5 receitas de sopa para todo o ano

Uma boa mesa não dispensa uma boa sopa. Fique com 5 ótimas sugestões. 

5 receitas de sopa para todo o ano
Receitas para aquecer o estômago todos os dias

Seja verão ou inverno, é essencial ter sempre algumas receitas de sopa à mão para completar da melhor forma qualquer refeição. Deixe-se envolver nestas cinco ideias de verdadeira comfort food, especialmente escolhidas para fazerem parte da sua mesa todo o ano. 


Receitas de sopa para todos os dias e todos os gostos


Creme de ervilhas

ervilhas

Ingredientes
750 g ervilhas frescas
1 cebola
1 dente de alho
3 hastes de salsa
Sal
1 c. de sopa de manteiga (opcional)
1 pacote de natas (opcional)


Modo de preparação
Leve ao lume 1,5 l de água, as ervilhas, a cebola, o dente de alho e a salsa, tempere a gosto e deixe cozinhar. Quando as ervilhas estiverem macias, reduza tudo a puré e coe com a ajuda de um passador de rede. Leve ao lume de novo para aquecer. Fora do lume, junte a manteiga e metade das natas. Misture. Sirva em taças individuais com uma colherada de natas batidas.
 

Sopa de pescada com mexilhão

pescada

Ingredientes

1 pescada (500 g)
2 cebolas
Salsa
Sal
Pimenta em grão
Azeite
1 cenoura
2 batatas
1 tomate
Estames de açafrão
200 g miolo de mexilhão


Modo de preparação
Arranje o peixe. Prepare um caldo fervendo em água, por 10 minutos, a cabeça e as espinhas da pescada, uma cebola picada, salsa, sal e grãos de pimenta. Pique a outra cebola e leve ao lume com azeite (colocar sempre primeiro o azeite!), a cenoura às rodelas, as batatas cortadas às fatias e o tomate moído. 

Refogue e junte o açafrão, misture e regue com um litro do caldo coado. Ferva e junte uma parte do mexilhão, sem concha. Triture a sopa. Leve o puré de novo ao lume, quando ferver, junte os filetes cortados em pedaços, o restante mexilhão e deixe cozinhar. Polvilhe com salsa picada, ajuste os temperos e sirva.
 

Caldo verde à minhota

caldo

Ingredientes

Sal
1,5 dl azeite
600 g batatas
1 cebola
2 dentes de alho
200 g couve galega
4 rodelas de chouriço de carne
2 fatias de broa de milho


Modo de preparação
Em água temperada com sal e metade do azeite, coza as batatas, a cebola e o alho, descascados e partidos em pedaços. Enquanto isso, lave e corte a couve em juliana muito fina. Quando as batatas estiverem cozidas, triture tudo. Leve de novo ao lume, quando estiver a ferver em cachão, adicione a couve e deixe cozer, destapado, por 10 minutos. Mexa sempre para não torrar. Ajuste os temperos e deite o restante azeite. Sirva com uma rodela de chouriço e broa.
 

Sopa de cogumelos com limão e tomilho

cogumelos

Ingredientes
1 cebola
1 dente de laho
2 batatas médias
1 c. sopa de azeite
250 g cogumelos frescos
4 chávenas de caldo de galinha
1 c. de sobremesa de tomilho fresco picado
2 cascas de limão
1/4 chávena de natas (opcional)
Cebolinho
Sal
Pimenta


Numa caçarola, aqueça o azeite e junte as batatas em cubos, a cebola e o alho picados. Cozinhe 5 minutos sem alourar. Limpe os cogumelos, corte-os às fatias e junte à caçarola. Salteie durante 2 minutos, mexendo sempre. Regue com caldo de galinha a ferver, junte o tomilho e as cascas de limão. Ferva, em lume brando, durante 10 minutos. Rejeite as cascas de limão e reduza a sopa a puré. Leve de novo ao lume e tempere, a gosto, com sal e pimenta. Guarneça com as natas batidas e cebolinho cortado.
 

Canja de galinha

canja

Ingredientes

1 galinha
Sal 
Folhas de hortelã
1 pedaço de presunto
1 cebola pequena
1/2 chouriço
Miúdos de galinha
1 chávena de arroz agulha
Pão de mistura 
Azeite


Limpe a galinha de peles, corte em pedaços e coza em água com sal e folhas de hortelã, juntamente com o presunto, a cebola descascada, o chouriço e os miúdos. Deixe cozer até as carnes estarem bem tenras. Escorra bem as carnes num passador e reserve-as. Leve o caldo ao lume com o arroz bem lavado e coza até abrir bem.

Desfie a galinha, elimine os ossos e as peles. Refeite a hortelã e corte a restante carne em pedaços pequenos. Corte o pão em fatias e leve-as a fritar em azeite bem quente até dourar. Escorra bem e coloque em papel absorvente. Adicone ao caldo as carnes arranjadas, sirva em tigelas e decore com folhas de hortelã e o pão frito.

Todas as receitas são do livro sopas da coleção “Receitas por 1, 2 ou 3 euros”.
Veja também: