As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

4 receitas de panquecas simples para dias apressados

Receitas de panquecas simples para matar o desejo de uma coisa doce? Temos quatro super rápidas!

4 receitas de panquecas simples para dias apressados
1, 2, 3… já está!

Aqui entre nós, receitas de panquecas simples são praticamente todas, por isso, não há desculpa para não se mimar de vez em quando. Em poucos minutos tem a massa pronta, especialmente, se recorrer a um liquidificador ou outro robot de cozinha para triturar tudo e obter uma massa homogénea em poucos segundos.
 

4 receitas de panquecas simples para matar o desejo 


Panquecas com doce de ameixa

ameixa

Ingredientes para as panquecas
110 g farinha
125 ml leite
1 ovo
25 g açúcar amarelo
1 c. de sopa de azeite
1 c. de chá de fermento
1 pitada de sal


Ingredientes para o doce de ameixa
1 kg ameixas brancas - descascadas e descaroçadas
800 g açúcar
4 bagos de cardamomo
1 pau de canela pequeno 


Modo de preparação das panquecas
Num robot de cozinha, coloque todos os ingredientes e triture durante 20 segundos. Se preferir fazer da forma tradicional, basta misturar numa taça os ingredientes secos e na outra os líquidos e mexer bem. De seguida, junte os líquidos aos secos, sem parar de mexer, para conseguir uma massa sem grumos.

Agora, basta aquecer uma frigideira antiaderente untada com um pouco de azeite e despejar colheradas de massa com a ajuda de uma concha pequena. Assim que formarem pequenas borbulhas, é tempo de virar até dourar do outro lado.

Modo de preparação do doce de ameixa
Para acompanhar, sugerimos um delicioso doce de ameixa que, apesar de não ser tão rápido de preparar, pode fazer com antecedência. Comece por lavar, descascar e descaroçar as ameixas, reservando o sumo que vão largando. De seguida, numa panela de fundo espesso, coloque as ameixas, o sumo (pode acrescentar 100 ml de água, se precisar), o pau de canela e as sementes de cardamomo. 

Leve ao lume médio até ferver, a fruta ficar desfeita e macia. Adicione o açúcar, leve a lume mais alto e mexa com regularidade. Confira o ponto do doce e, se ainda não estiver como pretende, deixe cozer mais um pouco, sem perder o olho no tacho. Retire o pau e as sementes e distribua por frascos.

Uma receita do blogue Lume Brando.
 

Panquecas simples

simples

Ingredientes
 
2 chávenas de farinha sem fermento
2 c. chá de fermento em pó
1/3 chávena de açúcar fino
2 ovos - à temperatura ambiente
1 1/2 chávena de leite - à temperatura ambiente
70 g manteiga sem sal - derretida


Modo de preparação
Numa tigela, misture a farinha, o fermento e o açúcar. Noutra, bata os ovos, o leite e a manteiga. Misture todos os ingredientes e misture bem. Também pode misturar tudo num robot de cozinha. De seguida, aqueça uma frigideira antiaderente untada com manteiga e despeje colheradas de massa com a ajuda de uma concha pequena.

Assim que formarem pequenas borbulhas, é tempo de virar até dourar do outro lado.Sirva com uma colher de sopa de iogurte natural espesso e frutos silvestres.

Uma receita do livro Cozinha para quem não tem tempo, da Mafalda Pinto Leite.
 

Panquecas leves de requeijão e limão

requeijão

Ingredientes
 
1 chávena de farinha sem fermento
2 1/2 c. de chá de fermento em pó
1/3 chávena de açúcar fino
200 g requeijão fresco
2/3 chávena de leite
2 c. de chá de raspa de limão
60 g manteiga derretida
2 ovos separados
1 chávena açúcar fino
Limão aos gomos - para servir
Manteiga q.b. - para cozinhar


Modo de preparação
Peneire a farinha, o fermento e o açúcar para uma tigela. Adicione o requeijão, o leite, a raspa de limão, a manteiga e a gema dos ovos. Misture tudo. Numa outra tigela, bata as claras até ficarem em castelo. Delicadamente incorpore as claras na mistura de farinha.

Aqueça uma frigideira em lume médio-baixo e adicione uma noz de manteiga. Coloque colheradas da massa e cozinhe durante 3 minutos de cada lado. Retire, passe pelo açúcar e sirva com o limão.

Uma receita do livro Cozinha para quem não tem tempo, da Mafalda Pinto Leite.
 

Panquecas de cacau e açúcar de coco

chocolate

Ingredientes

4 c. de sopa de açúcar de coco 
200 ml de leite 
3 ovos
175g de farinha
1 c. de sopa de cacau


Modo de preparação
Comece por separar as gemas das claras, de seguida, bata as claras em castelo com uma pitada de sal. e reserve. Numa tigela misture as gemas com o açúcar, o cacau e bata bem todos os ingredientes. Junte a farinha peneirada e envolva. De seguida envolva as claras em castelo na massa sem bater.

Aqueça uma frigideira em lume médio-baixo e adicione uma noz de manteiga. Coloque colheradas da massa e cozinhe, quando formarem borbulhas está na hora de virar, cozinhe do outro lado até dourar. Sirva com frutos vermelhos, golden syrup e açúcar em pó.

Uma receita do blogue Clavel’s Cook.
Veja também: