Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luana Freire
Luana Freire
17 Jun, 2020 - 15:29

Cortar unhas do cão ou do gato: 9 dicas para o fazer em casa

Luana Freire

Fica aflito só de pensar na manicure do amigo de 4 patas? Aprenda como cortar as unhas do cão – e do gato – em casa, sem mistérios e sem enganos.

cortar as unhas do cão ou do gato

Quer aprender como cortar unhas do cão (ou do gato) em casa? Estamos quase certos que a tarefa não agrada a ninguém e que ficou nervoso apenas ao ler a pergunta. Estamos certos?

É normal que uns sintam alguma aflição, enquanto outros ficam completamente arrepiados com a ideia, no entanto, temos de alertá-lo para um facto: nem sempre o medo de uma mordidela ou de uma sessão de arranhões justifica levar o peludo ao veterinário para a manicure. Atreva-se a tentar depois de ler as nossas dicas.

Antes de mais, se o seu melhor amigo de 4 patas vai aos banhos no pet shop, não há mal algum em aproveitar o momento para cortar as unhas. No entanto, esteja atento à peridiocidade com que o faz: quantas vezes o seu peludo toma banho? O tempo de intervalo respeita o tempo de crescimento das unhas? No caso de ter um gato – sim, as dicas também servem para cortar as unhas dos felinos em casa -, o animal vai ao pet shop para o banho?

Seja como for, estamos certos que aprender a cortar as unhas do cão e do gato em casa é uma mais valia importante e, na verdade, é uma tarefa muito simples de executar. Basta seguir as dicas.

Porquê cortar as unhas do cão e do gato

Homem a cortar as unhas do gato

Sem sombra para dúvidas, se vive numa casa e tem espaço exterior para o seu peludo, sabe bem que a melhor forma de “gastar” as unhas é nas superfícies mais ásperas, como o asfalto ou o passeio. No entanto, é cada vez mais comum ver esses animais a viverem em apartamentos e, por isso mesmo, a falta de atrito pode significar ter de cortar as unhas do animal com alguma regularidade.

Se já reparou que as unhas do seu amigo estão a arranhar as pernas de quem por ele passa ou os móveis da casa, ou ficam presas em tapetes, está na altura de partir para a manicure – e pode fazê-lo em casa. Por isso, vamos aprender como aparar as unhas do cão ou gato.

Quando deve cortar?

A resposta é simples: quando as unhas começas a fazer som no piso e/ou quando se percebe que estão demasiado longas. Assim sendo, nos gatos, pode notar que as unhas precisam de ser aparadas ao apertar as almofadas das patas. Se estiverem muito grandes ou muito afiadas é uma boa hora para o corte.

Qual é o melhor cortador de unhas?

Sim, esqueça comprar um cortador de unhas comum, ou usar um antigo que tenha por casa – isso pode mesmo magoar o seu amigo patudo. Por isso, vai precisar comprar um cortador de unhas especial para o seu animal de estimação, que pode ser em guilhotina ou alicate.

Há várias marcas que vendem este produto no mercado e basta uma visita ao pet shop mais próximo para que possa encontrar o mais adequado ao seu peludo. Os preços são acessíveis e, portanto, não servem de desculpa para adiar a manicure.

Se ficar com dúvidas sobre qual cortador escolher, fale com o veterinário.

Treine para cortar as unhas do seu animal

O cenário ideal é que o seu animal esteja habituado desde filhote com o corte das unhas. Ainda que ele não esteja a precisar de uma sessão de manicure, simule que vai cortar as suas unhas periodicamente. Assim, o animal reconhece o procedimento e passa a sentir-se mais seguro. Mais tarde, quando o corte for realmente necessário, o patudo não vai demonstrar agitação ou stress.

Comece a partir dos dois meses do animal, realizando cortes de 15 em 15 dias, até que o peludo esteja habituado. Ao final de cada treino, ofereça uma recompensa que o seu animal goste muito – podem ser brincadeiras ou petiscos.

Cortar unhas do cão e do gato: 9 dicas simples

Mulher a cortar unhas do cão
  • 1. Envolva o animal numa toalha e, no colo, posicione-o de forma a que não possa movimentar-se livremente. Isso vai evitar que se magoe durante o corte;
  • 2. Tenha especial cuidado na altura de aparar as unhas para que não corte muito próximo da base. Cães e gatos têm vasos sanguíneos nessa região, além de nervos no eixo central. Cortar as unhas muito curtas podem provocar sangramento e dor;
  • 3. Apare as unhas cuidadosamente e aos poucos, com curtos intervalos de tempo. Deixar para apará-las quando já estão muito compridas é um erro comum;
  • 4. Utilize um cortador de unhas específico num ângulo de 45 graus, posicionando-o na extremidade das unhas;
  • 5. Se o animal tiver unhas escuras, redobre a atenção. É mais difícil visualizar veias e vasos em unhas de coloração mais escura;
  • 6. Corte aos pouco, pelas pontinhas, e finalize o corte com uma lima;
  • 7. Faça do momento uma altura divertida para o animal, com petiscos e brinquedos. O stress pode deixá-lo nervoso e dificultar a tarefa;
  • 8. Aproveite aqueles momentos em que o animal está tranquilo;
  • 9. Depois do corte, brinque com o animal e faça-lhe miminhos. Associe o corte a momentos positivos.

Se ainda estiver inseguro depois de ler as nossas dicas para saber como cortar unhas do cão ou gato em casa, não deixe de pedir ajuda ao veterinário da sua confiança. Este profissional vai ensiná-lo como realizar o procedimento em casa e sem enganos – ou medos.

Veja também