Marcos Silva
Marcos Silva
19 Abr, 2018 - 11:22
Sabe como pesquisar no Google? Seja um mestre com estas 14 dicas

Sabe como pesquisar no Google? Seja um mestre com estas 14 dicas

Marcos Silva

Há vários truques para pesquisar no Google que o podem ajudar a filtrar e a encontrar os melhores resultados. Quantos é que já conhece?

O artigo continua após o anúncio

Muitos utilizadores não chegam a encontrar a informação de que precisam online, deparando-se apenas com resultados diferentes do desejado. Saber como pesquisar no Google através de alguns truques e atalhos pode economizar bastante tempo nas suas pesquisas e aumentar o seu rendimento.

Na lista seguinte, partilhamos alguns dos atalhos e truques a usar na próxima pesquisa neste motor de busca. Nunca mais terá dificuldades em encontrar o que realmente procura.

14 dicas de expert para pesquisar no Google

pesquisar no google

1. Pesquisar por palavras-chave

Por exemplo, se procura um novo smartphone e está indeciso entre um smartphone Samsung ou Huawei, basta escrever as palavras Huawei Samsung. Como resultado irão surgir páginas que usam as duas palavras.

2. Procurar uma expressão em concreto

A procura por uma expressão, normalmente, devolve diversas páginas que usam algumas das palavras pesquisadas, mas não a expressão tal como está escrita. Para isso basta usar aspas. Por exemplo, se procura como programar em HTML, terá melhores resultados se o fizer usando aspas: “como programar em HTML”.

Ao utilizar aspas está a dizer ao Google para procurar a expressão exata que se encontra dentro dessas aspas. Isto é, se pesquisar no Google por “Fernão Pinto” com aspas no início e no final da expressão, o Google vai ignorar resultados com Fernão Mendes Pinto.

3. Excluir palavras

Como pesquisar no Google sobre algo e simultaneamente excluir alguns resultados indesejados? Por exemplo, basta escrever smartphone –apple para aparecerem páginas sobre smartphones excluindo smartphones Apple.

4. Deixar o Google completar a pesquisa

Suponha que está à procura de um novo gadget e quer saber o que os concorrentes da Xiaomi estão a produzir. Para isso basta escrever Xiaomi vs, e o Google mostrará diversas hipóteses para completar a pesquisa. Depois, só tem de escolher o que quer ver.

5. Pesquisar sinónimos

Sabe como pesquisar no Google uma palavra e os seus sinónimos? Basta escrever, por exemplo, “tinta” e surgirão páginas com a palavra tinta ou com os seus sinónimos.

O artigo continua após o anúncio

6. Procurar a definição de uma palavra

Se procura a definição de uma palavra, por exemplo, introspeção, basta escrever no Google define:instropeção.

7. Fazer cálculos

O Google também faz cálculos por si. Basta inserir os números e o sinal de operação. Por exemplo, se quer multiplicar o número 7 pelo número 15. Basta escrever 7*15, e o resultado será devolvido.

pesquisar no google

8. Fazer conversões

Para converter qualquer medida, basta escrever unidade 1 para unidade 2. Por exemplo, km para milhas.

9. Pesquisar apenas num site

Se não quiser usar o motor de busca de um site que está a visitar, basta escrever no Google site:e-konomista.pt “google”, e vai encontrar diversas páginas do portátil E-Konomista que contenham a palavra Google.

10. Adequar as palavras à Internet

Calma, não é nada complicado. Aquilo que lhe é pedido é que consiga adequar as palavras à Internet, ou seja, em vez de escrever dói-me a cabeça, escreva dor de cabeça. Esta última pesquisa tende a ser o mais indicado para encontrar algum conteúdo, uma vez que é o mais parecido com o título de algum artigo.

11. Procurar por um ficheiro específico

Tal como o caso do site, também pode pesquisar um ficheiro específico. Escreva futebol filetype:ppt e verá que a pesquisa só irá apresentar ficheiros PowerPoint.

12. Retirar elementos da pesquisa

Aprenda a retirar elementos que não pretende ver na sua pesquisa. Por exemplo, gostava de procurar receitas de saladas sem tomate? Escreva receita salada –tomates.

13. Utilizar asteriscos

Esta opção é excelente para quem pretende procurar letras de músicas ou títulos de livros. E para muito mais! Para que servem os asteriscos? Para preencherem espaços onde deveria estar uma palavra, isto é, se pesquisar no Google por Fernão * Pinto irá ver imensos resultados sobre Fernão Mendes Pinto.

O artigo continua após o anúncio

14. Pesquisar meteorologia e data

Quer saber a meteorologia e a hora na sua localidade? Ou em qualquer parte do mundo? Basta, para o primeiro, escrever meteorologia Porto para saber o estado do tempo no Porto, ou escreva apenas meteorologia se o quiser saber na sua atual localização. Para saber a hora aplica-se o mesmo princípio, mas em vez de meteorologia escreve-se hora.

Com estas dicas conseguirá fazer as suas pesquisas num espaço de tempo muito mais curto, mais otimizado e personalizado, não ficando frustrado por não encontrar aquilo que realmente queria.

Para saber mais truques e dicas sobre como pesquisar no Google, o próprio Google tem um guia muito útil.

Veja também: