Publicidade:

As 5 piores razões para comprar uma casa

De todas as razões para comprar uma casa, apresentámos as 5 piores. Saiba quais são e os cuidados que deve ter antes de tomar esta decisão.

As 5 piores razões para comprar uma casa
Analise as opções com calma

Definir quais são as piores razões para comprar uma casa pode ser um pouco delicado, afinal, cada um sabe das próprias condições e motivações. A busca pela casa própria é um conceito tão marcado na cultura ocidental que muitas vezes não se sabe onde começa a vontade do futuro dono e onde acaba o hábito cultural.

O mesmo caminho parece ser o único para todos: acabar os estudos, casar, comprar uma casa e ter filhos. No entanto, as pessoas possuem caminhos, habilidades e desejos diferentes e investir num imóvel apenas para seguir um padrão é uma das piores razões para comprar uma casa.

5 piores razões para comprar uma casa

É a hora certa para comprar

couple

Qualquer pessoa minimamente interessada no mercado imobiliário já ouviu algo como: “Se não comprar agora vai perder uma oportunidade!”. Uma das piores razões para comprar uma casa é comprar apenas porque parece ser o melhor momento do mercado.

É claro que as taxas e os preços interessam para que seja feito um bom negócio, mas se isso incluir sacrifícios e decisões precipitadas, esta decisão pode ser uma péssima escolha.

Pressão social

home

Todos os amigos e amigas parecem estar a decidir o futuro: casamentos, filhos, empregos e… casa própria. Sentir-se socialmente pressionado a seguir os mesmos passos dos amigos ou dos parentes não é um motivo bom o suficiente para uma decisão tão séria e permanente.

Mudança de vida

home

Existe um conceito ultrapassado na nossa sociedade de que após o casamento convém comprar uma casa, ou que é impossível ter filhos e viver num espaço arrendado, porque um bebé necessita de espaço e a segurança de um teto.

Das piores razões para comprar uma casa, esta talvez seja a mais cruel: a ideia de que a partir de um determinado acontecimento, é necessária uma mudança radical de vida e que isso inclui um imóvel para chamar de seu.

Arrendar é desperdiçar dinheiro

bills

A discussão entre comprar e arrendar não é nenhuma novidade. Apesar de muitas pessoas acreditarem que pagar uma renda é o mesmo que deitar dinheiro ao lixo, esta matemática é mais do que apenas colocar valores em comparação. Como são diferentes cenários, é preciso colocar em perspetiva os custos e as vantagens.

Uma casa é um investimento

house

Se considera comprar uma casa por ver a oportunidade como um investimento, talvez seja o caso de pensar duas vezes, o investimento pode ser arriscado. Não existem garantias de que o valor da casa aumentará em alguns anos, e isto porque tudo depende dos custos de manutenção e melhorias, o preço de mercado, os anos de uso e o valor imobiliário agregado à vizinhança. No final das contas não existe nenhuma garantia de que comprar uma casa seja um investimento lucrativo.

Veja também: