Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
16 Jun, 2020 - 11:32

13 chás para relaxar que são verdadeiros calmantes naturais

Teresa Campos

Damos-lhe a conhecer os melhores chás para relaxar. Bebidas que o vão ajudar a descansar e a afastar a ansiedade e o nervosismo. Tome nota!

infusão de frutas

Associamos as infusões a bebidas que induzem o relaxamento e a tranquilidade. Porém, nem todas as infusões são chás para relaxar, pois algumas contêm cafeína. Assim, algumas infusões podem funcionar como estimulantes ou energizantes, ao invés de calmantes.

Por essa razão, vamos dizer-lhe quais as infusões e chás para relaxar que deve ter sempre aí por casa e tomar todos os dias (para uma noite de sono bem calma e tranquila) ou beber naqueles dias ou momentos em que se sente mais nervoso ou ansioso. Fique a saber mais.

13 infusões e chás para relaxar, dormir melhor e dizer adeus ao stress

Antes de mais, convém explicar o que é o chá. A origem desta bebida está na planta Camellia sinensis que, em função da sua oxidação, proporciona 4 chás: branco, verde, oolong e preto.

Todos eles são compostos por uma série de substâncias que lhes vão dar propriedades distintas. No que respeita ao relaxamento, será a L-Teanina a responsável por atenuar o stress e induzir o sono, a quem bebe chás ricos neste aminoácido.

Porém, muitas vezes, aquilo que bebemos são infusões, ou seja, uma mistura de folhas, flores ou raízes de plantas e até especiarias ou aromas de fruta. Ainda assim, tratam-se de bebidas muito ricas e que podem mesmo proporcionar o relaxamento mental e muscular, pelo que vale a pena conhecer estes chás para relaxar.

Lista das melhores infusões e chás para relaxar e dormir melhor

Lavanda

A lavanda é uma planta mediterrânica com propriedades relaxantes. Ela ajuda a baixar a tensão arterial e a combater problemas como a insónia e a depressão. Além disso, também tem propriedades diuréticas, ou seja, ajuda a eliminar substâncias tóxicas, presentes no organismo. Facilita, ainda, a digestão e aumenta a motilidade intestinal.

Cidreira

A cidreira é uma erva calmante e sedativa e um dos melhores chás para relaxar. Ela ajuda a afastar as insónias, a ansiedade e o stress. Tem ainda propriedades antiespasmódicas, atenuando as dores menstruais. Possui também uma ação antioxidante, combatendo os radicais livres causadores do envelhecimento precoce e de doenças, como o cancro.

infusão cavalinha

Camomila

A camomila é uma planta que não só ajuda a relaxar, como a melhorar a saúde do corpo, pele e cabelos. Enquanto reduz a ansiedade, ela possui uma ação anti-inflamatória, antialérgica, antiespasmódica, antidiarreica e analgésica. Como contém apigenina (um fitoquímico), ajuda ainda a prevenir o crescimento das células cancerígenas.

Valeriana

Trata-se de uma planta medicinal com efeito sonífero. Ela aumenta a presença no organismo do ácido gama-aminobutírico (GABA), o qual ajuda a regular as células nervosas e a controlar a irritabilidade, o nervosismo e a ansiedade.

Tília

Este é um sedativo e calmante natural, capaz de combater o nervosismo e a ansiedade. Além disso, é antiespasmódico e diaforético, ou seja, é aconselhado para aliviar doenças como catarro brônquico, bronquites, asma, gripe e tosse. A tília tem ainda um efeito vasodilatador e hipotensor, estando no topo dos chás para relaxar.

Flor de maracujá

Esta flor é capaz de acalmar e antecipar a chegada do sono. Pode juntar a esta infusão camomila ou hortelã para um sabor mais agradável e um efeito final ainda mais relaxante.

drenantes-caseiros
Veja também Drenantes caseiros: infusões que desintoxicam o organismo

Chá verde sem cafeína

Normalmente, o chá verde não é recomendado para relaxar, pois tem cafeína. Porém, se conseguir consumir esta bebida sem a cafeína, irá sentir-se muito calmo e mesmo sonolento. Isto, porque esta “versão” de chá verde possui L-Teanina, a qual contribui para melhorar a qualidade do sono e diminuir o stress.

Alecrim

O alecrim é uma erva aromática que pode proporcionar uma infusão maravilhosa e bastante relaxante. Rica em vitaminas A, C, fibras, cálcio e potássio, esta erva tem também propriedades digestivas, além de atuar no sistema nervoso e ajudar a combater a depressão, o stress, a ansiedade e o cansaço.

Alface

Pode ser surpreendente, mas é possível fazer uma agradável infusão com a folha da alface, a qual ainda para mais tem propriedades calmantes e diuréticas, reduzindo o inchaço e controlando a pressão sanguínea.

Hortelã

Uma infusão de hortelã (principalmente se incluir tangerina) ajuda e muito a melhorar o sono, combatendo, mesmo, a insónia. Isto, porque a hortelã é uma erva medicinal muito relaxante, cujo próprio aroma já inspira calma e tranquilidade.

infusao-bagas-goji

Erva-de-São-João ou hipericão

Trata-se de uma erva que ajuda a recuperar o sistema nervoso, funcionando como um antidepressivo natural. É, ainda, uma planta recomendada em casos de ansiedade e nervosismo.

Alfazema

Rica em cumarina e óleos essenciais, a alfazema possui propriedades calmantes e relaxantes, que ajudam a combater o nervosismo, sendo outra infusão a experimentar.

Limão                            

Uma infusão de limão contém efeitos ansiolíticos e sedativos, capazes de controlarem o sistema nervoso e induzirem o sono. Se gosta deste fruto, não há razão para não experimentar a sua infusão.

Nota final

As infusões e chás relaxantes são bebidas simples de preparar e uma boa maneira de conseguir, de forma natural, controlar um estado de ansiedade ou stress. Porém, nem sempre os métodos naturais de relaxamento são suficientes, pelo que deve sempre consultar um médico, caso se sinta esgotado ou deprimido.

Veja também