PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Psicoterapia: quando, como e para quem

A Psicoterapia não é “um bicho-de-sete-cabeças”. Saiba mais sobre esta terapêutica ideal para potenciar o seu autoconhecimento.

Psicoterapia: quando, como e para quem
Descubra mais sobre esta terapêutica indicada para todas as idades

A Psicoterapia é um processo de tratamento baseado nas teorias psicanalíticas que proporciona um maior autoconhecimento.

De acordo com os últimos dados, mais de 40% dos pacientes que iniciam tratamento de Psicoterapia registam melhorias significativas na sua qualidade de vida, enquanto alguns estudos garantem que 30% desses pacientes atingem níveis satisfatórios logo após as três primeiras sessões. 

De acordo com a Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica (APPSI), “este é um método e uma técnica terapêutica inspirada  nas teorias psicanalíticas que visa proporcionar ao sujeito um melhor entendimento do seu funcionamento mental e a resolução dos seus conflitos internos”. 



Psiquiatria ou Psicoterapia?

Hoje em dia, é comum confundirem-se estas duas especialidades. A Psiquiatria pretende compreender de forma orgânica as perturbações mentais, utilizando medicamentos para esse efeito. A Psicoterapia utiliza as capacidades verbais, de reflexão e de relacionamento para intervir sem recorrer a fármacos. O objetivo é capacitar o paciente com as ferramentas necessárias para responder a situações desafiadoras.



Quais os benefícios da Psicoterapia?

A Psicoterapia tem provado ser eficaz na resolução de diversos transtornos psicológicos:
  • Fobias;
  • Depressão;
  • Stress Pós-traumático;
  • Transtornos alimentares;
  • Mudanças de humor;
  • Condições psicossomáticas;
  • Comportamentos obsessivos.

Em cada sessão, o paciente, sempre em parceria com o terapeuta, explora as causas para as questões que o atormentam e que colocam em causa o bem-estar psíquico.

Assim sendo, a Psicoterapia permite que cada paciente compreenda de forma mais consciente o mundo que o rodeia, aumenta a auto-estima, permite controlar problemas como a ansiedade ou o stress e desbloqueia a capacidade de gestão emocional (permite desenvolver capacidades interpessoais que facilitam o relacionamento com as outras pessoas).



Quando posso começar com as sessões de Psicoterapia?

O início do tratamento deve ser feito apenas por iniciativa própria do paciente. Nessa altura são definidos os objetivos e a duração do tratamento (por norma, as sessões duram cerca de 40/50 minutos e acontecem uma vez por semana, consoante as necessidades do paciente).

Este é um processo gradual e colaborativo onde é construído o caminho da cura entre terapeuta e paciente. Existem diversos tipos de Psicoterapia e, por isso, é sempre feita uma avaliação personalizada para perceber qual o melhor método de tratamento. 

A Psicoterapia é indicada a todas as idades, já que se traduz em melhorias das capacidades físicas e mentais dos pacientes. Neste processo é sempre criada uma relação de confiança mútua para que as mudanças aconteçam de forma permanente. 

Veja também: