6 Qualidades das mulheres de sucesso

E as mulheres de sucesso partilham algumas caraterísticas em comum. Saiba quais são. 

6 Qualidades das mulheres de sucesso
O sucesso constrói-se, mas os traços e personalidade dão uma grande ajuda.

Sabe o que têm em comum J.K. Rowling, Hillary Clinton, Coco Chanel, Arianna Huffington, Diane Von Furstenberg ou Estée Lauder? São todas mulheres de sucesso, que se destacam nas suas áreas profissionais. As histórias e os percursos de cada uma delas são diferentes, mas todas têm algumas qualidades que foram determinantes para alcançarem o sucesso.
 

O que distingue as mulheres de sucesso?

De acordo com um estudo recente, realizado por uma empresa de consultoria Americana (a Caliper), existem pelo menos seis traços de personalidade comuns a todas as mulheres de sucesso que ocupam posições de liderança. Veja quais são.
 

1. Assertividade

São mulheres seguras de si mesmo e capazes de comunicar de forma assertiva e eficaz e que, além disso, defendem as suas ideias de forma racional.
 

2. Agressividade

Não, não são mulheres violentas. Falamos de uma agressividade num sentido mais positivo. Para os autores do estudo, esta agressividade diz respeito à capacidade de ultrapassar as dificuldades e obstáculos que possam surgir. Afinal de contas, estas são mulheres que não aceitam um "não" como resposta e que por isso mesmo lutam para atingir os seus objetivos, sem medos ou hesitações, uma característica vital para o sucesso.
 

3. Empatia

De pouco adianta ser assertiva e agressiva se depois fica isolada do resto do mundo. As mulheres de sucesso entendem isso e, por essa razão, mostram empatia com as pessoas que as rodeiam. Estas pessoas tanto podem ser colegas, colaboradores ou até clientes. Sabem ouvir o que têm para dizer, sejam problemas ou opiniões, para depois agir tendo em concordância.
 

4. Autoconfiança

Não confundir com arrogância. Trata-se apenas de conhecer as suas capacidades e pontos fortes ou ter confiança suficiente nas suas capacidades de resolução de problemas, para ultrapassar eventuais problemas. Conhecem as suas capacidades e acreditam nelas. São resilientes e não se deixam abater pelas dificuldades.
 

5. Energia

Transpiram vitalidade e energia no trabalho. Estas mulheres sabem que têm que servir de inspiração e motivação para as pessoas que as rodeiam e, para tal, necessitam de energia. E têm a energia necessária, porque sabem como e quando “recarregar baterias”.
 

6. Tolerância ao stress 

O stress não as atrapalha. Aliás sentem-se confortáveis em ambientes de elevado stress. Claro, há dias melhores e dias piores, mas não se deixam derrubar.
 

Mulheres de armas

Os nomes que enumeramos no início são apenas um exemplo de muitas mulheres de sucesso que se destacam no mercado laboral. Um reflexo das alterações que a sociedade tem vindo a introduzir. A história recente mostra a evolução do papel da mulher na sociedade. E, mesmo que ainda existam algumas “arestas para limar”, a verdade é que cada vez mais as mulheres assumem papéis de destaque em várias áreas, seja na política, moda ou tecnologia, entre outras.
 
E se elas conseguiram, você também pode conseguir. Só precisa de trabalhar os seus traços de personalidade comuns às pessoas de sucesso.
 
Veja também: