

Em 2017, além de anunciar a versão autónoma para este mítico modelo, a Volkswagen Commercial Vehicles (VWCV) apresentou então o e-Bulli.

Mas quem é “este” Volkswagen e-Bulli?

Volkswagem e-Bulli
Volkswagen Newsroom

Este é um pão de forma “original” elétrico. Uma versão recuperada do modelo de 1966, o T1 Samba Bus.

É um modelo que conta com um motor elétrico de 83 CV de potência e um binário de 212 Nm. A velocidade máxima é de 130 km/h para proteger a bateria, de 45 kWh de iões de lítio. Esta está colocada sob o piso do veículo e que permite uma autonomia de mais de 200 quilómetros – pode ser recarregada até 80% em 40 minutos em postos de 50 kW.

Os principais destaques são:

  • Alterações face ao modelo original, ao nível do chassi;
  • Sistema de travagem (agora com discos ventilados em todas as rodas);
  • Faróis redondos em LED com luzes diurnas e um indicador de carga na traseira;
  • Velocímetro baseado no original com display de dois dígitos, integrado que fornece ao condutor uma variedade de informações, incluindo a autonomia;
  • Ecrã de infoentretenimento no teto sobre o painel de controlo;
  • Rádio, estilo retro, equipado com tecnologia DAB+, Bluetooth e entradas USB.

Depois deste anúncio, claro que, os fãs do modelo ficaram com água na boca. Uma versão clássica com esta mudança era um apelo para outras conquistas no mercado.

Com efeito, vejamos então os detalhes do “tão” esperado I.D BUZZ.

ID. BUZZ: a nova vida do Pão de Forma

Como referido, o ID. BUZZ vai contar com duas versões (passageiros e de carga), e ambas, vão ter capacidades de condução autónoma de Nível 3. Ou seja, estes modelos podem conduzir-se, acelerar e travar sozinhos, sem requerer à intervenção do condutor.

Estes modelos vão partilhar a nova plataforma desenvolvida para veículos elétricos (MEB), que inclui as baterias no chão do carro, sendo que o tamanho da bateria pode variar.

Conheça agora cada uma das versões:

ID. Buzz Concept

pão de forma elétrico ID Buzz Concept
Volkswagen Newsroom

Este modelo vem equipado com as melhores ideias da marca para o seu segmento automóvel. É um modelo que vem redefinir o que um automóvel pode ser hoje em dia: um pioneiro, uma casa móvel e um espaço para a criatividade.

Os principais destaques são:

  • Faróis LED inteligentes. Dispositivos que comunicam interativamente com o condutor e com os peões, preparados para redobrar a segurança na estrada;
  • Sensores de visão. Os sensores controlam o ambiente dentro e fora do veículo. De forma a tornar a viagem tão agradável e confortável quanto possível;
  • Ergonomia e conforto. Espaço por dentro e por fora. Um exterior revolucionário e capaz o suficiente para suster uma estrutura que conta no seu interior com uma pequena casa;
  • Teto Panorâmico. O teto de vidro panorâmico estende-se ao longo de quase todo o comprimento do ID. Buzz;
  • AR Head-Up. Este novo sistema de segurança automóvel projeta os dados de condução mais importantes no para-brisas, assim como todas as instruções de navegação que surgem “como se estivessem desenhadas na estrada”;
  • Touchpad. No cockpit não existem botões ou teclas. Um simples toque no touchpad localizado no volante permite operar as funções disponíveis.

De acordo com a Volkswagen, este modelo está equipado com dois motores elétricos com 374 cv de potência combinada as acelerações dos 0 aos 100 km/h cumprem-se em apenas 5 segundos, enquanto a velocidade máxima está limitada aos 160 km/h.

No que toca à autonomia, graças ao pacote de baterias de 111 kWh, será possível fazer até 600 km num único carregamento. Num posto de carregamento rápido (150kW), é possível carregar 80% das baterias em apenas 30 minutos.

ID. Buzz Cargo

ID Buzz Cargo
Volkswagen Newsroom

Para quem gosta de veículos de transporte, vai encontrar o seu novo melhor amigo. Todos os recantos são aproveitados para soluções inteligentes de montagem e conversão.

Os principais destaques são:

  • Painel Solar. A elevada autonomia do ID. Buzz Cargo é aumentada através do teto com painel solar integrado;
  • Condução autónoma. Este é o grande diferencial deste modelo, provavelmente o mais importante entre as duas versões do mesmo. A versão cargo é preparada para criar novas possibilidades para o condutor;
  • Alma citadina. O motor elétrico de menores dimensões e a maior distância entre eixos garantem um ângulo de viragem e um espaço de circulação, menores, sem limitar o volume da bagageira. Por outras palavras, ideal para um dia atarefado de transportes e recolha de materiais.

De acordo com a Volkswagen, apresenta um motor elétrico de 204 cv (150 kW). Com velocidade máxima de aos 159 km/h. A bateria de 111 kWh é carregada, em 80%, em apenas 30 minutos. Com um carregador rápido de 150 kW de corrente contínua.

Era este o Pão de Forma elétrico que idealizava?

Para terminar, nada como recordar as palavras de Herbert Diess aquando da apresentção do ID. Buzz:

O Microbus sempre foi conhecido um pouco por todo o mundo como fazendo parte do lifestyle, espírito livre e paz de espírito. Agora vamos trazê-lo de volta, reinventando-o como um automóvel elétrico. Um veículo que une o passado ao futuro.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].