Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
25 Mar, 2021 - 11:14

Estas linhas de apoio psicológico estão disponíveis para todos

Mónica Carvalho

A pandemia coloca vários desafios à saúde mental e equilíbrio emocional. Conheça as principais linhas de apoio psicológico com que pode contar.

linhas de apoio psicológico

As linhas de apoio psicológico que foram criadas ou mais divulgadas ao longo dos últimos meses são a prova viva do quanto a pandemia tem afetado os portugueses, muito além da saúde física.

A COVID-19 trouxe alterações profundas à vida familiar e profissional das pessoas, com consequências para a sua saúde mental e equilíbrio emocional.

Se perdeu um ente querido, está ou tem alguém na família infetado com COVID-19 ou simplesmente tem tido dificuldades em lidar com o confinamento, ter alguém especializado com quem conversar pode fazer toda a diferença. Estas são algumas das linhas de apoio a que pode recorrer.

Conte com a ajuda destas linhas de apoio psicológico

Ainda que existam linhas dedicadas a grupos profissionais, principalmente aos que trabalham na área da saúde, as que lhe damos conta de seguida estão disponíveis a toda a população.

O objetivo é garantir que quem se sente mais afetado e desamparado tenha uma palavra amiga, um apoio a quem recorrer para encontrar formas saudáveis de se adaptar às novas circunstâncias.

De realçar ainda que todos os atendimentos são confidenciais e feitos por profissionais da área da saúde mental.

saúde mental

Aconselhamento psicológico Linha SNS 24

O serviço de aconselhamento psicológico do Serviço Nacional de Saúde está integrado na linha telefónica do SNS 24, através do 808 24 24 24 (opção 4) e dirige-se quer aos utentes, quer aos profissionais de saúde .

Este serviço pretende dar apoio em várias situações, como por exemplo ansiedade aguda, fragilidade psicológica ou agravamento de doença psicológica.

Está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, e é gerido por psicólogos clínicos, que desenvolvem uma abordagem focada na intervenção psicológica no contexto de crise.

Administração Regional de Saúde do Norte

Também a Administração Regional de Saúde do Norte considerou importante a criação de uma linha de apoio que promova a saúde mental e a “obtenção de ganhos em saúde, num momento de angústia e inquietação da nossa comunidade”. Ao mesmo tempo, pretende “prevenir e evitar o pânico, a agitação, a agressividade, os conflitos, a violência e a doença psicológica”.

Destina-se à população e aos profissionais de saúde da região norte e está disponível nos dias úteis das 8h às 20h, através do número 220 411 200.

SOS Voz Amiga

A SOS Voz Amiga é uma linha de apoio emocional que tem como objetivo ajudar todos os que se encontram em situações de sofrimento causadas pela solidão, ansiedade, depressão ou risco de suicídio.

O atendimento é feito por uma equipa especializada e sempre disponível para escutar cada utente com “respeito e compreensão”.

Está disponível todos os dias das 16h às 24h, através dos números 213 544 545, 912 802 669, 963 524 660 e 800 209 899. Este último é um número gratuito, disponível das 21h às 24h.

Conversa Amiga

Esta linha foi criada pela Fundação INATEL, com o objetivo de prestar assistência e informação a todas as pessoas que necessitem de apoio em momentos de dificuldade.

Está disponível diariamente, das 15h às 22h, através dos números 808 237 327 e 210 027 159 e do outro lado poderá ser atendido por um dos seus voluntários.

Telefone da amizade

O Telefone da Amizade pretende ser um “amigo nas horas difíceis”. Trata-se de uma associação privada de solidariedade social, fundada em 1982, que presta apoio em situação de crise pessoal ou suicídio.

Está disponível das 16h às 23h, através do número 222 080 707; ou do endereço de e-mail [email protected], visto que para muitos pode ser mais fácil escrever do que falar.

Voz de Apoio

A Voz de Apoio disponibiliza apoio emocional gratuito, anónimo e confidencial, sem julgamentos. Pode ligar quem tem qualquer tipo de problema, que o faça sentir-se triste, confuso, deprimido e com tendências suicidas.

Para tal, há várias formas de contacto:

  • Telefone 225 506 070 e Skype, todos os dias das 21h às 00h, em Portugal Continental e Madeira e das 20h às 23h, no Açores;
  • Consulta pessoal no Porto, à sexta-feira, com marcação prévia;
  • Através de [email protected] ou carta para o Apartado 1052, 4101-001 Porto.

Vozes Amigas de Esperança de Portugal

A Vozes Amigas de Esperança (VOADES) é uma organização de voluntariado sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a saúde emocional e a apoiar pessoas que vivem em situação de crise emocional, fornecendo-lhe caminhos e ferramentas de felicidade e bem-estar.

Está disponível diariamente das 16h às 22h, através do número 222 030 707.

Vira(l)Solidariedade – Rede de Apoio Telefónico da SPP

Esta linha da Sociedade Portuguesa de Psicanálise foi criada também devido às necessidades criadas pela pandemia por COVID-19. Encontra-se em funcionamento desde o dia 25 de março e é gratuita, confidencial e tem cobertura nacional.

Do outro lado da linha estão disponíveis 60 psicólogos, psiquiatras e pedopsiquiatras.

Esta linha de apoio psicológico está disponível nos dias úteis das 8h às 24h, através do número 300 051 920.

mulher a dormir descansada com a cabeça na almofada
Veja também COVID-19 e dormir bem: a importância do sono durante a pandemia

Associação Abraço

A linha de apoio psicológico da Associação Abraço, bem como o e-mail disponibilizado, destinam-se às pessoas com VIH/SIDA e tem como objetivo ajudá-las em casos de crise, medos e ansiedades, associadas à atual crise, pelo que poderá ser atendido por assistentes sociais, enfermeiros ou psicólogos, de acordo com o problema.

Para quem se encontra em Lisboa o contacto é 211936510 e também pode usar o email [email protected]. Se se encontra na região Norte, então, pode ligar o 223227515 ou o 917778781 ou o email [email protected]

Numa fase inicial, estes contactos dedicavam-se ao utente com VIH/SIDA no âmbito da pandemia, todavia, agora, o apoio é mais alargado. Está disponível nos dias úteis das 9h30 às 18h.

Liga Portuguesa contra o Cancro

O Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro também criou uma linha telefónica gratuita para apoiar os doentes oncológicos durante esta pandemia.

Trata-se da Linha Oncológica COVID-19 e pretende ajudar a promover a saúde mental, mas também a encontrar respostas às dúvidas dos utentes, nomeadamente de âmbito técnico e científico, de apoio social, jurídico.

Está disponível nos dias úteis das 8h30 às 17h30, através do número 800 919 232

Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso

“Acionar mecanismos de apoio num momento em que perseguir o bem geral de saúde pública é da responsabilidade de todos enquanto entidades e pessoas” é o objetivo da Linha de Apoio Psicológico, dirigida aos utentes da Fundação, mas também à comunidade em geral.

A linha está disponível nos dias úteis das 14h às 18h, através do número 211 533 854.

Linha SOS Criança

Disponibilizada pelo Instituto de Apoio à Criança a nível nacional, a linha SOS Criança, também ela gratuita e confidencial, pretende continuar a ajudar os mais novos durante este período de pandemia.

Para tal, a equipa de profissionais foi alargada e o apoio está disponível quer através do número 116111, quer através do envio de mensagens WhatsApp 913069404, durante os dias úteis das 9h às 21h.

Veja também