Publicidade:

Aprenda a fazer o famoso pão-de-ló de Arouca

A receita tradicional do pão-de-ló de Arouca não deixa ninguém indiferente: aprenda a fazer um bolo rico em sabores, história e tradição.

Aprenda a fazer o famoso pão-de-ló de Arouca
Um doce de comer e chorar por mais

O pão-de-ló de Arouca é uma receita tradicional com muitos, muitos anos de história. Sabe desde quando este ícone da doçaria tradicional faz as delícias de todos? Segundo alguns fabricantes locais, já desde de 1840.

Embora seja um doce especialmente querido pela altura da Páscoa, a receita deste pão-de-ló é comercializada – e adorada – durante todo o ano… E esta parece-nos a desculpa perfeita para aprender um passo a passo cheio de história e sabor. Vamos começar?


Pão-de-ló de Arouca: uma receita irresistível

pao de lo de aroucaFonte: A. Teixeira Pinto
Ingredientes
14 ovos
400g açúcar
250g farinha
1 c. sopa de fermento

Modo de preparação

  1. Bata as gemas com o açúcar durante aproximadamente 30 minutos. Este passo é fundamental para que o pão-de-ló fique fofo e macio.
  2. Bata as claras em castelo bem firmes.
  3. Depois, junte as claras às gemas cuidadosamente até que estejam bem incorporadas mas de forma a que as claras não perca o ar. O ideal é usar a colher de pau e ir envolvendo pacientemente em movimentos circulares.
  4. Depois, acrescente a farinha e o fermento envolvendo muito bem até obter um massa homogénea.
  5. Por fim, despeje a massa para uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha.
  6. Leve ao forno pré-aquecido a 150 graus durante cerca de duas horas. A cozedura deve ser lenta.

Esta receita tradicional de pão-de-ló de Arouca é simplesmente divinal e o segredo está no carinho que deve dedicar a cada um dos passos da sua preparação. Não apresse nenhum deles e consiga um pão-de-ló doce e fofo a que não vai conseguir resistir.

Veja também: