Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Assunção Duarte
Assunção Duarte
22 Mai, 2020 - 14:26

Por que estão os gatos sempre a lamber o pelo?

Assunção Duarte

A questão é simples: porque estão os gatos sempre a lamber o pelo? Os especialistas explicam que não se trata apenas de uma obsessão compulsiva por limpeza.

gatos sempre a lamber o pelo

Por que estarão os gatos sempre a lamber o pelo. Os veterinários afirmam que podem gastar nessa atividade entre 30 a 50% da totalidade das horas que estão acordados durante o dia e que o fazem desde tenra idade. É a partir das 4 semanas que começam a lamber o próprio pelo, antes de começarem a fazê-lo aos irmãos da ninhada e à mãe. 

Este comportamento imita a progenitora que lambe os seus gatinhos logo que eles nascem para os estimular, limpar, provocar a micção e reforçar os vínculos familiares. Os gatinhos aprendem depressa esta lição de vida que vai permitir-lhes cumprir com um ritual de limpeza essencial para uma vida de adulto saudável.

Gatos sempre a lamber o pelo. Porquê?

gato a lamber opelo

Para se limparem e espalharem o seu odor natural

Sendo animais territoriais, os gatos desconfiam de tudo o que não “cheire” ao seu território. A marcação de objetos e espaços com o seu odor, ajuda-os a baixar a guarda e a sentir que estão em casa. Para isso, possuem várias glândulas no rosto e corpo que produzem óleos naturais com o seu perfume individual. 

Manter o pelo limpo, impregnando-o com estes óleos naturais, é uma tarefa diária para os gatos e eles possuem várias ferramentas extremamente eficientes. Uma flexibilidade física extrema, uma língua áspera e ágil e o controlo perfeito das patas frontais que usam como luvas de banho, permitem-lhes chegar a todo o corpo.

Para se protegerem dos predadores

Já reparou que o seu gato limpa regularmente as patas e o rosto sempre que come, mesmo que seja apenas uma pequena refeição ou uma simples guloseima seca?  Afastar do seu pelo qualquer cheiro a comida ou qualquer odor estranho que possa atrair potenciais predadores, é uma memória que os gatos domésticos mantêm viva na sua herança genética de pequenos felinos.  Outra das razões por que estão os gatos sempre a lamber o pelo.

Para baixarem a temperatura corporal

Apesar dos gatos apreciarem temperaturas um bocadinho mais elevadas do que os humanos, se estiver calor é provável que o seu gato se lamba com mais frequência. A evaporação da saliva que ele deposita no pelo faz parte do seu processo de arrefecimento.

Esta estratégia conta ainda com o arfar de boca aberta já que apenas conseguem suar pelas almofadas e entre os dedos das patas. Ajude-o durante os períodos de calor extremo se detetar alguns destes sinais e não se esqueça de lhe dar acesso a zonas mais frescas e a muita água para beber.

Para eliminarem parasitas e limparem feridas

Lamber feridas é um instinto partilhado por muitos mamíferos da terra, incluindo os humanos. A saliva dos gatos, além de afastar parasitas incomodativos, pode servir para limpar feridas já que parece capaz de promover o mecanismo de coagulação do sangue. 

Mas esteja atento porque estas lambidelas também podem transportar bactérias capazes de provocar infecções e atrasar processos de cicatrização. Se detectar alguma lesão no seu gato ou se ele lamber frequentemente alguma ferida que não cicatriza, consulte o seu veterinário. 

Para estimularem o fluxo sanguíneo

As línguas dos gatos são ásperas como lixa e a sua passagem sobre o pelo serve de estimulante à circulação sanguínea. O bem estar que produz estar o gato sempre a lamber o pelo é semelhante ao que os humanos podem sentir no seu couro cabeludo depois de escovarem e desembaraçarem os cabelos.

Para manter laços de amizade 

Lamber outros animais ou os seus tutores pode ser interpretado como um sinal de afecto e de demonstração de confiança. Como animais territoriais, os gatos também são animais sociais e essas lambidelas replicam o comportamento que tiveram com as mães e o resto da ninhada. Claro que muitos podem fazê-lo ao seu tutor apenas porque estão a saborear algum gosto que sentiram na sua pele, desde o sal do suor a um creme especialmente “apetitoso”. 

Para relaxar

Para qualquer gato, uma auto-lambidela é quase sempre um sinal de auto-conforto e de relaxamento. Ele também pode fazê-lo para se acalmar se se sentir deslocado ou ansioso nalguma situação. Este ritual de limpeza faz parte do seu bem estar e deve refletir-se numa pelagem brilhante e macia. Mais uma razão porque estão os gatos sempre a lamber o pelo.

Sinais de alarme: lamber de mais ou de menos

Gato a lamber a cauda

Apesar dos gatos passarem muito tempo do dia a lamber-se, é importante estar atento para a chamada limpeza compulsiva. Se isso acontecer pode ser sinal de algum problema: desde uma invasão de parasitas, internos ou externos, a um distúrbio psicológico ou neurológico que deve ser tratado.

Esteja atento, especialmente durante momentos que habitualmente podem causar mais stress num gato como mudanças bruscas de rotinas, mudança de casa, um novo animal de estimação no seu território ou muitas horas deixado sozinho e com falta de estímulos.

Quando falta a autolimpeza

O extremo oposto também não é um bom sinal. Quando a autolimpeza deixa de acontecer isso quer dizer que o seu gato pode estar doente. Também pode acontecer com gatos mais idosos que sofram de artrite ou problemas dentários que provavam dor. Pode também acontecer a gatos mais novos que foram retirados prematuramente do cuidado das mães.

Não tendo tido tempo para replicar o comportamento da progenitora ou dos irmãos, deve ser o tutor a estimular o seu gatinho diariamente, utilizando uma escova. Também pode escovar um gato que faz a sua autolimpeza regularmente e sem ajuda, mas apenas se ele gostar. Pode servir para reforçar laços entre os dois, mas se ele não apreciar, é melhor não insistir. Já entendeu melhor por que estão os gatos sempre a lamber o pelo?

Veja também