Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Assunção Duarte
Assunção Duarte
04 Set, 2020 - 13:44

O que dizem os animais sobre a personalidade dos seus donos?

Assunção Duarte

Muita coisa se deduz sobre a personalidade dos donos a partir dos seus animais. Temperamento, saúde física e mental e até preferências políticas.

O que dizem os animais sobre a personalidade dos seus donos

O que dizem os animais sobre a personalidade dos seus donos é uma pergunta que vários cientistas têm vindo a responder com inúmeros estudos ao longo dos últimos anos.

Animais de estimação há muitos, donos também e as circunstâncias que juntam os dois parecem ir mais além do que um sentimento de empatia aleatório que pode surgir entre humano e animal. Claro que todos os estudos deixam uma margem bem larga para que haja muitas exceções à regra. 

o que dizem os animais da personalidade dos seus donos

Mulher a brincar com o seu cão

Cães

Tutores extrovertidos, confiantes, mas que não arriscam

A relação com o melhor amigo do homem é a mais estudada pelos investigadores e por isso já sabemos muitas coisas sobre o que quer dizer ser uma “pessoa de cão”. Aparentemente, os tutores destes animais podem ser os mais divertidos e os que mais gostam de conviver com outras pessoas que não as obriguem a sair da sua zona de conforto. Não têm falta de confiança, mas são pouco dados a aventuras.

São aparentemente os tutores mais saudáveis já que possuir um cão entra na estatística dos seres humanos que têm tendência para praticar mais exercício. A estes números não é alheio o hábito saudável da caminhada com o seu cão que os tutores de animais avessos a passeios não podem usufruir.

As raças de cães também têm influência

Segundo os investigadores, algumas raças de cães dão pistas sobre as tendências políticas dos seus tutores. Escolher um cão leal e obediente revela uma tendência conservadora, enquanto que escolher uma raça mais meiga está relacionada com uma tendência para valorizar a igualdade e a justiça social. 

Escolher as chamadas raças “agressivas” como pitbull também dá pistas sobre o temperamento dos seus donos que são frequentmente jovens e, eles sim, agressivos. Não devemos esquecer que também há estudos que mostram que os animais de estimação refletem a personalidade dos seus donos, e neste caso, esta é a mais clara evidência.

E apanhar o cocó do cão?

Os homens tutores deixam mais frequentemente as fezes do seu cão no passeio para outros pisarem e costumam coincidir com os donos que habitualmente deixam os cães passear sem coleira. Dois hábitos que dão pistas sobre um baixo grau de empatia com os seus concidadãos demonstrado por estes tutores.

Cão São Bernardo deitado
Não perca Raças de cães gigantes: conheça o top 10

Gatos

Tutores aventureiros e criativos, mas ansiosos

Com tendência para serem emocionalmente mais sensíveis do que os tutores de cães, estes donos têm uma enorme vontade de desfrutar de novas experiências e são menos conformistas do que os amantes do melhor amigo do homem. Possuem uma criatividade e imaginação vibrante, mas são introvertidos e ansiosos no que diz respeito ao seu relacionamento com outros humanos.  O seu humor é refinado e anda de mãos dadas com uma maior profundidade intelectual. 

Não gostam de alinhar com a multidão e podem ter hábitos mais noturnos ou valorizar mais o seu espaço, tal como o seu territorial gatinho. São intelectualmente muito curiosos e podem ser muito diferentes entre si, baralhando as categorias que os pesquisadores possam criar para aglomerar as “pessoas de gatos”. A categoria vencedora é sem dúvida a de que são personalidades bastantes mais complexas do que as dos donos de cães.

Mulher com iguana

Répteis

Tutores independentes e amantes das novidades 

É ponto assente que a maioria dos donos de répteis são pessoas bastantes independentes e que não se importam de ser diferentes e fugir a padrões de comportamentos sociais considerados “normais”. São pessoas mais recatadas, mantêm a sua vida privada, e são avessos a mostrar facilmente as suas emoções. Mas as suas personalidades também podem variar consoante a espécie de réptil que escolhem para animal de estimação. 

Quem escolhe tartarugas, por exemplo, pode ser considerado bastante confiável e um trabalhador árduo. O compromisso que assume ao escolher um animal que pode durar muitos anos e exige grande preparação e manutenção para cuidar do seu bem-estar, parece combinar com pessoas que são fiéis aos seus compromissos. Costumam ter interessa em fazer tudo com o máximo de qualidade possível e têm uma grande probabilidade de ascender a estratos sociais elevados e de acumular riqueza.

Já os donos de cobras, apostam mais na procura constantes pela novidades e por tudo o que é pouco convencional, o que os pode levar a enveredar por opções de vida pouco comuns. São impulsivos e podem avançar sem saberem muito bem no que é que se estão a meter. 

Aves

Tutores extrovertido, muito expressivos e dominadores

Para estes tutores o convívio social não é motivo de ansiedade. Têm a seu favor uma excelente capacidade de comunicação o que os torna confiantes no trato social. São amigáveis e altamente eficientes a transmitir pensamentos e sentimentos. 

Os donos de pássaros barulhentos e coloridos podem refletir estas características na sua aparência e comportamento, e não é raro que o seu estilo pessoal pode ser muito colorido e criativo.  A sua personalidade tende a ser dominante e forte, especialmente dentro de um casal se o tutor for do sexo feminino.

Avô e neto a observar peixe no aquário

Peixes

Os otimistas e os mais felizes dos tutores

São pouco materialistas, calmos, organizados, não gostam das luzes da ribalta e estão quase sempre confiantes em relação ao futuro, seja ele qual for. Os momentos de relaxamento que o seu aquário lhes proporciona podem ter alguma culpa neste abordagem mais zen aos problemas do quotidiano.

Podem ser solitários, mas tendem a viver vidas gratificantes e felizes o que os torna donos de um dos melhores sentidos de humor entre os donos dos animais de estimação referidos neste artigo.   Mas como animais de estimação há muitos, saiba mais acerca o que dizem estes e outros pets sobre a personalidade dos seus tutores aqui.

Veja também