Quando se deve trocar as pastilhas de travão?

Trocar as pastilhas de travão é fundamental para se manter seguro na estrada, pois com o sistema de travagem não se brinca.

Quando se deve trocar as pastilhas de travão?
Saiba quando o deve fazer.

Se há algo que não nos podemos dar ao luxo de negligenciar é o sistema de travagem do nosso automóvel. Este é feito para que o poder de abrandamento seja muito superior ao de aceleração, e se estiver a funcionar corretamente a segurança que temos na estrada é elevada. Entre outros fatores, é preciso saber quando trocar as pastilhas de travão, que são das primeiras peças a desgastar-se no sistema de travagem.
 

Quando devem ser trocadas

Dependendo do uso que é dado ao sistema de travagem, as pastilhas de travão devem ser trocadas de 30.000 a 40.000, sendo necessário verificar o estado das mesmas de vez em quando, pois é também necessário trocá-las quando já não estão no seu melhor estado.

A luz indicadora de desgaste também serve para nos indicar que pode estar na altura de trocar as pastilhas de travão, pois esta indica que há uma anomalia nos travões. Assim que a vir, deve ligar ao seu mecânico para pôr a conversa em dia.

Deve, sempre que leva o carro à oficina, pedir para lhe darem uma vista de olhos aos travões, pois estes podem-se desgastar mais depressa de acordo com certos fatores, como a forma como se conduz e se a situação de “pára-arranca” é ou não frequente.

Quando travamos o carro, a maior parte do peso desloca-se para a frente, e isto faz co que as pastilhas dianteiras tenham mais trabalho para garantir a nossa segurança.  Como tal, é natural estas terem de ser substituídas mais vezes.

 

Sinais de que está na altura de trocar

Além das recomendações acima, existem ainda sinais que podem indicar estar na altura de trocar as pastilhas de travão:

1. Se ouvir um som agudo - Com as pastilhas muito gastas, vai conseguir ouvir um som agudo quando travar, por estas terem um indicador que vai contra o disco quando tal acontece. Isto pode, no entanto, ser causado por outros fatores. Independentemente da causa, com o sistema de travagem o melhor é não arriscar.

2. A pressão do pedal muda - Se está habituado a conduzir e notar uma diferença na pressão que precisa de aplicar ao pedal do travão, isto pode ser sinal de que as pastilhas estão a precisar de reforma, ou pelo menos de que algo se passa com o sistema de travagem.

Além destes sinais, deve confiar na opinião de profissionais quando estes dão uma vista de olhos ao seu veículo, pois é mais fácil e barato fazer uma pequena troca do que possivelmente vir a ter de lidar com um acidente.


Veja também: