Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

O segredo da longevidade pode estar nas anchovas

O segredo da longevidade dos habitantes de Acciaroli pode muito bem estar nas anchovas e no alecrim: surpreenda-se com este estudo.

O segredo da longevidade pode estar nas anchovas
Mediterrâneo, bons genes e anchovas

O segredo da longevidade parece ter sido encontrado em Acciaroli, uma pequena localidade em Itália, próxima do Mediterrâneo. Nesta pequena aldeia com cerca de 600 habitantes, a população não é particularmente dada ao exercício físico, tem até excesso de peso, muitos fumam, mas, surpreendentemente, um terço das pessoas tem mais de 100 anos - 20% desses têm até mais de 110 anos!


O segredo da longevidade dos habitantes de Acciaroli


Um estudo que está a ser realizado por Alan Maisel, cardiologista da Universidade da Califórnia, revela que a longevidade detetada numa percentagem considerável da população desta aldeia está relacionada com uma mistura entre bons genes e uma dieta adequada. Já todos conhecemos os benefícios da dieta mediterrânica, mas a destes habitantes tem algumas características que a podem tornar diferente e bastante benéfica.


A dieta

Durante a análise da dieta destas pessoas, foi possível concluir que a maior parte das refeições têm dois ingredientes constantes: o alecrim e as anchovas. Estes dois elementos aparecem em quase todos os pratos consumidos pela população desta localidade. Segundo estudos recentes, descobriu-se que o alecrim, por exemplo, está associado à prevenção de disfunções cognitivas e ao combate ao envelhecimento.


Estilo de Vida

Este grupo específico de italianos vive numa zona remota e montanhosa perto da costa do mar Mediterrâneo, por isso são obrigados a fazer grandes caminhadas para se deslocarem a outros locais. Além disso, caracterizam-se também por relaxarem e descansarem bem à noite.


O estudo

Este projeto está a ser conduzido por uma equipa de investigadores que analisará todos os aspetos da rotina diária desta população, recorrendo a análises ao sangue, à monitorização do exercício que praticam e a questionários. Terá a duração de 6 meses e contribuirá para um conhecimento mais aprofundado das condições para um envelhecimento saudável, isto é, do segredo da longevidade.

Se gosta destes dois ingredientes, passe a incorporá-los nos seus pratos do dia a dia. Caso não saiba como cozinhar as anchovas pode sempre ver estas sugestões de receitas. Pode também enriquecer os aromas e sabores de um assado, de uma salada, ou de outros pratos com estas sugestões de alecrim na culinária.

Veja também: