AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

11 dicas de roupa de trabalho para homem

Tem dúvidas acerca do que é considerado roupa de trabalho para homem? Quer inovar, mas não sabe o que é permitido e proibido? Nós ajudamos a esclarecer.

11 dicas de roupa de trabalho para homem
As peças chave e o que não deve vestir

É certo que algumas peças de roupa, por muito que sejam as suas favoritas, não são consideradas roupa de trabalho para homem e, por isso mesmo, não são adequadas para levar para o seu emprego. Claro que existem trabalhos mais formais do que outros, sendo que algumas empresas começam já a incluir o “casual day”, para que os colaboradores possam vestir de forma mais informal.

Já outras empresas, mais ligadas às artes e programação, não têm qualquer tipo de regras. Nesse tipo de organizações, impera a lei do bom senso, mas muito do que normalmente não é permitido e considerado a evitar, é perfeitamente normal e aceitável.


Roupa de trabalho para homem: quais as peças chave?

Estas são as peças que não devem faltar no seu guarda-roupa:



1. Camisa branca

Esta é a peça principal, no que toca a roupa de trabalho para o sexo masculino. Opte por uma camisa de boa qualidade, de preferência de algodão e elastano. Procure camisas simples e sem detalhes, para garantir maior versabilidade. Utilize esta peça com jeans, fato ou até mesmo com calças mais clássicas ou chinos.



2. Jeans escuros

jeans

Uns jeans azul escuro funcionam de várias formas, tanto para uma situação mais informal, como para uma mais formal. Pode combinar com uma camisa por dentro ou por fora das calças. Aposte em cortes retos, com uma cinta média, pois isso garante-lhe uma peça intemporal.



3. Camisola com decote em V

Camisolas de lã ou em caxemira, com decote em V, são boas escolhas para combinar com camisa, servindo mesmo como alternativa ao casaco, nos dias mais quentes. É uma peça elegante, que servirá tanto para situações formais como para situações informais.



4. Calças clássicas

As calças clássicas são um elemento essencial que não deve faltar no seu guarda-roupa. Opte por cores discretas e versáteis, como preto, cinza ou castanho. Conjugue esta peça com um blazer, para conseguir um look formal que substitua o fato, mas tenha cuidado com o comprimento das mesmas, não devem ficar nem demasiado curtas, nem demasiado compridas.



5. Blazer

O blazer é uma peça essencial nesta listagem de roupa de trabalho para homem, pois irá ajudá-lo a conseguir um ar formal sem recorrer ao fato. Aposte em blazers simples, sóbrios e apenas de uma cor.



6. Fato

fato

Opte por um fato cinza ou azul, pois são as cores mais versáteis e discretas. Lembre-se que, quanto mais simples for o fato, mais sobriedade irá apresentar. Evite fatos com detalhes que fiquem na memória, pois não quer que as pessoas achem que anda sempre com o mesmo! Esta peça pode ser utilizada, não só para entrevistas de trabalho ou em trabalho, mas também para ocasiões festivas como, por exemplo, casamentos.



7. Polos básicos

Os polos são uma peça intemporal. Opte por polos em cores básicas, como preto ou azul, mas aposte também em polos de cores que o favoreçam. Combine-os com uns jeans para um look mais casual ou com umas calças mais clássicas ou chinos, para um look mais formal.



8. Calças ou chinos

chinos

Procure chinos de cor neutra. Este tipo de calça, conjugada com um blazer, dá um ar formal, sem recorrer ao fato. Aposte em cores como o bege, camel, castanho e azul.



9. Sapatos clássicos

Opte por uns sapatos clássicos confortáveis e práticos, pois irá utilizá-los em inúmeras ocasiões.



10. Ténis básicos

Para situações menos formais, opte por uns ténis de pele. Isso fará com que consiga um estilo casual, mas elegante. Escolha uns pretos se preferir um look mais discreto, azuis ou camel para variar.



11. Gabardine

A gabardine é um elemento essencial no que toca a roupa de trabalho para homem. Pode ser utilizada tanto por cima de um fato como com jeans e ténis.



Roupa de trabalho para homem: o que não deve vestir

Da mesma forma que a camisa branca é peça chave em qualquer guarda-roupa de trabalho para homem, existem também algumas peças expressamente proibidas, nomeadamente:



Camisolas/t-shirts de equipas desportivas

Esta peça de vestuário ate pode servir para andar por casa, mas definitivamente que não deve levar para o trabalho;



Camisolas/t-shirts de bandas

Guarde as suas t-shirts de bandas para utilizar no ginásio. Não atribuem um ar nada profissional, pelo contrário, dão-lhe ar de adolescente. Se já não o é, tenha noção que não as deve levar para o trabalho!



Camisas estampadas

Camisas às flores ou com estampados muito visuais são peças a evitar! Procure sempre peças simples e intemporais.



Ténis desportivos

Ténis de desporto para trabalho? Só se trabalhar num ginásio ou for professor de educação física.



Calças brancas

É preciso justificar este item? Deixe as calças e calções brancos para as festas de verão.

Evite ainda roupa pequena ou demasiado justa, bem como roupa com manchas, rasgões e buracos.

Veja também: