Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
20 Jul, 2020 - 10:52

Plantas que atraem mosquitos: saiba quais são e evite-as

Mónica Carvalho

Uma casa com plantas tem outro encanto. Mas nem tudo são rosas: sabia que existem plantas que atraem mosquitos? Por isso, deve evitá-las nesta época do ano.

Plantas que atraem mosquitos

Dão mais cor e vida a uma casa e tudo parece mais bonito com a sua presença: falamos de plantas, pois claro. Mas sabia que há plantas que atraem mosquitos? Por isso, deve evitá-las, principalmente nesta altura do ano.

Plantar, semear e regar são algumas das práticas mais relaxantes que podemos fazer e que, simultaneamente, ajudam a tornar o nosso lar num espaço mais acolhedor e a adornar os jardins e as varandas, como se ajudasse a trazer um bocadinho na natureza até nós.

O que não queremos, de facto, trazer são mesmo os mosquitos, principalmente nesta altura de verão, em que as picadas são constantes e podem desencadear reações alérgicas que podem ser bastante perigosas.

Porém, as plantas que atraem mosquitos podem também inibir o próprio crescimento de vegetais que cultivamos ou provocar grandes transtornos por causa da consequente grande concentração e reprodução.

E por que motivo é que os mosquitos parecem mais ativos nesta altura do ano? Porque o calor acelera o ciclo de vida deste inseto. Nesse sentido, tudo o que puder evitar para fortalecer a presença do inseto em casa, faça-o – neste caso, descubra quais as plantas que atraem mosquitos e faça uma revisão ao que tem em casa.

7 plantas que atraem mosquitos

Isto não significa que tenha de abdicar das suas adoradas plantas, muito pelo contrário: há muitas que não se enquadram na categoria de plantas que atraem mosquitos e que são igualmente bonitas e ajudam a compor qualquer ambiente.

Conheça, então, as que devem evitar.

Hortelã

A hortelã é uma planta herbácea bastante popular em todo o mundo, devido, à sua essência aromática e utilidade culinária. É certo que é precisamente esse odor a menta que ajuda a repelir traças, formigas e roedores. Todavia a hortelã funciona como um íman para abelhas e mosquitos.  

Tomilho

Também bastante utilizado na cozinha, o tomilho é bastante fácil de cultivar. Porém tem um lado menos positivo que é o facto de atrair insetos voadores, cuja picadela pode ser bastante perigosa, nomeadamente abelhas.

Bromélia

A bromélia é uma planta muito atrativa para os mosquitos, visto que possuem folhas largas e cálice profundo, que levam à acumulação de água nas suas reentrâncias. Isto propicia o ambiente perfeito para o mosquito procriar.

Endro

É muito comum encontrarmos endro nos jardins, visto que esta é uma planta não só ornamental, como também aromática. Porém não é a melhor coisa para se ter no verão, visto que atrai joaninhas, moscas, mosquitos e vespas.

Se tiver esta planta no jardim e não pretender abdicar da mesma, então, certifique-se de que não a rega demais, senão estará a criar condições perfeitas para atrair ainda mais insetos.

Erva-doce

A erva-doce é uma planta que produz folhas e frutos com sabor forte que podem ser usados ​​em muitos pratos deliciosos. Porém o lado menos positivo desta planta é que pode atrair borboletas, joaninhas e diferentes tipos de moscas e mosquitos, cujas picadas são bastante desagradáveis.

Depois de regar esta planta, deve sempre esvaziar os pratos onde a água se acumula.

Salsa

Muitas pessoas não sabem, mas a salsa é uma planta que também dá flor e é este fator curioso que se revela como atrativo para os indesejados mosquitos e também para as moscas.

Uma boa forma de evitar que isso aconteça é tratar bem da planta e retirar constantemente as folhas mortas o mais rápido possível. A matéria em decomposição das folhas mortas cria o ambiente perfeito para a acumulação e reprodução de insetos.

Girassol

Grande, bonito, colorido, cheio de vida: haverá alguém que não goste do girassol? Os mosquitos parecem ser igualmente fãs desta flor imponente, cuja presença não deixa ninguém indiferente e transforma qualquer espaço, seja ele interior ou exterior.

Todavia, antes de levar estas plantas para dentro de casa, confirme se não existem mosquitos ou até vespas escondidas, bem como pequenos casulos (é incrível a facilidade com que passam despercebidos).  

4 plantas que são repelentes naturais

Por outro lado, existem muitas outras plantas que funcionam como repelentes naturais e cuja presença é suficiente para ajudar a afastar os indesejados mosquitos, moscas, abelhas, vespas e outras pragas. Conheça algumas.

Citronela

Esta planta é um dos repelentes naturais de insetos mais conhecidos e utilizados em todo o mundo. Mesmo quando está localizada no exterior, é possível de confirmar que ajuda a manter moscas, mosquitos e formigas bem distantes.

Uma forma de tirar o máximo de proveito é certificar-se de que a mesma está num local tocado pelo vento, de modo a espalhar o cheiro e aumentar a eficácia.

Já dentro de casa, há outra forma de aproveitar os benefícios da citronela para afastar os mosquitos: ferva um pouco de água e adicione folhas desta planta. Este líquido pode ser usado como ambientador, mas também para limpar bancadas, chão ou até janelas.  

Lavanda

Os pequenos arbustos de lavanda podem ser plantados em vasos e usados como decoração ou até para aromatizar ambientes. Mas além desta vertente estética, a simples presença de lavanda num local é uma excelente ajuda para afastar mosquitos.

Manjericão

O cheiro forte do manjericão ajuda a afastar insetos, não só em formato de planta, como criando uma solução repelente. Para isso, precisa de fazer um chá com as folhas do manjericão. Adicione um pouco de álcool (puro ou vodka ou whisky) e pulverize sobre superfícies que deseja manter livres de mosquitos.

Crisântemo

O crisântemo possui piretrina e esta é o componente da planta que funciona como inseticida natural, que ajuda a repelir mosquitos e outros insetos, como baratas, besouros e moscas.

Além disso, pode ser utilizado como remédio caseiro para evitar as picadas de insetos: esfregando as folhas nas zonas da pele mais expostas.

Entre plantas que atraem mosquitos e outras que os afastam é, agora, mais fácil de perceber o que existe em sua casa e que pode estar a prejudicar a saúde da sua família.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].