Definir quais são as piores razões para comprar uma casa pode ser um pouco delicado, afinal, cada um sabe das próprias condições e motivações. A busca pela casa própria é um conceito tão marcado na cultura ocidental que muitas vezes não se sabe onde começa a vontade do futuro dono e onde acaba o hábito cultural.
O mesmo caminho parece ser o único para todos: acabar os estudos, casar, comprar uma casa e ter filhos. No entanto, as pessoas possuem caminhos, habilidades e desejos diferentes e investir num imóvel apenas para seguir um padrão é uma das piores razões para comprar uma casa.
5 piores razões para comprar uma casa
É a hora certa para comprar
Qualquer pessoa minimamente interessada no mercado imobiliário já ouviu algo como: “Se não comprar agora vai perder uma oportunidade!”. Uma das piores razões para comprar uma casa é comprar apenas porque parece ser o melhor momento do mercado.
É claro que as taxas e os preços interessam para que seja feito um bom negócio, mas se isso incluir sacrifícios e decisões precipitadas, esta decisão pode ser uma péssima escolha.
Pressão social
Todos os amigos e amigas parecem estar a decidir o futuro: casamentos, filhos, empregos e… casa própria. Sentir-se socialmente pressionado a seguir os mesmos passos dos amigos ou dos parentes não é um motivo bom o suficiente para uma decisão tão séria e permanente.
Mudança de vida
Existe um conceito ultrapassado na nossa sociedade de que após o casamento convém comprar uma casa, ou que é impossível ter filhos e viver num espaço arrendado, porque um bebé necessita de espaço e a segurança de um teto.
Das piores razões para comprar uma casa, esta talvez seja a mais cruel: a ideia de que a partir de um determinado acontecimento, é necessária uma mudança radical de vida e que isso inclui um imóvel para chamar de seu.
Arrendar é desperdiçar dinheiro
A discussão entre comprar e arrendar não é nenhuma novidade. Apesar de muitas pessoas acreditarem que pagar uma renda é o mesmo que deitar dinheiro ao lixo, esta matemática é mais do que apenas colocar valores em comparação. Como são diferentes cenários, é preciso colocar em perspetiva os custos e as vantagens.
Uma casa é um investimento
Se considera comprar uma casa por ver a oportunidade como um investimento, talvez seja o caso de pensar duas vezes, o investimento pode ser arriscado. Não existem garantias de que o valor da casa aumentará em alguns anos, e isto porque tudo depende dos custos de manutenção e melhorias, o preço de mercado, os anos de uso e o valor imobiliário agregado à vizinhança. No final das contas não existe nenhuma garantia de que comprar uma casa seja um investimento lucrativo.
Veja também: