Viviane Soares
Viviane Soares
21 Abr, 2020 - 19:56

#TodosPorQuemCuida: campanha nacional para angariar material médico

Viviane Soares

Conseguir comprar mais material hospitalar e equipamento de proteção para diversos profissionais de saúde é o objetivo da campanha “Todos Por Quem cuida”. Saiba como pode ajudar.

Iniciativa: Todos Por Quem Cuida

A solidariedade em tempo de pandemia não se resume apenas ao cumprimento rigoroso das recomendações da Direção-Geral da Saúde. Passa também pelos pequenos gestos de bondade, de entreajuda, de cooperação, de empatia que, por norma, emergem em tempos de crise.

Neste contexto de crise sanitária, este tipo de comportamento é de louvar, mas também é fundamental para que mais rapidamente consigamos superar este momento de crise.

A este propósito surgiu recentemente o movimento solidário #TodosPorQuemCuida, uma iniciativa conjunta da Ordem dos Médicos, da Ordem dos Farmacêuticos, da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma), assim como de outras instituições da sociedade civil, que visa a angariação de fundos para a compra de material hospitalar e equipamento de proteção para quem cuida de nós.

#TodosPorQuemCuida: cidadãos unidos por uma missão – CUIDAR, PROTEGER, SALVAR

A iniciativa visa apoiar todos os profissionais de saúde, nomeadamente assistentes operacionais, secretários clínicos, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, enfermeiros, farmacêuticos, médicos e tantos outros, mas, também as forças de segurança, bombeiros, cuidadores, entre outras profissões chamadas a estar na linha da frente no combate à COVID-19.

Pretende-se assegurar que todos eles trabalham protegidos e com acesso aos equipamentos e dispositivos de proteção, seja para proporcionar os melhores cuidados a todos os doentes com COVID-19, seja para continuarem a cuidar de quem precisa de assistência por outras patologias. No fundo, assegurar que têm os equipamentos necessários para salvar vidas.

Estes equipamentos, cuja escassez pretende evitada ao máximo, são: batas hospitalares descartáveis, desinfetantes, luvas, máscaras cirúrgicas, óculos de proteção, material de testes, toucas e ventiladores.

Importa sublinhar que várias figuras públicas já se associaram a esta campanha, desde António Guterres, Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, a nomes bem conhecidos do mundo do desporto, da cultura e da arte em Portugal.

Faça o seu donativo ou peça apoio

Juntos, vamos proteger quem nos protege,
doando material hospitalar e de proteção a quem cuida de nós.

Como é que pode ajudar?

Cidadãos a título particular ou entidades coletivas podem fazer uma doação monetária ou uma doação dos equipamentos de proteção necessários.

A conta solidária #TodosPorQuemCuida está aberta a todos, sendo possível fazer uma transferência bancária através do IBAN: PT50 0035 0646 00017662 930 21.

Se optar pela doação de materiais, basta, para tal, preencher o formulário existente na página do movimento.

Para se inteirar das carências dos diferentes serviços de saúde, pode ainda contactar a Ordem dos Médicos ou a Ordem dos Farmacêuticos através dos seguintes endereços de correio eletrónico:

Recordamos que, à data da redação deste artigo, o movimento já angariou mais de 700 mil euros. Ajude, é por uma boa causa!

Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins. Neste projeto, contamos com a parceria da Fidelidade e da Multicare. Saiba mais sobre a parceria.