A Psicoterapia é um processo de tratamento baseado nas teorias psicanalíticas que proporciona um maior autoconhecimento.
De acordo com os últimos dados, mais de 40% dos pacientes que iniciam tratamento de Psicoterapia registam melhorias significativas na sua qualidade de vida, enquanto alguns estudos garantem que 30% desses pacientes atingem níveis satisfatórios logo após as três primeiras sessões.
De acordo com a Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica (APPSI), “este é um método e uma técnica terapêutica inspirada nas teorias psicanalíticas que visa proporcionar ao sujeito um melhor entendimento do seu funcionamento mental e a resolução dos seus conflitos internos”.
Psiquiatria ou Psicoterapia?
Hoje em dia, é comum confundirem-se estas duas especialidades. A Psiquiatria pretende compreender de forma orgânica as perturbações mentais, utilizando medicamentos para esse efeito. A Psicoterapia utiliza as capacidades verbais, de reflexão e de relacionamento para intervir sem recorrer a fármacos. O objetivo é capacitar o paciente com as ferramentas necessárias para responder a situações desafiadoras.
Quais os benefícios da Psicoterapia?
A Psicoterapia tem provado ser eficaz na resolução de diversos transtornos psicológicos:
- Fobias;
- Depressão;
- Stress Pós-traumático;
- Transtornos alimentares;
- Mudanças de humor;
- Condições psicossomáticas;
- Comportamentos obsessivos.
Em cada sessão, o paciente, sempre em parceria com o terapeuta, explora as causas para as questões que o atormentam e que colocam em causa o bem-estar psíquico.
Assim sendo, a Psicoterapia permite que cada paciente compreenda de forma mais consciente o mundo que o rodeia, aumenta a auto-estima, permite controlar problemas como a ansiedade ou o stress e desbloqueia a capacidade de gestão emocional (permite desenvolver capacidades interpessoais que facilitam o relacionamento com as outras pessoas).
Quando posso começar com as sessões de Psicoterapia?
O início do tratamento deve ser feito apenas por iniciativa própria do paciente. Nessa altura são definidos os objetivos e a duração do tratamento (por norma, as sessões duram cerca de 40/50 minutos e acontecem uma vez por semana, consoante as necessidades do paciente).
Este é um processo gradual e colaborativo onde é construído o caminho da cura entre terapeuta e paciente. Existem diversos tipos de Psicoterapia e, por isso, é sempre feita uma avaliação personalizada para perceber qual o melhor método de tratamento.
A Psicoterapia é indicada a todas as idades, já que se traduz em melhorias das capacidades físicas e mentais dos pacientes. Neste processo é sempre criada uma relação de confiança mútua para que as mudanças aconteçam de forma permanente.
Veja também:
- 5 sinais de que é mentalmente mais forte
- Tudo sobre a saúde mental em Portugal
- Os 7 sintomas de depressão mais comuns