6 profissões para curiosos que vai querer conhecer

Se a curiosidade é o seu ponto forte, saiba que pode aplicá-lo em diversas áreas de trabalho. Eis as melhores profissões para curiosos.

6 profissões para curiosos que vai querer conhecer
Conheça algumas das profissões para curiosos em ascensão

Se vive entusiasmado com a perspetiva de saber sempre mais sobre tudo e mais alguma coisa – ou simplesmente fascinado pelo que as outras pessoas andam a fazer nas suas vidas – aqui ficam seis profissões para curiosos que irão preencher na totalidade a sua ânsia de informação.

Conheça algumas profissões para curiosos em ascensão

Ser curioso tem vantagens e desvantagens. Em muitos contextos laborais, um “bisbilhoteiro nato” pode vingar! Quais são as profissões para curiosos mais apetecíveis? Fique a saber.

1. Gestor de reputação online

Qualquer um que já se tenha “googlado” – e vamos ser honestos, quem nunca o fez? – irá apreciar o trabalho de um gestor de reputação online. Existem inúmeras empresas especializadas no assunto. A razão para existirem é simples: à medida que vivemos cada vez as mais nossas vidas online, estamos a descobrir que além de haver grandes desvantagens em usar redes sociais para nos expormos, temos pouco controlo sobre como aparecemos na internet.

Alguém que queira causar danos à sua reputação conseguirá fazê-lo sem grandes dificuldades, manchando facilmente o seu bom nome. O que faz um gestor de reputação online? Especializa-se em fornecer “makeovers” online – muitas vezes enterrando resultados de pesquisa negativos e promovendo conteúdo que acentua a imagem desejada por um cliente.

Estudos revelam que a procura por esta atividade estará em ascensão nos próximos tempos. Onde procurar:

2. Cronista em media sensacionalista

De todas as profissões para curiosos, esta poderá ser a mais perigosa. Quantas vezes já não ouvimos falar de celebridades que agridem os paparazzi? Acompanhar todos os detalhes suculentos da vida de uma celebridade faz parte da rotina diária de quem escreve para a imprensa cor-de-rosa.

Combinando jornalismo com uma alta dose de especulação criativa, o paparazzi cerca-se de todas as fontes possíveis e imaginárias para trazer aos leitores as novidades exclusivas sobre as celebridades mais badaladas do momento.

Este poderia ser um trabalho de sonho para algumas pessoas curiosas, mas há uma competição feroz e ao mesmo tempo pouca procura por este tipo de trabalhos. Poderá ter que começar como freelancer.

Realize algum trabalho por iniciativa própria e depois vá bater à porta das revistas e dos sites da especialidade para o contratarem. Uma coisa é certa: terá que trabalhar arduamente, mas a recompensa, caso as coisas resultem, pode ser grande. Poderá fazer mesmo muito dinheiro.

cronista

3. Contabilista forense

Objetivo: transparência financeira. Conhece quem tenha enriquecido da noite para o dia e sente curiosidade em investigar? Esta profissão é para quem sente curiosidade em relação ao submundo das finanças das empresas. O seu ato de espionagem financeiro ainda lhe pode valer um feito de honra, qual Robin dos Bosques: absolver inocentes e apanhar criminosos.

4. Gestor de recursos humanos

Os gestores de recursos humanos têm como missão defender a empresa e, simultaneamente, as pessoas que trabalham nela. Um bom profissional de RH executa um ato de equilíbrio constante para atender estas duas necessidades com sucesso. De todas as profissões para curiosos, esta poderá ser a mais “normal” e, apesar das dores de cabeça, poderá ser a que implica um menor grau de risco.

5. Operador de segurança no aeroporto

Com os ataques do 11 de setembro, todos os aeroportos se muniram de mais meios de segurança. Desde revistar os passageiros, até analisar bagagem no raio-x, até estarem atentos a atividades suspeitas, estes profissionais estão cada vez mais bem preparados, muitas vezes recebendo treino intensivo nos campos de segurança, inteligência e ação anti-terrorista, o que pode levar a uma série de outros trabalhos de recolha de informações.

Em virtude das exigências de segurança com os ataques terroristas, há uma tendência para um aumento de oferta deste tipo de trabalho.

seguranca aeroporto

6. Detetive privado

Eis o “pai” de todas as profissões para curiosos! Os detetives privados são pagos para investigar outras pessoas. É comum ter que seguir pessoas acusadas de adultério ou seguir as pistas de pessoas desaparecidas.

A discrição é a alma do negócio. Ter sangue frio também é fundamental, assim como ter talento para recolher informação de outras pessoas de forma discreta. Espera-se que o mercado para detetives e investigadores privados cresça 22% nos próximos 2 anos.

Veja também: