Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
15 Set, 2021 - 08:55

10 razões para ter mais plantas de interior

Mónica Carvalho

As plantas de interior podem ser uma mais valia em sua casa: conheça aqui algumas boas razões para as ter em casa.

plantas de interior

As plantas de interior são extremamente importantes por vários motivos: em termos de decoração elas apresentam-se, sem dúvida, com um trunfo que faz toda a diferença em determinadas divisões da casa.

Por outro lado, há outras questões a ter em conta e que se podem revelar extremamente benéficas para si, nomeadamente em termos de saúde e bem-estar. Não acredita? Então, este artigo é mesmo para si.

Plantas de interior: bons motivos para as ter

As plantas são mais importantes para o nosso bem-estar geral do que possa imaginar. Ao escolher as espécies adequadas estará a contribuir para que se sinta mais tranquilo, de uma forma simples e acessível. Mas os benefícios não se ficam por aqui. Tome nota!

ter plantas em casa
1

Relaxamento

As plantas de interior ajudam no processo de relaxamento, não só porque contribuem para uma atmosfera geral associada ao bem-estar, mas também porque o simples ato de observar uma planta pode mesmo ajudar na libertação de adrenalina, libertando energia e obrigando ao fluxo de oxigénio para o cérebro, ajudando-o a relaxar.

2

Humidificadores

As plantas são humidificadores naturais. Elas conseguem regular a humidade de uma divisão, através da transpiração dos poros na base das folhas, que, ao suarem, libertam humidade para o ambiente. Muito melhor opção do que comprar aparelhos elétricos para esta função.

3

Criatividade

A presença de plantas pode ajudar no aumento da criatividade. De acordo com alguns especialistas, as cores das folhas e flores podem promover energias facilitadoras da criatividade.

E isto tanto pode ser utilizado no home office, como no escritório do local de trabalho. Afinal, uma plantinha dá sempre um novo ar a qualquer espaço.

4

Poderes curativos

Toda a gente sabe que algumas plantas têm características que promovem a cura de determinadas doenças ou condições indesejáveis.

O aloé vera tem resultados extraordinários com queimaduras, por exemplo, mas as chamadas plantas aranha são muito eficazes a absorver o pó, logo a evitar os sintomas dos que têm alergias.

5

Purificadoras

As plantas contribuem de forma muito preponderante para a purificação do ar das nossas casas e funcionam, de facto, como filtros do ar que nos rodeia.

E em pandemia isto é especialmente importante. Por isso, já sabe: além de arejar a casa, ter plantas que ajudam a limpar o ar são dois truques fundamentais para melhorar a ar que respira.

6

Concentração

Há alguns estudos que apontam para a importância das plantas de interior no aumento dos níveis de concentração e, por isso, elas são aconselhadas para escritórios, bibliotecas ou locais de estudo.

7

Energia

As plantas de interior com cores fortes, nomeada e especialmente o vermelho, acabam por se tornar fontes de energia, isto é, promovem o bem-estar e são, por isso, aconselhadas para a sua casa de banho: o acordar será mais rápido.

8

Saúde ocular

Há quem acredite no poder curativo e calmante das plantas-jiboia. Não fará mal nenhum experimentar olhar para uma destas plantas depois de algumas horas em frente ao ecrã do seu computador. Alguns dizem que o efeito calmante é quase imediato, outras afirmam mesmo que pode evitar glaucoma ou cataratas.

9

Dor de cabeça

Dado que produzem oxigénio e diminuem os níveis de dióxido de carbono no ar, as plantas são também um elemento fundamental para aliviar as dores de cabeça.

10

Descongestionamento nasal

Existem algumas plantas, como é o caso do eucalipto, que podem ajudar a limpar as secreções e melhorar o congestionamento do sistema respiratório. Esta planta age como um antisséptico natural e deve ser usada apenas como inalante.

Por isso, ainda que não possa ter uma árvore destas em casa, se não tiver um espaço exterior considerável, então, pode sempre ter algumas folhas que até servem como elemento decorativo.

Como vê, são muitos os motivos para tornar a sua casa num espaço mais verde. Além de ficar com espaços mais bonitos e agradáveis, as plantas de interior também beneficiarão a sua saúde e estado de espírito.

Deixamos ainda uma dica adicional: para melhorar a saúde e reduzir a fadiga e o stress, coloque uma planta grande (vaso de 20 centímetros de diâmetro ou maior) a cada 12 metros quadrados. Em escritórios ou salas de aula, posicione as plantas de forma que cada pessoa tenha a planta à vista.

Veja também