Publicidade:

Quer ter um perfil de sucesso nas redes sociais? Siga estas 8 dicas

Conheça algumas dicas para criar e a manter um perfil de sucesso nas redes sociais. Design e conteúdos relevantes estão na lista.

Quer ter um perfil de sucesso nas redes sociais? Siga estas 8 dicas
Diferencie-se e tenha um perfil vencedor

Atualmente, quase não há quem passe sem a presença nas redes sociais, seja por pura diversão, lazer e, cada vez mais, por razões profissionais. Independentemente da razão, se quer criar e manter um perfil de sucesso nas redes sociais, siga as nossas 8 dicas e prepare-se para brilhar.

Em resumo, a par das nossas sugestões, basta que tenha alguns cuidados, seja criativo e inspire-se em perfis de sucesso, que admire e que, principalmente, que gostasse de ter. Vamos começar?

8 dicas para criar um perfil de sucesso nas redes sociais


1. Definir e planear um perfil

perfil

Antes de criar a sua imagem ou marca, defina aquilo que quer ser e como quer estar nas redes sociais. Para o fazer, pense no que pretende valorizar e como quer que seja a sua presença/imagem nas diferentes redes sociais.

Depois, planifique adequadamente a sua presença. Isto é, em que rede(s) social(ais) quer estar mais presente, quantas e que tipo de publicações pretende fazer por dia (texto, imagem, vídeo), qual será o perfil dos seus potenciais seguidores e quais os conteúdos que lhes poderão interessar.

2. Ser original e consistente

Para se destacar e diferenciar, seja original e assegure que há consistência, coerência e qualidade naquilo que publica em todos os perfis, assim como um bom design e fotografias igualmente coerentes e interessantes.

3. Saber como usar cada rede social/profissional

redes sociais

Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Youtube? Onde vai estar presente? Saiba usar bem cada um destes “canais” para poder rentabilizar a sua presença online.

Embora possam e devam interagir, o LinkedIn, por exemplo, não deverá ser usado como o Facebook. Enquanto o primeiro é uma rede profissional, o segundo é social, com características e usuários com posturas diferentes. Estar no LinkedIn pode revelar-se essencial em termos pessoais (se procura emprego, por exemplo) e em termos de negócio, por isso convém que o utilize da forma mais adequada possível.

Claro que pode usar o Facebook para dar a conhecer o seu trabalho, complementando com o LinkedIn, ou usar o Twitter para interagir com o público e colocar pequenas notas, ou mesmo o Instagram, para mostrar às pessoas como é a sua atividade profissional – o seu produto, aquilo que usa, veste, come.

Pense, previamente, na forma como estes canais se vão complementar para atingir os seus objetivos.

4.Ter conteúdos de qualidade, em diferentes formatos

Publique com regra, com qualidade e diversidade. Não deve publicar tudo a toda a hora, mas também não deve esquecer-se dos seus seguidores. Para tornar o seu perfil mais apelativo, dinâmico e interessante publique em diferentes formatos: texto, imagem, vídeo. E, claro, sempre conteúdos de qualidade e que sejam relevantes para os seus seguidores. Por isso é tão importante ter em conta a dica 1 – planear.

5. Interagir com os seus seguidores

redes sociais

Se o seguem é porque apreciam o seu trabalho, os seus conteúdos, os serviços que presta ou produtos que usa ou vende, por exemplo. Por isso, mostre-lhes que é grato por isso, que está lá para eles.

Ao interagir mostra atenção e cuidado com as opiniões – boas e más – de quem o segue, responde a dúvidas e ajuda a fomentar o elo de ligação – e, claro, isso ajuda a ter mais seguidores e a conseguir um perfil de sucesso.

6. Avaliar para melhorar

Em quase todas as redes sociais é possível medir a visibilidade, interação e crescimento das mesmas. Esteja atento aos resultados porque isso permitir-lhe-á perceber o que está – ou não – a resultar. Avalie para melhorar e para poder apostar no que mais resulta, em termos de conteúdo, formato e ações.

7. Escrever corretamente e pensar antes de publicar

redes sociais

Reveja o que escreve para evitar erros ortográficos e de sintaxe – e, também, para garantir que consegue comunicar de forma simples e eficaz.

Pense se realmente quer publicar determinado conteúdo para que o efeito não seja inverso ao pretendido.

8. Investir na criação e manutenção de um perfil de sucesso

Se realmente quer um perfil de sucesso, poderá ter de investir não só tempo e dedicação, mas também dinheiro. Por exemplo, no caso do Facebook poderá investir em publicidade paga para que as suas publicações tenham um maior alcance, isto é, que fiquem visíveis para mais pessoas, em determinada região e com determinados interesses.

Se for possível, contrate mesmo especialistas em marketing digital para otimizarem os conteúdos que pretende publicar. As técnicas avançadas desta área poderão ajudar a conseguir o desejado perfil de sucesso.

Veja também: