Plantas no escritório: as 5 mais adequadas

Estudos comprovam que ter plantas no escritório afecta a percepção do ambiente de trabalho e contribui para o bem-estar geral, mas há mais benefícios.

Plantas no escritório: as 5 mais adequadas
Concentração, produtividade e bem-estar

Ter plantas no escritório contribui para um ambiente saudável e inspirador, sobretudo se  passa a maior parte do seu dia no local de trabalho.

Convém escolher plantas que se adaptem a um ambiente com ar condicionado e, por vezes, com pouca luz natural, e que tenham manutenção simples e barata.

Plantas no escritório: principais benefícios

São muitos os estudos que mostram os benefícios de ter plantas no escritório. Um dos mais recentes, realizado por duas universidades britânicas, mostra que a presença de plantas no ambiente de trabalho aumenta a a perceção da qualidade do ar, os níveis de concentração e a satisfação dos trabalhadores.

Ou seja, ao aumentarem o bem-estar e a sensação de felicidade, as plantas tornam os funcionários mais empenhados e produtivos. Mas os benefícios de ter plantas no escritório não se ficam por aqui. As plantas contribuem para:

  • Um ambiente mais alegre e calmo;
  • Filtrar o ar e aumentar os níveis de humidade (podem diminuir a poeira até 20% e manter a humidade em níveis recomendados, entre os 30% e 60%);
  • Reduzir o stress;
  • Aumentar a produtividade (em 12%, de acordo com o estudo).

Plantas no escritório: quais?

1. Cactos

1-Cactos

São uma escolha óbvia, sobretudo pela pouca manutenção que exigem e pelo facto de se adaptarem bem a ambientes fechados de escritório. Precisam de luz mas não de muita água, em alguns casos pode regá-los só de mês a mês. Pode dar-lhes uma graça extra escolhendo um vaso bonito ou fazendo composições com vários num só vaso.

2. Suculentas

2-suculentas

São idênticas aos cactos, na medida em que  exigem de si poucos cuidados. Gostam de luz e estão na moda! Ficam bem a decorar uma mesa de reuniões, por exemplo. Basta regá-las cerca de uma vez por semana e também pode abusar da decoração e das misturas.

3. Violetas

3-violetas

Se quer um bocado mais de cor pode optar por violetas. São plantas que gostam de luz indireta e basta regar quando a terra começar a ficar seca. Atenção que não deve molhar as folhas e as flores! No feng shui é entendida como uma planta que traz qualidades ligadas à  proteção e espiritualidade.

4. Lírio da Paz

4-Lirio-da-paz

É uma planta que traz harmonia ao ambiente, já que purifica e renova energias. Mesmo sem flores, tem uma folhagem que anima a mesa de escritório e dá-lhe um toque de elegância. Gosta de sombra e claridade indireta.

5. Lança de São Jorge

5-lanca-de-sao-jorge

Acredita em mau-olhado? Então ter uma Lança de São Jorge no escritório pode ser boa ideia. Esta planta também melhora a qualidade do ar à noite. Por isso, quando chegar de manhã vai respirar melhor!

Veja também:

Continuar a Ler