Helena Peixoto
Helena Peixoto
24 Jun, 2019 - 09:00
As 10 plantas que não deve ter em casa, para bem da sua saúde

As 10 plantas que não deve ter em casa, para bem da sua saúde

Helena Peixoto

Sabia que há alguns tipos de plantas que não deve ter em casa? Se tiver algumas destas plantas, veja ainda quais os cuidados associados.

O artigo continua após o anúncio

Se por um lado existem plantas que são benéficas para a saúde, e até utilizadas em medicamentos, outras há que não são tanto assim. Neste artigo vamos falar-lhe de 10 plantas que não deve ter em casa e que, caso tenha, é melhor ter cuidados redobrados.

Não entre em pânico! Não precisa ir a correr desfazer-se das plantas; basta que tenha alguns cuidados, especialmente com as crianças ou com os animais que podem comer as folhas, o que lhes pode causar alguns problemas.

As 10 plantas que não deve ter em casa: conheça-as já

1. Dedaleira

Não se deixe enganar pelas belas cores desta que é uma das plantas que não deve ter em casa!

As flores da dedaleira, em forma de sino, são muito apelativas, assim como as suas pequeninas bagas, que atraem as crianças e que contêm um composto usado para tratar a insuficiência cardíaca.

Mas, não se deixe enganar pelas aparências. Comer esta planta pode ser perigoso, pelo que deve ter sempre muito cuidado, especialmente se tiver crianças.

2. Ruibarbo

 

O ruibarbo é uma planta que está super em voga na culinária, basta ver um episódio do masterchef para o atestar!

As suas hastes fazem deliciosos pratos, salgados ou doces; já as suas folhas podem até ser perigosas! Comer demasiadas folhas de ruibarbo pode prejudicar os rins, e fazer grandes estragos à saúde.

3. Glicínia

 

As glicínias raramente prejudicam os humanos; o que acontece é que as vagens das sementes são tóxicas para cães, gatos e cavalos.

O artigo continua após o anúncio

Se, por acaso, possui uma glicínia em casa e começar a verificar que os seus animais estão com vómitos ou diarreia, deve levá-los imediatamente ao veterinário e referir essa questão por descargo de consciência.

4. Dieffenbachia

 

Esta é uma planta que muito frequentemente se encontra em casa e, apesar de ser uma das plantas que limpam o ar, ela tem o seu lado perigoso – e bastante!

Na verdade, esta planta pode mesmo tornar-se mortal se for ingerida, pois faz com que as vias aéreas se fechem. O simples contacto desta planta com a pele pode causar comichões e alergias. Pelo sim, pelo não, esta é uma das plantas que não deve ter em casa.

5. Lírios

 

Os lírios são muito populares e plantas que dispensam apresentações. Mas os lírios do tipo Hemerocallis são uma ameaça para os gatos.

Se tem felinos em casa, saiba que se eles ingerirem ainda que uma quantidade irrisória da planta, podem ficar com insuficiência renal aguda ou até mesmo morrer.

5 plantas medicinais muito versáteis
Veja também 5 plantas medicinais muito versáteis

6. Narcisos

 

Sabia que os narcisos são flores muito perigosas? Esta é uma das plantas que não deve ter em casa, se tiver bebés, crianças ou animais. Acontece que a sua ingestão pode causar vómitos, diarreia, convulsões, tremores e até arritmias cardíacas.

7. Hidrângeas

 

Estas populares flores contêm uma toxina que não é brincadeira: cianeto. Sim, aquele veneno tão popular!

Claro que, para ser perigosa, tem de ser ingerida em elevadas quantidades, mas com as crianças e com os animais de estimação, sobretudo os mais atrevidos, todo o cuidado é pouco.

O artigo continua após o anúncio

8. Philodendron

 

Mais popular no Brasil, esta planta, apesar de super bonita (embeleza qualquer casa com as suas folhas grandes e imponentes), exige alguns cuidados e é, por isso, outra das plantas que não deve ter em casa. Os ramos que unem as folhas emitem uma substância branca e um pouco leitosa que, quando em contacto, pode causar irritações na pele e nos olhos.

Pior do que isso, se acidentalmente ingerido, este líquido pode até provocar asfixia, pelo que deve mesmo manter a planta afastada de crianças e animais!

9. Beladona

 

Certamente já ouviu falar neste composto, pelo menos relativo a medicamentos à base de ervas com efeitos anti-inflamatórias e relaxantes. Pois bem, acontece que esta planta, quando colocada em casa na sua forma natural, tem algumas contra-indicações associadas.

A verdade é que a beladona pode ser nociva para o organismo, até mesmo com um simples contacto! Isto tudo por “culpa” dos alcaloides, componentes tóxicos presentes na planta que, na antiguidade, eram até utilizados para produzir veneno.

10. Sálvia

 

Terminamos a lista das plantas que não deve ter em casa com uma bastante improvável: a sálvia. Isso mesmo! Muito usada para apimentar alguns pratos culinários e utilizada também como remédio natural pelas suas propriedades anti-inflamatórias, ela não é tão boa assim para se ter em casa.

Mas tenha calma: não vai ter de deixar de usar este elemento na cozinha! O que acontece é que o tipo mais comum da salvia, que é utilizada na cozinha, é a salvia officinalis e essa não tem qualquer problema. A sálvia perigosa é a salvia divinorum, que possui folhas maiores e contém a salvinorina, uma perigosa substância com efeitos bastante danosos para os humanos e animais.

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp