4 receitas simples e rápidas para todo o ano

Sem ideias para a ementa dos próximos dias? Experimente uma destas receitas e surpreenda a sua família.

4 receitas simples e rápidas para todo o ano
Sugestões para refeições em família

Há dias, semanas ou meses que já não sabe o que cozinhar para o almoço ou jantar? Sugerimos quatro receitas simples e rápidas que pode fazer para as refeições de família ou até para levar na marmita para o trabalho. Se lhe falta inspiração, por poucos euros pode variar a ementa semanal e acrescentar estas sugestões à sua lista de receitas habituais.


4 receitas simples e rápidas para refeições de todos os dias


Sopa de legumes cremosa

sopa

Ingredientes
1 embalagem de legumes para sopa tradicional
1 batata média
1 chávena de leite
8 dl caldo de legumes
1 cebola
1 c. de sopa de manteiga
1 c. de sopa de farinha integral de trigo
Sal q.b.
Pimenta branca em grão q.b.
Canela em pó q.b.
1/2 beterraba cozida


Modo de preparação
Triture os legumes, a batata descascada e cozida, o leite e um pouco do caldo de legumes. Reserve. Pique a cebola e refogue em lume brando com a manteiga. Quando ficar translúcida, polvilhe com a farinha e refogue, mexendo bem. Junte a mistura de legumes que reservou e o restante caldo de legumes. Ferva cerca de 10 minutos ou até obter um creme. Tempere com sal, pimenta acabada de moer e uma pitada da canela. Sirva a sopa quente ou fria, decorada com montinhos de beterraba cortada em juliana fina.
 

Lasanha de legumes

lasanha

Ingredientes
1 embalagem de espinafres
350 g carne picada
80 g presunto picado
3 c. sopa de azeite
1 curgete
Sal q.b.
Pimenta q.b.
1/2 chávena de vinho branco
1 folha de louro
350 g polpa de tomate
1 c. de sopa de manteiga 
2 c. de sopa pão ralado
7,5 dl molho béchamel
1 embalagem placas frescas de lasanha 
Queijo parmesão ralado 


Modo de preparação
Refogue a carne e o presunto no azeite, junte a curgete ralada com casca, o sal, a pimenta e refogue mais um pouco. Regue com o vinho e a mesma quantidade de água. Junte o louro, o tomate e cozinhe em lume brando até a carne ficar desfeita. Salteie os espinafres com a manteiga, tempere com sal e pimenta. Pique-os e misture com duas colheres de sopa de pão ralado. 

Unte um pirex e faça camadas alternadas de béchamel e queijo, placas de lasanha, molho de carne e espinafres. A última camada deve ser de béchamel e queijo. Leve ao forno, a 180 graus, por 20 minutos e sirva de imediato.
 

Frango no forno tostado com manjericão

frango

Ingredientes
1 frango
1 molho de manjericão fresco
6 c. de sopa de azeite
1 limão - sumo e raspa
Sal q.b.
Pimenta preta q.b.
4 cebolas roxas
1 dente de alho


Modo de preparação
Pré-aqueça o forno a 190 graus. Coloque o frango num tabuleiro, levante a pele do peito da ave e introduza seis a sete folhas de manjericão. Coloque o restante manjericão no liquidificador com o azeite e o sumo de limão, tempere com sal e pimenta e bata até ficar espumoso. Pincele o frango com metade desta mistura e leve ao forno durante 40 minutos.

Descasque as cebolas e retire a parte da raiz para lhes dar uma base achatada. Faça quatro cortes em forma de cruz até meio da cebola, para que estas se abram ligeiramente. Salpique-as com uma mistura de raspa de limão e alho esmagado. Junte as cebolas ao frango no tabuleiro e pincele bem com a restante mistura do azeite com o manjericão. Cozinhe durante mais 40 minutos. Tape e deixe o frango descansar durante 10 minutos antes de trinchar.
 

Pescada no forno com pimentos

pescada

Ingredientes
1 cebola grande
4 c. de sopa de azeite
2 pimentos vermelhos grandes
1 malagueta
1 c. sopa de farinha de trigo 
8 dl leite
1 c. de sopa de molho inglês
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Margarina q.b.
2 batatas cozidas grandes
2 ovos cozidos
300 g dourada cozinhada e limpa
Pão ralado q.b.
Queijo ralado q.b.
Azeitonas q.b.


Modo de preparação
Cozinhe, em lume brando, a cebola picada com o azeite. Adicione os pimentos e a malagueta cortados às tiras. Refogue, mexendo, polvilhe com a farinha e refogue de novo até começar a secar. Regue, aos poucos, com o leite e junte o molho inglês. Cozinhe, sem parar de mexer, até ferver. Junte mais leite, se necessário.

Retifique o sal e deite a pimenta. Unte um pirex e faça camadas alternadas de molho de pimento, rodelas de batata e ovo e o peixe às lascas. A última camada deve ser molho. Polvilhe com pão e queijo ralados e leve ao forno pré-aquecido, cerca de 25 minutos. Sirva com azeitonas.
Veja também: