PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Proteção solar: descubra a melhor para o seu tipo de pele

O calor chegou e com ele chegam os banhos de sol. A sua pele não ser esquecida: use proteção solar, mas adequada à sua pele.

Proteção solar: descubra a melhor para o seu tipo de pele
Saiba qual a escolha indicada para a sua pele

Com a entrada do Verão e das férias, chegam as tardes passadas na praia, na esplanada, na piscina...sempre acompanhadas de uma intensiva exposição solar. É do conhecimento geral que todo o cuidado com o sol é pouco pois, apesar de querermos aquele bronzeado tão apetecível de capa de revista, antes de tudo temos de ter os cuidados mínimos para que a nossa pele não sofra as consequências.

O cancro da pele tem vindo a aumentar a sua incidência desde meados dos anos 60 e, em 90% dos casos, a exposição excessiva ao sol é considerada a causa mais frequente de cancro de pele.

Assim, além de evitar a exposição solar entre as 12h00 e as 16h00, usar sempre um chapéu para proteger a cabeça e hidratar-se convenientemente, a utilização de proteção solar é absolutamente fundamental. Deixamos-lhe dicas de utilização de acordo com o seu tipo de pele.

 

Cuidados a ter com a pele

O fator de proteção solar (FPS) presente nos protetores solares varia na proporação da tonalidade de pele: quanto mais clara é a pele, maior tem de ser o FPS. Além disso, e para garantir um efeito a longo prazo, é necessário renovar a aplicação do creme de duas em duas horas ou sempre que molhe o corpo ou transpire muito.

Uma informação que deve ser alvo de análise atenta no rótulo do protetor solar que pretende comprar é a proteção para os raios ultravioletas do tipo A e B (UVA e UVB). A proteção UVB protege-o contra as queimaduras solares e a proteção UVA evita o envelhecimento precoce e o cancro da pele.

Nunca é demais realçar que não deve utilizar proteção solar apenas quando vai para a praia ou para a piscina... o sol do “dia-a-dia” é tanto ou mais perigoso!

 

Pele branca a muito branca

Este tipo de pele caracteriza-se normalmente por se queimar facilmente, ficando com um aspeto vermelho e apresenta, muitas vezes, sardas. Para as peles claras a muito claras nunca deve ser usado um FPS inferior a 30, sendo o ideal até 50.

No mercado existe uma grande variedade de marcas e cremes pelo que deve aconselhar-se junto de um especialista na loja para que lhe indique o creme mais indicado para a sua pele mais ou menos sensível, mais ou menos oleosa, com maior ou menor tendência para alergias.

 

Pele morena clara a morena

Caracterizada por conseguir atingir um tom bronzeado mais rapidamente do que a pele clara, necessita ainda de bastantes cuidados pois pode queimar-se. Esta pele está normalmente presente em pessoas de cabelo castanho escuro ou preto. Quem se identifica com esta tipologia de pele deve utilizar um protetor solar entre os 20 e 30 de FPS.

 

Pele morena escura a negra

Apesar deste tipo de pele se bronzear com extrema facilidade e de quase nunca se queimar, isso não significa que não necessite de cuidados com o sol! Utilizar um protetor com FPS entre os 6 e os 15 de FPS é essencial para manter uma pele hidratada e bem cuidada.

 

Bebés e crianças

Se um adulto necessita de levar muito a sério os cuidados com o sol, nas crianças e nos bebés esses cuidados têm de ser redobrados. E a responsabilidade para isso é sua!

Nos bebés, além de todos os cuidados já referidos de hidratação e de evitar a exposição solar em determinadas horas, deve ser sempre utilizado um protetor solar mineral com 50 de fator de proteção solar que deve ser aplicado várias vezes ao dia. A pele dos bebés é muito imatura e com a maior das facilidades pode queimar-se ou até mesmo ficar com insolação.

Nas crianças, a proteção deve ser a mesma (50 FPS), mas já não é exigido que o protetor seja de base mineral; pode ser utilizado um creme regular.

Diferentes características de pele pedem diferentes cuidados!

 

Cuidados after sun

Chegou ao fim mais um dia de diversão na praia com família e amigos. O banho está tomado e, apesar de ter tido todos os cuidados com a pele, não deixa de sentir a pele como que “repuxada”... Pois bem, isto significa que a proteção solar não se limita às horas em que realmente vai estar exposta ao sol! O período pós exposição é também muito importante.

Aposte num bom creme after sun e aplique-o logo após o banho. Vai sentir imediatamente as melhorias e a sua pele agradece!

Veja também: