Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
07 Mai, 2020 - 18:09

5 chás diuréticos que o vão deixar a sentir-se mais leve

Catarina Milheiro

Sente o corpo pesado e com uma sensação de inchaço? Quer perder peso? Conheça os 5 chás diuréticos que o vão ajudar a sentir-se melhor.

Diferentes chás diuréticos

Os chás diuréticos são uma alternativa natural e bastante eficaz aos medicamentos diuréticos presentes no mercado. A sua grande vantagem é o facto de não terem tantos efeitos colaterais como os medicamentos podem ter. Para além disto, não necessita de qualquer tipo de receita médica.

Por isso, se está a tentar emagrecer ou se sente o seu corpo inchado ao longo do dia, os chás diuréticos podem ajudá-lo.

O que são chás diuréticos?

Chás diuréticos de hibisco

Os chás diuréticos eliminam as toxinas, bem como uma grande quantidade de água e sódio presentes no nosso organismo, aumentando assim a produção de urina.

Assim como qualquer outro alimento diurético, este tipo de chás ajuda a combater a retenção de líquidos.

São normalmente preparados com ervas naturais, contudo também podem ser ingeridos com outro tipo de bebidas diuréticas.

Para que servem os chás diuréticos?

Se é um amante de chás, certamente que sabe que existem várias opções para todos os gostos e com diferentes finalidades.

Se está à procura de chás diuréticos, saiba que existem 5 chás que o vão ajudar a combater a retenção de líquidos.

Este tipo de chás diuréticos está fortemente associado à perda de peso e ao combate à sensação de inchaço e desconforto devido ao facto de terem um efeito diurético. Ou seja, se tem uma alimentação com excesso de sódio, ou se está muito tempo em casa parado, se utiliza sapatos altos com alguma frequência ou até mesmo se está constantemente com a sensação de calor, muito provavelmente o seu corpo irá fazer a retenção de alguns líquidos, fazendo com que se sinta com uma extrema sensação de desconforto.

Ao ingerir alguns tipos de chás diuréticos, irá conseguir terminar ou pelo menos aliviar estas sensações, contribuindo para o seu bem-estar no dia a dia.

Se o seu objetivo é perder peso, é necessário que compreenda que estes chás podem também ajudá-lo nessa luta. Isto é, ao ingeri-los com alguma frequência está automaticamente a preencher o estômago fazendo com que não sinta tanta fome ao longo do dia.

Para além disto, é importante que saiba que um dos mais fatores que contribuem para a celulite é a retenção de líquidos. Por isso, os chás diuréticos podem também ser um aliado no combate à perda de peso.

5 chás diuréticos que o vão fazer sentir-se melhor

Chás diuréticos de dente de leão

Passa os seus dias com uma sensação de desconforto tremenda? Sente o seu corpo inchado e pesado? Precisa de um aliado no combate à perda de peso?

Os chás diuréticos são ervas naturais e com efeitos eficazes, que o vão fazer sentir-se mais leve.

Lembramos que a ingestão destes chás juntamente com a prática de algum tipo de exercício físico e uma alimentação regrada e saudável, podem trazer efeitos muito mais significativos e mais rápidos.

1. Chá de hibisco

Estes chás diuréticos são extremamente ricos em substâncias antioxidantes que ajudam a evitar a acumulação de gordura no seu organismo, aumentando a diurese. Para além disto, este chá ajuda a regular a circulação sanguínea. Contém propriedades diuréticas e pode ajudar também a melhorar o funcionamento intestinal. O chá de hibisco é uma boa escolha para quem quer perder peso e controlar a pressão arterial.

O seu modo de preparação é muito simples. Ferva 1L de água e adicione 2 colheres de sopa de flores de hibisco seco. Deixe repousar 10 minutos, tapando a superfície.

2. Chá de cavalinha

Se sente o seu corpo inchado ao longo do dia, este chá pode ser o seu melhor amigo a partir de hoje. Trata-se de uma erva natural que ajuda a eliminar os líquidos em excesso no seu corpo, acelerando o metabolismo. Desta forma, pode também ser uma ajuda no combate à perda de peso juntamente com uma alimentação saudável. O chá de cavalinha é muito usado no tratamento de pedras nos rins e infeções urinárias.

Para prepará-lo basta que coloque duas colheres de sopa de cavalinha num recipiente. Ferva 500ml de água, e transfira-a para o recipiente com a cavalinha. Deixe repousar por 5 minutos e fica pronto a beber. Um dos chás diuréticos mais populares.

Mulher a beber chá para desinchar
Não perca Chá para desinchar: os 6 melhores

3. Chá verde com abacaxi

O chá verde é bastante conhecido pelas suas propriedades diuréticas. No entanto, possui um sabor um pouco amargo. Ao juntar o abacaxi vai tornar o sabor do chá mais agradável, fazendo com que seja mais fácil de ingerir.

Para o preparar deve colocar a ferver cerca de 500ml de água. Depois basta que adicione 1 colher de sopa de chá verde e uma fatia de abacaxi inteira. Deixe repousar 10 minutos para que os sabores se misturem bem. O seu chá fica pronto a beber. No entanto, não deve tomar mais do que 100ml por dia.

4. Chá verde com canela e gengibre

Como já vimos, o chá verde é uma excelente opção no que diz respeito a uma dieta saudável. Para além das suas propriedades diuréticas, este chá fortalece o sistema imunitário. Quando misturado com gengibre e canela, fica muito mais saboroso e provoca uma sensação de saciedade e conforto.

O seu modo de preparação é um pouco mais complexo, no entanto basta que adicione 1L de água a ferver numa panela juntamente com uma colher de chá gengibre e uma de canela em pó. Adicione duas colheres de chá verde e deixe repousar entre 5 a 10 minutos. Para que o seu chá fique pronto a beber, basta coar para bebe-lo ao longo do dia.

5. Chá de dente-de-leão

Este chá é um dos melhores chás diuréticos que pode beber. É rico em potássio e combate a acumulação de água no corpo. O chá de dente-de-leão tem um sabor um pouco forte e nem todos o apreciam. Contudo, se o misturar com outros chás como o de camomila ou de menta, vai conseguir obter um sabor mais agradável.

Para o preparar deve ferver 150ml de água e adicionar 3 a 4 colheres de chá de dente-de-leão. Depois de ferver, deve coar e deixar repousar 5 minutos. O seu chá está pronto para beber.

Veja também