AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Prevenção de acidentes de trabalho: o que fazer

A prevenção de acidentes de trabalho passa sobretudo por uma maior consciencialização e formação dos trabalhadores.

Prevenção de acidentes de trabalho: o que fazer
Conheça algumas medidas a adotar

Portugal tem uma das taxas de incidência de acidentes de trabalho graves e mortais mais elevadas da Europa. Os últimos números disponíveis mostram que, em 2013, foram registados 195.578 acidentes de trabalho.

Até 31 de agosto deste ano já morreram 89 pessoas devido a acidentes de trabalho no nosso país, mostram os dados da Autoridade para as Condições do Trabalho. Outras 165 pessoas sofreram acidentes de trabalho considerados graves.

Construção, indústria transformadora, comércio por grosso e a retalho e reparação de veículos automóveis e motociclos são as áreas em que aconteceram mais acidentes.

A maioria destas situações poderia ser evitada adotando medidas de prevenção de acidentes de trabalho. Conheça algumas.


Prevenção de acidentes de trabalho: o que fazer 

Um acidente de trabalho é “aquele que se verifique no local e no tempo de trabalho, produzindo, direta ou indiretamente, lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho ou ganho, ou a morte”, diz a lei portuguesa.

Como prevenir? A prevenção de acidentes de trabalho passa sobretudo pelo fator humano, ou seja, pela consciencialização e formação dos trabalhadores no local de trabalho. Mas é também essencial que sejam cumpridas todas as medidas de segurança coletiva e individual da atividade desenvolvida.

Por exemplo, a ingestão de bebidas alcoólicas, o facto de se alimentar mal ou de não tomar o pequeno-almoço, e a fadiga por não ter dormido o suficiente podem conduzir a um acidente de trabalho.



Medidas de prevenção de acidentes de trabalho

Fique com mais estas medidas que podem evitar esta situação:
  • Ter em atenção todas as regras de segurança, sobretudo quando realiza atividades perigosas;
  • Tenha o local de trabalho sempre organizado e com todos os objetos e ferramentas arrumados nos seus devidos lugares;
  • Faça todos os cursos de formação e ações de prevenção realizadas pela empresa, mantenha-se informado sobre os riscos e cuidados a ter;
  • Sugira à empresa palestras e cursos a realizar, sempre que achar indicado;
  • Use o vestuário e equipamento de protecção adequados às funções desempenhadas, como proteções para o ruído, óculos, capacete e dispositivos anti-queda, entre outros. Nunca retire as protecções enquanto estiver a trabalhar com uma máquina perigosa;
  • Caso trabalhe muitas horas sentado tenha atenção à postura e faça pausas regulares, mexendo os braços, as pernas e o pescoço.

Veja também: