Power Nap: recarregue baterias

Cansado? Dizemos-lhe como fazer uma power nap e recuperar a energia!

Power Nap: recarregue baterias
Vinte minutos de sesta é tudo aquilo de que precisa!

Em Portugal, não está plenamente instituído o hábito de fazer sestas, tal como acontece, por exemplo, em Espanha. Mas fique a saber que há ótimas razões para adotar esse hábito. Falamos-lhe concretamente da power nap, um tipo específico de sesta que promete ser altamente reparador. Aprenda como fazer!


Power Nap - Vinte minutos de sesta 

As power naps são sestas muito rápidas com os ingredientes necessários para lhe dar um boost de energia. Uma destas sestas, idealmente, termina antes de o seu organismo entrar na fase do sono profundo, proporcionando uma sensação de vitalidade e permitindo-lhe recuperar de um sono noturno deficitário.



Qual a diferença entre uma power nap e a sesta convencional?

As sestas convencionais prolongam-se no tempo, fazendo muitas vezes com que inicie um ciclo de sono sem poder completá-lo. Já a power nap prevê o despertar antes de se entrar no sono profundo, permitindo acordar com a sensação de que efetivamente descansou.



Vantagens de fazer uma power nap

Estas sestas devem ter uma duração não superior a trinta minutos e está provado que melhoram o funcionamento do cérebro, mesmo quando dormiu um sono de qualidade durante a noite.

Várias funções cognitivas são positivamente afetadas quando se dorme uma sesta, defendendo-se um pouco por toda a parte que é recomendável fazer uma pequena sesta a meio do dia de trabalho. O estado de alerta não é afetado, mas a atenção e a concentração sim, assim como a rapidez de raciocínio.



Power Nap – como fazer?

  • Encontre um local adequado, silencioso, sossegado e com pouco movimento de pessoas.
  • Escolha a posição mais confortável para si.
  • Desligue o telefone e o computador, mas programe o alarme para daí a 20 a 30 minutos.
  • Beba um café logo antes de adormecer. Tal fará com que, ao acordar 20 minutos depois, se sinta duplamente revitalizado.
  • Se tiver dificuldade em adormecer, aproveite na mesma os 20 minutos para meditar ou simplesmente relaxar e não pensar em nada.
  • Levante-se logo que o alarme tocar.



Contra-indicações

Fazer sestas durante o dia pode afetar negativamente o seu sono noturno. Experimente a power nap e verifique se essa rotina não tem um impacto nefasto sobre o seu ciclo habitual de sono.

A combinação da power nap com a ingestão de cafeína proporciona um grande aumento momentâneo de energia, mas cuidado! A cafeína causa dependência física e o seu consumo em excesso pode afetar o seu sono, de um modo geral.

Veja também:

Continuar a Ler