Luana Freire
Luana Freire
13 Nov, 2019 - 12:26
Cão São Bernardo deitado

Raças de cães gigantes: conheça o top 10

Luana Freire

São enormes, mas gentis, brincalhões e leais, além de adorarem estar com humanos. Conheça as raças de cães gigantes e deixe-se apaixonar.

O artigo continua após o anúncio

Raças de cães há muitas. Espalhados pelo mundo, temos patudos de pequeno porte, médio, porte, grande porte… E porte de gigante. Cada um com o seu fiel grupo de fãs humanos. Alguns são tão pequeninos que cabem na mala de mão para o passeio, enquanto outros têm quase o tamanho de um cavalo. Duvida? Descubra connosco o top 10 das raças de cães gigantes.

Top 10 das raças de cães gigantes

10. Mastim Tibetano

caes gigantes

Ainda que não chegue ao tamanho das outras raças de cães mastim, esta leva a medalha de 10º lugar no ranking dos nossos gigantes adoráveis. Quando adulto, estes cães podem chegar a ter 73cm, pesando algo em torno de 63 kg. Incrível, certo? Mas, estamos só a dar início à nossa lista.

As cadelas desta raça são um pouco mais pequenas, ligeiramente na verdade. A cabeça larga faz com que estes cães pareçam ainda maiores do que  na verdade são. É de impressionar ao primeiro encontro.

9. Dogue de Bordéus

caes gigantes

O 9º colocado na lista de gigantes caninos é o Dogue de Bordéus, um patudo com tamanho de gigante, mas que não passa de um sentimental, fiel e muito, muito doce. Também conhecido como mastiff francês – pois a raça teve origem em França -, estes cães podem chegar aos 68 cm e pesar até 68 kg.

8. Terrier Preto da Rússia

caes gigantes

Um cão de guarda que mete medo. Este é o Terrier Preto da Rússia, um cão gigante que guarda um coração ainda maior. A sua bondade e doçura faz com que seja o grande protetor da família.

Os machos podem chegar a pesar 60 kg na fase adulta, medindo algo como, nada a mais e nada a menos, 77 cm.

7. São-Bernardo

sao bernardo

Há pouco tempo, estes cães gigantes não eram a companhia de eleição das famílias, sendo comumente usados como cães que realizavam salvamentos e buscas no frio dos Alpes Suíços.

São fortes (quase) como touros e tornaram-se famosos por conseguirem carregar um barril de álcool à volto do pescoço.

O artigo continua após o anúncio

Hoje em dia, podemos ver esses doces gigantes nas grandes cidades. Sim, o São-Bernardo hoje é uma raça doméstica, apesar de muito, muito grande. Belos por fora e por dentro, os patudos dessa raça conquistaram os humanos e já não há volta a dar ao assunto.

Se está com ideias de ter um desses aí em casa, é bom estar preparado: estes gigantes chegam a pesar mais de 80 kg e a medir, geralmente, 68 cm.

6. Deerhound

caes gigantes

Sabia que este cão de porte gigante e esguio e um ágil canino criado para deitar abaixo grandes veados durante a caça nas montanhas da Escócia? 

São de facto enormes cães que podem ultrapassar os 80 cm de altura sob as 4 patas, pesando até 50 kg. São dóceis, fáceis de treinar e educar, obedientes e bem comportados. Além de lindos, claro.

5. Terra-nova

caes gigantes

O Terra-nova é um companheiro e tanto! Estes cães são amáveis, excelentes nadadores e uma grande ajuda em casos de salvamentos por afogamento.

A raça ocupa a 5ª posição no nosso ranking de cães de raças gigantes e pode atingir os 68 kg e os 70 cm na fase adulta. Curiosamente, é também (além de gigante) uma das raças mais caras de todo o mundo.

4. Leonberger

caes gigantes

Não é muito conhecido pelo mundo, mas quem o conhece sabe bem que a falta de fama é uma injustiça para esses gigantes.

Trabalhadores, bem dispostos, delicados e grandes, estes cães são peritos em “ajudar” o amigo humano quando pressentem que algo não está bem. Na verdade, parecem mesmo ter um sentido extra, conseguindo captar estados de ansiedade e tristeza nos seus donos.

O artigo continua após o anúncio

Estes fiéis caninos podem pesar 77 kg, em média, e medir cerca de 80 cm. Com origem no sul da Alemanha, esta raça gigante foi criada para ser a grande companhia das famílias, protegendo campos e quintas. São, também, muito indicados para fins terapêuticos.

Curiosidade: populares na Europa, estes patudos são adorados por artistas que os estampam em pinturas por todo o continente.

3. Lébrel Irlandês

O Lébrel Irlandês leva a medalha de bronze no ranking das raças de cães gigantes. Um macho desta raça pode medir 81 cm, apesar de sustentar toda a sua altura com pouco peso – pesam, em média, 50 kg.  Famoso por ser um cão amigo da família, é também um excelente animal de guarda e, pelo tamanho, com certeza consegue manter pessoas estranhas bastante afastadas do quintal dos seus donos.

2. Dogue Alemão

caes gigantes

Entre as raças de cães gigantes, esta é a mais famosa pela gentileza. A raça que fica com a medalha de prata no top das 10 maiores é o Dogue Alemão.

São animais conhecidos por serem brincalhões e muito leais, sendo delicados até para o convívio com crianças pequenas.

E quando o assunto nos leva ao quesito “crianças”, há mais uma boa notícia: estes cães têm mesmo uma paciência de gigante para os mais novos.

O peso médio desta raça é cerca de 64 kg, no entanto, há casos de cães que chegam a pesar 90 kg.  Em média, a altura fica pelos 76 cm, no máximo, medida suficiente para fazer com que pareçam quase póneis.

1. Mastiff

mastiff

E, finalmente, temos uma medalha de ouro. O maior cão do mundo é o Mastiff, cães capazes de chegar aos 81 cm de altura e os 100 kg.

O artigo continua após o anúncio

Apesar da aparência – literalmente gigante – estes cães gentis são habitualmente encontrados a descansar pelos sofás e tapetes. Babam-se mesmo muito e são mesmo dóceis.

Não é à toa que esta raça é eleita para ser uma raça gigante doméstica.

Veja também