Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Pereira
Inês Pereira
13 Set, 2018 - 10:49

Conheça 5 plantas venenosas para animais

Inês Pereira

Quem não gosta de decorar a casa com flores e plantas? Mas, existem plantas venenosas para animais e que podem prejudicar os seus amigos de 4 patas.

Conheça 5 plantas venenosas para animais

Na sala, na cozinha, no escritório e, por vezes, até no quarto. Raras são as divisões da casa que não têm alguma planta ou flor para compor a decoração do espaço – ocupam pouco espaço e, por vezes, são a peça chave para o ambiente pretendido. As dores de cabeça surgem quando existem animais domésticos, tão conhecidos pelas mordidelas que adoram dar em tudo o que se encontre num vaso. Por este motivo, é importante que conheça de cor e salteado as plantas venenosas para animais.

Pode surpreendê-lo, mas a verdade é que existem centenas de plantas que podem ser potencialmente tóxicas para os animais de estimação. As reações podem ir desde náuseas pouco preocupantes até à morte, pelo que todo o cuidado é pouco.

Tome agora nota das mais comuns e veja se reconhece alguma.

Plantas venenosas para animais: 5 que deve tirar de casa

saiba quais são as plantas venenosas para animais

Das mais vistosas e coloridas às mais simples e discretas, o uso de plantas decorativas é uma das práticas mais comuns em todos os lares familiares. Não admira, portanto, que animais de estimação e plantas estejam tantas vezes em contacto.

Contudo, esta nem sempre é uma interação pacífica ou indiferente, já que gatos e cães têm por hábito brincar com as folhas que os vasos lhes oferecem. Apesar de não serem herbívoros, alguns animais de estimação chegam mesmo a morder e a engolir partes das plantas – especialmente quando a dentição se está a desenvolver e tudo parece estar na linha de fogo dos dentes. Problema? Existem plantas venenosas para animais, que podem mesmo provocar graves problemas de saúde.

Dieffenbachia

A Dieffenbachia é, provavelmente, uma das plantas domésticas mais comuns, escolhida para decorar tantas casas. Por outro lado, é também uma das mais tóxicas para os seus amigos de 4 patas: contém cristais insolúveis de oxalato de cálcio, que, quando ingeridos, podem provocar grandes danos, como o inchaço das vias aéreas superiores (nariz, garganta e seios nasais).

Em caso de ingestão, os sintomas vão desde irritações na pele, inflamação da garganta e do estômago, vómitos, dificuldade em engolir e inchaço dos lábios e da língua (que pode provocar asfixia).

Tulipa

a túlipa é uma das plantas venenosas para animais

Quem não adora túlipas? É uma flor bastante apreciada e que qualquer pessoa gosta de ter em casa. No entanto, é também uma das plantas venenosas para animais. Os componentes tóxicos encontram-se concentrados no bolbo da flor e, em caso de ingestão, causam vómitos, diarreia, dificuldades respiratórias e excesso de salivação.

Cycas Revoluta

a Cycas Revoluta é uma das plantas venenosas para animais

Esta planta que faz lembrar uma pequena palmeira é muito comum nos jardins e nos quintais de várias casas. Porém, é importante que saiba que é uma planta extremamente tóxica, sendo as sementes a parte mais nociva.

Em caso de ingestão, os sintomas provocados pela planta no organismo dos animais causa diarreia, vómitos, falta de apetite, tremores, fraqueza, entre outros. Passados 2-3 dias da ingestão pode ocorre o diagnóstico de falência hepática severa. Infelizmente, mesmo com tratamento, a probabilidade de sobrevivência é de cerca de 50%.

Poinsétia

a Poinsétia é uma das plantas venenosas para animais

Também conhecida como Flor do Natal, a Poinsétia é uma das plantas venenosas para animais. Mantenha os seus fiéis amigos afastados desta flor se quer evitar lesões cutâneas e conjuntivite. Quando ingerida provoca náuseas, problemas gástricos e vómitos.

Dracena

a Dracena é uma das plantas venenosas para animais

A Dracena é uma das plantas mais utilizadas para decoração. Infelizmente é também bastante tóxica para os animais de estimação graças às saponinas que afetam as membranas celulares. Caso o seu amigo de 4 patas decida comer as folhas desta planta é provável que enfrente sintomas como anorexia, excesso de salivação, vómitos e dilatação das pupilas (apenas nos gatos).

Veja também