AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Procurar emprego: 7 erros a evitar

Pode não se dar conta, mas pequenos erros podem estar a prejudicar a sua procura de emprego. Conheça os erros mais frequentes que os candidatos cometem.

Procurar emprego: 7 erros a evitar
Saiba como melhorar os seus métodos para encontrar o trabalho que tanto deseja

Procurar emprego é um processo difícil e trabalhoso. E muito frequentemente torna-se uma tarefa quase mecânica, fazendo com que os candidatos cometam alguns erros, que podem ser prejudiciais. Mas não desanime. Este problema tem solução!
Deixamos-lhe aqui a lista dos erros mais frequentes cometidos pelos candidatos. Se está a procurar emprego só tem que os evitar e verá que vai obter resultados. 
 
FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

O que não deve fazer: 

 

1. Não definir critérios de pesquisa: 

Antes de começar a procurar emprego defina o seu objetivo. Pense nas funções que está apto para desempenhar e organize os critérios de pesquisa, de forma a reduzir o leque de possibilidades dentro do seu perfil. É importante que não se limite a enviar candidaturas para todas as ofertas que encontra. Deve escolher sempre ofertas que se ajustem às suas competências e experiência profissional. 
 

2. Não dedicar tempo suficiente para pesquisar ofertas:

Se está a procurar emprego faça esta pergunta a si mesmo: está a dedicar tempo suficiente para pesquisar ofertas de trabalho?! É verdade, são muitos os candidatos que pecam por falta de dedicação à pesquisa. Vários artigos especializados revelam que a grande maioria dos candidatos a emprego passam menos de três horas por dia a procurar emprego. Mas os mesmo artigos referem também que quanto mais tempo dedicar a este processo, maiores serão as probabilidades de encontrar trabalho rapidamente. Pare para analisar os seus métodos, reformule-os (se necessário) e aplique-se. 
 

3. Parar por estar demasiado otimista em relação a uma oferta: 

Se teve um feedback positivo em relação a uma oferta e está otimista, isso é formidável! E sim, é normal que se sinta um tanto ao quanto eufórico, mas isso não significa que deva parar de procurar emprego. Feedback positivo não quer dizer trabalho garantido. Portanto, mãos à obra! Dê seguimento à sua pesquisa. 
 

4. Deixar que a frustração tome conta de si:

À semelhança da euforia (apontada no ponto anterior), o pessimismo também pode ter um efeito negativo nos seus esforços para encontrar trabalho. Procurar emprego é um processo moroso e pode ser frustrante. Faça intervalos para descomprimir. Pare para recuperar forças e mantenha-se positivo. Se não foi hoje que recebeu aquele telefonema, pode ser amanhã ou depois. O importante é não desistir. 
 

5. Não rever o seu Curriculum Vitae:

Por muito que o seu Curriculum Vitae (CV) lhe pareça bem, nunca é demais pedir a alguém para o rever. De tanto olhar para o seu CV, é normal que não detete os erros mais elementares. Tenha em mente que, além de detetar erros (sejam ortográficos, de concordância ou pontuação), uma segunda análise pode ser uma boa oportunidade para melhorar o seu CV e desta forma fazer com que se destaque aos olhos dos recrutadores. 
 

6. Tem um CV incompleto:

O seu CV deve ser uma forma de se dar a conhecer aos recrutadores. É através dele que se dá a conhecer, por isso inclua a informação necessária para que os seus possíveis empregadores possam perceber quais são as suas competências profissionais. 
 

7. Mantenha o seu perfil no LinkedIn atualizado:

Um bom perfil no LinkedIn pode ser uma boa forma de atrair a atenção dos recrutadores. Um perfil cuidado e trabalhado pode ser uma ferramenta complementar de pesquisa e pode, inclusivamente, permitir-lhe estabelecer um primeiro contacto com os seus possíveis empregadores. 
 
Procurar emprego pode ser uma tarefa de sucesso para si. Basta que pare e dedique algum tempo a analisar os seus métodos. Detete os seus erros e corrija-os. Vai ver que os resultados vão começar a aparecer rapidamente.
 
Veja também: