6 dicas para poupar no ar condicionado

Com algumas dicas pode poupar no ar condicionado com facilidade, sem deixar que o calor o deixe desconfortável o suficiente para esvaziar a carteira a ver-se livre dele

6 dicas para poupar no ar condicionado
Mantenha-se fresco sem pensar que tem os bolsos rotos.

O verão faz com que o ar condicionado nos vá sugando o dinheiro lentamente para que nos possamos manter frescos. Para muitos, o preço é demasiado alto, e para quem não quer ter de pagar demais para aguentar o calor do verão, aqui ficam algumas dicas para poupar no ar condicionado, sem ter de suar por todo o lado!
 

6 dicas para dizer "adeus" ao calor e à carteira vazia

 

1. Mantenha o equipamento em bom estado

A manutenção do seu ar condicionado é mais importante do que pensa. Ao cuidar como deve ser dos filtros vai fazer com que o ar condicionado não precise de tanto esforço para manter a temperatura indicada, o que diminuí o consumo.

 

2. Programe a temperatura e as horas corretamente

O ideal para poupar no ar condicionado é utilizá-lo apenas quando o calor for realmente insuportável, e mantê-lo em modo noturno ou até desligado à noite, salvo algumas exceções. A temperatura deve também ser apenas 5ºC inferior à exterior, de modo a evitar dores de cabeça, e para não gastar demasiada energia.

 

3. Evite a entrada de ar quente

Se conseguir impedir que grande parte do ar quente entre em sua casa durante o dia, pode vir a deixar de precisar de utilizar com tanta frequência do ar condicionado, pois poder-se-á aguentar bem com este desligado. Assim consegue poupar no ar condicionado, ao não o usar.

Para evitar a entrada de ar quente, feche as janelas, baixe os estores e faça os possíveis para o sol não espreitar para dentro de sua casa. Quando este estiver a ir embora pode então cumprimentá-lo.

 

4. Vá pela eficiência energética

Se está a pensar comprar um aparelho de ar condicionado novo, use a eficiência energética como fator preferencial. Alguns aparelhos mais eficientes podem ser mais caros, mas estes vão ajudá-lo a poupar no ar condicionado sem ter que fazer nada, ao não precisarem de consumir tanta energia para o manterem fresquinho.

 

5. Evite produzir calor

Se pretende usar o ar condicionado deve evitar usar o forno e outros eletrodomésticos que produzam muito calor, pois isto fará com que o aparelho faça um esforço maior para reduzir a temperatura em sua casa.  Pode até ser boa ideia trocar as lâmpadas que usa por umas com um menor consumo que produzam menos calor – o  ar condicionado e a carteira agradecem.

 

6. Use uma ventoinha

O ar condicionado consome muito e torna-se dispendioso. Depois de este ter trabalhado um pouco pode ser boa ideia dar-lhe descanso e utilizar uma ventoinha para se manter fresquinho. Esta vai consumir menos energia enquanto o ajuda a lutar contra o calor.

Veja também: