Publicidade:

Sabe como pesquisar no Google? Seja um mestre com estas 14 dicas

Há vários truques para pesquisar no Google que o podem ajudar a filtrar e a encontrar os melhores resultados. Quantos é que já conhece?

Sabe como pesquisar no Google? Seja um mestre com estas 14 dicas
Fique a saber como pode otimizar as suas pesquisas no motor de busca

Muitos utilizadores não chegam a encontrar a informação de que precisam online, deparando-se apenas com resultados diferentes do desejado. Saber como pesquisar no Google através de alguns truques e atalhos pode economizar bastante tempo nas suas pesquisas e aumentar o seu rendimento.

Na lista seguinte, partilhamos alguns dos atalhos e truques a usar na próxima pesquisa neste motor de busca. Nunca mais terá dificuldades em encontrar o que realmente procura.

14 dicas de expert para pesquisar no Google


pesquisar no google

1. Pesquisar por palavras-chave

Por exemplo, se procura um novo smartphone e está indeciso entre um smartphone Samsung ou Huawei, basta escrever as palavras Huawei Samsung. Como resultado irão surgir páginas que usam as duas palavras.

2. Procurar uma expressão em concreto

A procura por uma expressão, normalmente, devolve diversas páginas que usam algumas das palavras pesquisadas, mas não a expressão tal como está escrita. Para isso basta usar aspas. Por exemplo, se procura como programar em HTML, terá melhores resultados se o fizer usando aspas: “como programar em HTML”.

Ao utilizar aspas está a dizer ao Google para procurar a expressão exata que se encontra dentro dessas aspas. Isto é, se pesquisar no Google por “Fernão Pinto” com aspas no início e no final da expressão, o Google vai ignorar resultados com Fernão Mendes Pinto.

3. Excluir palavras

Como pesquisar no Google sobre algo e simultaneamente excluir alguns resultados indesejados? Por exemplo, basta escrever smartphone –apple para aparecerem páginas sobre smartphones excluindo smartphones Apple.

4. Deixar o Google completar a pesquisa

Suponha que está à procura de um novo gadget e quer saber o que os concorrentes da Xiaomi estão a produzir. Para isso basta escrever Xiaomi vs, e o Google mostrará diversas hipóteses para completar a pesquisa. Depois, só tem de escolher o que quer ver.

5. Pesquisar sinónimos

Sabe como pesquisar no Google uma palavra e os seus sinónimos? Basta escrever, por exemplo, “tinta” e surgirão páginas com a palavra tinta ou com os seus sinónimos.

6. Procurar a definição de uma palavra

Se procura a definição de uma palavra, por exemplo, introspeção, basta escrever no Google define:instropeção.

7. Fazer cálculos

O Google também faz cálculos por si. Basta inserir os números e o sinal de operação. Por exemplo, se quer multiplicar o número 7 pelo número 15. Basta escrever 7*15, e o resultado será devolvido.

pesquisar no google

8. Fazer conversões

Para converter qualquer medida, basta escrever unidade 1 para unidade 2. Por exemplo, km para milhas.

9. Pesquisar apenas num site

Se não quiser usar o motor de busca de um site que está a visitar, basta escrever no Google site:e-konomista.pt “google”, e vai encontrar diversas páginas do portátil E-Konomista que contenham a palavra Google.

10. Adequar as palavras à Internet

Calma, não é nada complicado. Aquilo que lhe é pedido é que consiga adequar as palavras à Internet, ou seja, em vez de escrever dói-me a cabeça, escreva dor de cabeça. Esta última pesquisa tende a ser o mais indicado para encontrar algum conteúdo, uma vez que é o mais parecido com o título de algum artigo.

11. Procurar por um ficheiro específico

Tal como o caso do site, também pode pesquisar um ficheiro específico. Escreva futebol filetype:ppt e verá que a pesquisa só irá apresentar ficheiros PowerPoint.

12. Retirar elementos da pesquisa

Aprenda a retirar elementos que não pretende ver na sua pesquisa. Por exemplo, gostava de procurar receitas de saladas sem tomate? Escreva receita salada –tomates.

13. Utilizar asteriscos

Esta opção é excelente para quem pretende procurar letras de músicas ou títulos de livros. E para muito mais! Para que servem os asteriscos? Para preencherem espaços onde deveria estar uma palavra, isto é, se pesquisar no Google por Fernão * Pinto irá ver imensos resultados sobre Fernão Mendes Pinto.

14. Pesquisar meteorologia e data

Quer saber a meteorologia e a hora na sua localidade? Ou em qualquer parte do mundo? Basta, para o primeiro, escrever meteorologia Porto para saber o estado do tempo no Porto, ou escreva apenas meteorologia se o quiser saber na sua atual localização. Para saber a hora aplica-se o mesmo princípio, mas em vez de meteorologia escreve-se hora.

Com estas dicas conseguirá fazer as suas pesquisas num espaço de tempo muito mais curto, mais otimizado e personalizado, não ficando frustrado por não encontrar aquilo que realmente queria.

Para saber mais truques e dicas sobre como pesquisar no Google, o próprio Google tem um guia muito útil.

Veja também: